Lição de Amor (Scusa Ma Ti Chiamo Amore. 2008)

scusa-ma-ti-chiamo-amore_posterEu quis ver o que Cinema Italiano atualmente tem feito de Comédia Romântica. Assim, assisti ‘Lição de Amor‘ (Scusa Ma Ti Chiamo Amore). Todos os ingredientes estão lá. Mas o que dá para extrair, é no porque manter uma relação se não há mais amor. Por comodismo? E ficar na dúvida, a ponto de colocar detetive… Se não tem como discutir a relação… O ideal é terminar de vez. Por outro lado, os outros romances não devem servir de espelho.

Apesar de previsível, e bem banal a história. Creio que fui até o final porque gosto muito da sonoridade na língua italiana. Assim como das músicas de lá. São deliciosamente românticas.

Em todo caso, pode ser que alguém goste. Assim, um pouco da história:

Um quase quarentão, Alex (Raoul Bova), bem de vida, se divide entre o estresse da sua rotina de trabalho, e curtir os momentos livres com a namorada e os amigos. Até que sua namorada vai embora. Talvez, por faltar lenha para o romance deles. Deveria ser uma mesmice… Um dia, sua rotina muda radicalmente. Quando a moto de uma jovem bate no seu carro num cruzamento. Até por ter consciência de que se distraíra momentos antes, aceita servir de motorista dela até a moto ser consertada.

Ela é Nikki (Michela Quattrociocche), tem 17 anos. Está terminando o colegial. O último ano onde seu pequeno grupo de amigas estudarão juntas. Com isso, elas levam uma rotina agitada. Nikki invade a vida de Alex de maneira tempestiva, e direta. O que o assusta e o seduz também. Assim, serão 20 anos de diferença que terão que se ajustar. E, pensar no futuro, ou viver o presente?

O filme é para aquele momento que não tiver nada para ver. Mesmo assim, melhor pegar um Clássico para rever.

p.s: Pelo comentado no filme, lá na Itália, menor de idade é até 16 anos. Assim, ele não infringiu nenhuma lei ao transar com uma jovem de 17 anos de idade.

Por: Valéria Miguez (LELLA).

Lição de Amor (Scusa Ma Ti Chiamo Amore). 2008. Itália. Direção: Federico Moccia. +Elenco. Gênero: Romance. Duração: 82 minutos.

About these ads

84 comentários em “Lição de Amor (Scusa Ma Ti Chiamo Amore. 2008)

  1. TrackList- Scusa ma ti chiamo amore (2008):

    01. Scusa ma ti chiamo amore – Sugarfree
    02. She’s the one – Robbie Williams
    03. Seduto qua – Zeroassoluto
    04. La tua ragazza sempre – Irene Grandi
    05. Quello che mi davi tu – Zeroassoluto
    06. Quanti anni hai – Vasco Rossi
    07. Semplicemente – Zeroassoluto
    08. Tomorrow never – Villeneuve
    09. Danziamo – Io, carlo
    10. La prima notte d’amore – Claudio Guidetti
    11. Una gita al mare – Claudio Guidetti
    12. Alex e niki – Claudio Guidetti
    13. Un giro per roma – Claudio Guidetti
    14. Il faro – Claudio Guidetti
    15. Prima di niki – Claudio Guidetti
    16. Il tema per diletta – Claudio Guidetti

    Curtir

  2. Eu amo o cinema italiano, mas esse filme é péssimo!!!!! Mas mesmo assim valeu porque estou estudando italiano e foi bem fácil de entender. As paisagens e a música são realmente lindas.

    Curtir

  3. Eu vi com a maior expectativa o filme, motivada pelo tema sempre atual, e bela belezura dos personagens principais. Achei chatão e bobinho o começo, depois dá uma pequena melhorada e volta a piorar com tudo novamente, ficando com cara de novelão mexicano. Achei que não iria chegar até o final, aff! Que desilusão, enfim, acho que não é pra minha idade, pois o “qualquer” cinema tem disso!
    Beijo, agora me aguente, arrumou uma freguesa!

    Curtir

  4. Pooxa, pela descrição de históra feita no post até que fiquei afim de assisitr, mas pelo que eu li nos comentários… fiquei em dúvida. Tô curiosa para conhecer a trilha sonora, todo mundo falou dela!!!

    Valeu por você manterem esse blog, muuuuito legal e de qualidade!

