Filhos do Paraíso (1997). Lições para toda vida!

Um filme que deveria ser passado nos colégios. Onde adolescentes estão sempre exigindo de si, e também dos colegas, a troca constante por calçados, roupas, acessórios caros, de marcas da moda. Chegando muita das vezes a discriminar a quem não segue esses modismo. Pois há quem não os siga. Quer seja por não terem dinheiro, ou por não ver nenhuma graça nisso.

Também deveria ser vistos por crianças. Para perceberem quais são os verdadeiros valores. Principalmente, numa cena com torrões de açúcar. Onde a menininha levando chá para o pai, ele lhe pede que lhe traga o açucareiro. Causando espanto a ela, pois ele estava quebrando um bloco de açúcar em pequenos torrões. Mesmo com toda a dureza, com dívidas acumuladas, aquele pai passou a filha uma lição linda. De que aquilo fora confiado a ele. Que não pertencia a eles. Lindo! Alguns políticos também poderia ver essa parte, pelo menos.

children-of-heavenO filme traz um curto período na vida de dois irmãos: Ali, o mais velho com 9 anos de idade, e a Zahra, a irmã do meio. E um único par de calçado.

Um pouco de sua família: O pai tem como emprego, servir chá numa Mesquita. A mãe, lava tapetes para fora. O dinheiro mal dá para por as contas em dia. Até o pequeno cômodo onde moram, o aluguel está em atraso.

Ali, por conta da mãe está adoentada, se ver forçado a não ir brincar mais, pois precisa ajudar em casa. E parece que é um bom jogador, pois é bastante assediado por um coleguinha. Numa outra cena, vai vivenciar um pouquinho de quase um outro mundo. Num bairro das lindas mansões. Onde conhecerá um menininho que por ter dinheiro demais, não tem com quem brincar. A cena com o elefantinho de pelúcia, fiquei com lágrimas nos olhos.

Ali na volta para casa, onde tinha levado o único sapatinho de Zahra para um conserto, o perde. Ao contar a irmã começa todo o drama. A cumplicidade desses dois é de, hora nos fazer sorrir, hora, nos levar a ficar em lágrimas. Por não contar aos pais o que houve, a cena onde Zahra quer saber como irá na escola no dia seguinte… De tão simples, chegar a ser sensacional! E nosso sorriso brota. Ela nos conquista de vez. Olhem que essa é só o comecinho. Zahra ainda nos levará a outros encantos mais.

A solução encontrada… nos leva a uma torcida silenciosa por eles… é desgastante para eles. São crianças, e já tendo o peso de não endividar mais os pais. Zahra, mesmo assim, não conta aos pais. Por amor, também ao irmão. Ali, por sua vez, mais do que o medo de uma surra, sente que perderia de vez de receber do pai um carinho. Mais até, ele queria que o pai sentisse orgulho dele. A cena onde o pai finalmente sente orgulho, sente respeito por ele, é linda!

ali-e-zahraZahra até consegue achar os seus sapatinhos. Ela e Ali vão até lá buscar. Mas… Uau! Esses dois são demais!! E tem uma posterior, dela com a nova e então ex-dona dos sapatinhos cor de rosa… Bem, ao mesmo tempo que sentimos um nó na garganta, somos levado a sorrir com Zahra.

Eis que surge uma chance de conseguirem um outro calçado. Por uma Corrida com meninos de vários colégios. Cujo prêmio para o 3º lugar é um par de tênis. Ali então promete a Zahra que irá conseguir esse prêmio e o dará ela. A corrida é emocionante! Mas…

Será difícil reter as lágrimas no final. Uau! Que final! Bravo, Ali e Zahra! Amei os dois! Que belíssima lição de vida ambos nos brindaram! Parabéns também ao Diretor! Mais um a mostrar que uma bela história não precisa de ter grandes efeitos especiais. A primeira cena já nos deixa uma bela mensagem. Um filme inesquecível! De ver e rever!

Por: Valéria Miguez (LELLA).

Filhos do Paraíso (Children of Heaven / Bacheha-Ye Aseman). 1997. Irã. Direção e Roteiro: Majid Majidi. Com: Mohammad Amir Naji (Pai de Ali), Amir Farrokh Hashemian (Ali), Bahare Seddiqi (Zahra), Nafise Jafar-Mohammadi (Roya), Fereshte Sarabandi (Mãe de Ali), Dariush Mokhtari (Professor de Ali). Gênero: Comédia, Drama. Duração: 89 minutos.

About these ads

26 comentários em “Filhos do Paraíso (1997). Lições para toda vida!

  1. Olá Lella, tudo bem?
    gostei muito do seu blogue, não é para menos, também sou cinéfilo. Assisti ao filme, Filhos do Paraíso, duas vezes ou mais, é incrível quanta diferença em relação ao cinema hollywoodiano (não sou contra), mas é sutil, poético e simples; com pouco eles criam um filme que fica na minha história.
    um grande abraço.
    já add seu link lá no meu blogue, sempre dou uma dica de filmes… faça uma visita qq hora dessas.

    • Amei esse filme,faz tempo que tinha assistido e hoje resolvi dá uma procurada por ele,gostaria muito de assistir novamente .gostaria de saber como adquiri p baixar. obrigada

  2. Oi Bruno!

    Grata, também por linkar o Blog! Gostei do seu também!

    E esse filme é mágico! Ele nos fala ao coração!

    Bruno, se quiser também participar da montagem desse Acervo, por nós que que gostamos de filmes, é só dizer por um comentário, que eu envio o bat-canal ;)

    Logo mais deixarei um comentário no ‘Favela Café’.

    Beijo grande,

  3. Bruno,

    vê se o filme que queira trazer para cá, se ainda não foi comentado. No canto à direita, no alto, tem um busca do acervo. Caso não tenha o filme por aqui, se deixar o ‘sim’ por aqui, pelo seu email que me enviam com o aviso da sua postagem, eu te dou um retorno por lá. Com o bat-canal para você me enviar seu texto.
    :) Na torcida por um sim!

    Beijo grande,

  4. oi Lella,
    desculpa não ter mandado a resenha que prometi … é porque o filme é este aqui e vi que você já escreveu sobre … que peninha.

    Mas tem problema não … vou pensar em outro, assim que conseguir voltar a ir ao cinema. A vida anda hard.

    um beijo :-)

  5. Leila,

    Sou professora e adorei o filme, gostaria de passar na sala de aula para meus alunos, gostaria de saber se tem como copiar no formato mpeg?

    Obrigada,

    Selma

  6. um belo filme com uma bela historia desbancando varios filmes holliwoodianos(deve Ser assim que se escreve) assistir na escola nao so eu mas como todos os meus amigos de escola nao gostaram adoraram o filme e impossivel nao se emocionar com a historia
    beijos Carlos

  7. Querida Lella: o enredo do filme FILHOS DO PARAÍSO, sobre isso já vi uma parte do filme, são dois dvd´s se não me engano, mas me parece que o nome do filme é Sapatinho Cor de Rosa, não? Por favor, me esclareça. Mesmo assim, onde encontrar essa fita, que já procurei por toda parte! Grata, Conceição.

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s