Albergue Espanhol

laubergeespagnole1

Albergue Espanhol – L’Auberge Espagnole

Direção: Cédric Klapisch

Gênero: Comédia

França – Espanha – 2002

Se fosse para ao invés de dizer uma nota, dizer um adjetivo, certamente seria: Carismático.

O filme é carismático do início ao fim. Os personagens, até os que fizeram papéis de chatos, nerds, são carismáticos e interessantes. Dá pra se ver no filme, rir, se indagar com ele.

Gosto desse tipo de comédia onde não é apelativa pro riso mongolóide. A comédia que se trata é daquela que você pensa: “já aconteceu comigo” rsrsrs ou ainda, “pode acontecer comigo” porque faz parte da vida situações inusitadas, momentos e lembranças gostosas.

Trata-se de um jovem (Xavier), estudante de Economia, 25 anos, francês, que viaja num programa de intercâmbio para Espanha por um período determinado de um ano.  Deixa em Paris sua mãe e namorada. Chega na Espanha (Madrid) sabendo pouco de espanhol, com uma hospedagem que não era bem a que ele queria… tratou de sair de lá. Como conheceu um casal francês no aeroporto, hospedou-se na casa deles enquanto procurava um canto pra se instalar.

auberge_espagnol_02

Quando encontra o que chamamos aqui de República de/para  Estudantes, me fez lembrar do início e das entrevistas de Cova Rasa rsrsrs. Entrevistas com perguntas hilárias… rsrsrs.

Mesmo com as diferenças de cada cultura, ali eles formam uma unidade e uma amizade, uma espécie de família – a que se escolhe. E o apartamento passa a ser cenário de situações hilariantes e cômicas, que mostra pra quem vê que diferenças, chatices, organizações, desorganizações tem em todos os lugares.

Outro ponto interessante é o fator mulher para Xavier rsrsrs. Ele é cercado por mulheres com personalidades diversas e que no conjunto, é divertido ver um homem descobrindo que não tem como entendê-las rsrsrs. Tem a sua mãe, a sua namorada, a sua colega de quarto que é lésbica e professora sexual dele rsrsrs, a sua amante…

Ele chora quando vai embora da França e chora quando volta pra ela… a vida é assim mesmo, cheio de partidas e chegadas, de novidades, de unidades, de escolhas…

Também me lembro ao longe do filme A Praia, quando eles estavam no melhor daquele mundo paralelo, obviamente.

Muito legal o filme, divertido e cheio de pontos para se pensar no só-depois, afinal, ser estudante da vida não é fácil, que as aulas sejam, portanto, ao menos divertidas, né? rsrsrs

Por: Deusa Circe.

About these ads

3 comentários em “Albergue Espanhol

  1. Eu adorei esse filme! E a cena das entrevistas, também me fizeram lembrar de ‘Cova Rasa’.

    ‘Albergue Espanhol’, é daqueles que entram na lista de que vale a pena ver e rever.

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s