    Curtir

  5. Adoreeei o filme, de verdade. É uma comédia romântica. Qual é…! Ninguém começa a ver uma comédia romântica esperando uma história super complexa e dramática. Comédia romântica é assim, para ser leve e divertida. Achei linda aquela cena de sexo deles, poético até, só com flashes e as falas. E sim, dei sorrisinhos bobos no meio do filme dizendo “oooun que lindo”

    Curtir

  6. O filme é perfeito,os atores são maravilhosos,este filme me surpreendeu, pois o tema que ele aborda é meio chato,mais o autor soube dar vida a história,vale a pena assistir!

    Curtir

  7. ossa o cinema italiano é tudooooo
    mas eu tava afim de achar o hiphop q passa do ex namora da niki sabe bem no começo vc sab como é o nome da musik jah tentaei achar mais tah dificil

    Curtir

  8. aff escrevi erra no teclado tah uma benção pra num falar outra coisa
    amo cinema italiano hehe mas eu tava procurando o hip hop q passa bem no começo do filme q o ex da niki canta pra ela sab??? sabe o nome da musik?

    Curtir

    • Gleica, fui olhar se já colocaram no Amazon. Pois normalmente, quando colocam a trilha sonora lá, tem como ouvir um trechinho. Ai fica fácil identificar a música.

      Assim, o jeito é esperar por outra pessoa. E sempre pinta gente trazendo ajuda :)

      Beijos,

      Curtir

  9. esse filme é o mas lindo que já vi em toda a minha vida.
    parece que ele foi baseado na minha história de amor !!!
    ele é incrivélmente liiiiiiiiiiiiiiiiiiiindoooooooooo!!!!! :) ;)
    beijos

    Curtir

  10. o filme um si é mediano, e nem de longe comparei ao mexicano.. O que salvou foi eu ter lido o livro primeiro, que é MIL vezes melhor que o filme. Mas mesmo assim o filme ta bom, pois o livro é muito rico, cheio de detalhes. Quem só viu o filme vai achar chato e pa. Leiam o livro primeiro, sempre!
    1bj e flw.

    Curtir

  11. Ahh.. O livro é bem melhor que o filme. Pra quem quiser ler, fica a dica: Desculpa se te chamo de amor. O filme é bobinho, mas com certeza a trilha sonora é o que salva. Só que a historia no livro é beeeeeem melhor.. totalmente diferente

    Curtir

  12. Descobri este filme este fim de semana e apaixonei-me. É verdade, não sei dizer exactamente o que tem de tão especial, mas é lindo, já vi 3 vezes e deixa-me sempre com um sorrisinho parvo na cara. Adorei a cena de sexo deles, muito poética. Adorei a cena em que o Alex fotografa a Nikki enquanto dorme. Aquela musica é perfeita para aquele momento. O amor e o carinho que ele demonstra para com ela. É lindo!!!!

    Curtir

  13. Minha opiniao: primeiro, aquele alex è o tipico italiano! lindo, charmoso, sedutor, irresistivel! e as meninas, todas umas graças! dà vontade de ter 17 anos novamente! segundo, assim que alex e nikki se conhecem, dà vontade de “bater” naquela garota! ela so traz confusão pra vida dele, mas, depois de alguns minutos de filme, descobrimos que era exatamente isso o que ele precisava… bem bacana o filme, dou nota 8!

    Curtir

  14. Eu achei o filme muito chato no começo, mas depois eu comecei a gostar, e por fim amei o filme, com excessão do começo… rsrsrs

    E sem contar que a trilha sonora do filme é linda, vou escutar todas e depois baixar! Obrigada por divulgarem aqui. :D

    Beeeeeeeeeijos!
    :*

    Curtir

  15. Assisti esse filme em casa em um canal do via embratel. Amei o filme, achei bem atual e aborda um desenvolvimento bem interessante que, conseqüentemente, chega a ser um dos problemas amorosos de muitas garotas de ’17′ anos, a idade. Adorei o ator, até eu me apaixonaria por um assim! E ela é bem bonita também! rs
    Chega uma hora que ela parece muito bobinha, mas no decorrer do filme ela vai crescendo e ele, por um momento, é que fica com essa impressão. É bem real.

    Curtir

  16. Que filme ein!!!! gostei muito mesmo pelo fato se der romance( pois não sou muito chegado nesses tipos d filmes) mas ele conseguiu me atrair como ” ele não está tão afim de você ” ( recomendo esse filme muito dahora ri muito e tbm chorei no final ¬¬”) voltando ao assunto, meu akelas cenas de amor(sexo) são muito boas, principalmente a da diletta ( achu que era esse nome) tipo não pelo fato do ato mas sim pelo sentimento que eles fizeram as cenas,e tbm os lugares que eles filmaram, nossa principalmente no final akele farol meu daria tudo para um dia eu ir em um farol com a minha namorada e ficar do mesmo jeito q eles ficaram la muito dahora… parabéns pelo filme ele é ótimo, bom agora vou tentar comprar o livro, ah se alguem tiver alguma novidade pela continuação se ela vai passar no brasil por fazor me avizem por favor !!!!

    Curtir

  17. O filme não é lá essas coisas. Eu li o livro umas três vezes e adorei. É decepcionante quando nós achamos que o filme vai ser tão bom quanto o livro e é uma porcaria que nem esse. Estou procurando a continuação: Scusa ma ti voglio sposare (Desculpa, mas eu quero casar) e não encontro. Acho que deve ser tão ruim que nem lançou por aqui… Puxa vida!

    Curtir

  18. Meus caros amigos,

    vejo que nenhum de vocês conhece Moccia,

    Primeiro que é uma raridade encontrar um filme com a assinatura dele aqui no Brasil,

    Segundo é uma grande ilusão pensar que algum dia algém conseguirá fazer um filme fiel ao livro, até porque o filme só é feito com autorização do autor e é ele quem decide oque entra e oque não entra e o livro é lido de modo de ferente para cada pessoa e

    Terceiro e mais importante vocês não sabem nada de cultura italiana para fazer uma crítica de um filme o qual só tem sintido se visto em sua lingua original, sem traduções mediocres.

    É preciso uma visão de fora do mundo alienado do mundo em que vocês parecem viver para ver a essencia do filme, para provar qual a pergunta que fica no final do filme?

    Curtir

  19. Amo o filme. Meu namorado é Italiano.
    aa saga é incrivel espero que continue..
    o Scusa ma ti voglio sposare
    tem uma trilha Otima.
    meu namorado adora.
    O Frederico realmente sabe fazer filme..
    Beijos

    Curtir

  20. eu li o livro do filme e ADOOREEEI agora gostaria de ver o filme mas não acho em lugar algum, nenhuma locadora, internet, nada como posso vê-lo?! me ajude!

    Curtir

  21. È O FILME MAIS LINDO QUE JÁ VI NA MINHA VIDA!!!!!!!!!!!!

    Estou apaixonada pelo filme.
    E gente eu descordo das criticas feitas, o filme é show de bola. Bom o suficiente se foi tirado de um livro. Muito melhor q lua nova que não tinha nada……………
    Esperando pra ver eclipse(-:

    Curtir

  22. Acabei de ver o filme…adorei…sou uma boba romântica, fazer o que?! Rsrs…não sabia que tinha um livro…vou ler assim que achar o mesmo!
    Ah vi sobre um segundo filme…se alguem souber onde/como eu possa assisti o mesmo, por favor envie um email para inespereiracs@hotmail.com
    Desde já agradeço!

    Curtir

  23. Olá,

    Adoro esse filme….

    Algumas músicas que não estão listadas são: Più bella cosa, Love is a losing game, Scusa Ma

    As frases apresentadas no filme são lindas! Amei!

    Abrs…
    Sice

    Curtir

  24. Concerteza . . . a melhor comédia romantica dos ultimos 10 anos (:
    Esse filme tem a essência das Comédias Romanticas, e pra ajudar o “sotaque” Italiano é lindo (:
    Michela Quattrociocche perfeita.

    Curtir

  25. Eu consegui comprar os livros mês passado no site da livraria folha.com mas os Dvds do filme num consigo achar para comprar… =\
    se alguem souber me avise, por favor..
    Bom filme a tdos!!!

    Curtir

  26. gente eu vi esse filme uma vez na tv, mas ñ tinha assistido ele do inicio mas msms asssim me apx pelo filme dai procurei p/ baixar ele e so encontrava italiano gostaria que alguem me enviasse ele dublado p/ mime o novo que eu ñ sabia que tinha ansiedade p/ ver agora gente raol bova é tudo…..
    favor me envie msm .. bj

    Curtir

  27. Alguém sabe dizer quel a música que as 3 meninas cantam no hospital para a amiguinha que foi atrpelada? Adorei o filme e queria saber em especial o nome dessa musica cantada por elas no filme….beijosssss

    Curtir

  28. aaah eu adoorei esse filme , não sei se é porque eu ainda sou jovem e gosto dessas coisas românticas. Eu ouvi falar do livro e vou lê-lo, mas decidir assisti o filme primeiro ,pois tava muito doida pra assistir !!!

    O segundo filme Scusa ma ti voglio sposare tbm é muito bom , mas eu prefiro o primeiro, achei a história mais bem feita.

    Em resposta a pergunta da Debora :
    A música que as meninas cantam no hospital é Più Bella Cosa -Eros Ramazzotti .

    Bjss

    Curtir

  29. Só não digo que lamento os 82 minutos perdidos com este filme pois a trilha sonora é bem legal e olhar para o ator Raoul Bova compensa qualquer coisa. No resto tenho a impressão que a personagem Niki ficou forçada, que a diferença de universos deles é tão grande que é muito improvável um romance, o que tira toda a credibilidade do filme, mas é ficção, né? então tá.

    Curtir

  30. Oi Gente, eu assisti o filme e amei. Federico Moccia tem um jeito sutil de escrever suas obras, e a história que se passa no filme também é sútil. A principio talvez foquemos a atenção apenas no casal principal Alex e Nikki, mas a história conta a história de 8 pessoas, Nikki e suas 3 amigas e Alex e seus 3 amigos. A história tem dois prismas diferentes, o amor pelo olhar adolescente, onde tudo é simples e possível e pelo ângulo maduro onde tudo é mais complicado e impossível. O filme é uma lição de amor, porque mostra que o amor não é uma ciência exata, mostra que há superação depois da separação, mostra a descoberta do 1° amor de uma menina, mostra um casamento por comodidade; onde o homem trai, mas que é mais cômodo ficar com a mulher, mostra que o amor pode simplesmente acontecer. Talvez muitos de vocês não tenham gostado, porque não é um filme de muitas emoções, mas a vida real é assim. Bem essa é minha opnião

    Curtir

    • Oi Sam!

      Gostei muito do seu enfoque! Parabéns!

      Como também gostei muito da sua redação! Limpa! Dai, se gosta de escrever sobre filmes, e querendo fazer parte desse blog, deixe um sinal por aqui, que trocaremos os detalhes por email.

      Até,

      Curtir

  31. Deveria ter lido o livro em Março mas… acabei só terminando de ler agora. Ontem assisti ao filme e a trilha sonora é sensacional!
    Concordo com quem disse que a atriz ficou um tanto forçada, mas pra quem leu o livro, ficou bem claro que a personagem realmente é tão espevitada que beira o infantil em muitos momentos. Então, transpor isso para o video não tinha como ficar muito bacana.
    O lado mais legal é o do Alex porque ele simplesmente é forçado a se jogar depois do pé-na-bunda que toma da Elena (muito safada, por sinal! rs)…

    Enfim, adoro romances, adoro filmes lágrima com açucar como eu costumo chamar e vou visitar a Itália assim que tiver uma oportunidade!! hehehehe

    Curtir

  32. Oi, gosto muito desse filme por causa de sua trilha sonora e tbm pq me faz lembrar do livro maravilhoso de Federicco!
    Porém não consigo achar o filme pra comprar em ABSOLUTAMENTE nenhum lugaaar!!!
    se alguem souber por favor me da um toque, pq estou louca pra ter ele na minha estante de filmes!

    caroliines2@yahoo.com.br

    Curtir

  33. Nossa amei tanto o ” Scusa ma ti chiamo amore”, como o “Scusa ma ti voglio sposare”…o primeiro vi no cinema na Italia no dia da estréia, e o segundo acabei de baixei na net …amei muito todos os dois !!!

    Afinal quando existe amor, nao importa a idade, nem os mundo diferentes…o Amor supera tudo isso…

    Curtir

  34. Comprei o livro no início do ano passado, mas não acabei deixando guardado, sem ler, por achar que a história seria bobinha, e eu tinha outras coisas para fazer ao invés de lê-lo. Peguei ele semana retrasada e resolvi dar uma chance. Nossa, me apaixonei pela história. Tem muito da ingenuidade das histórias românticas, mas também tem muitos questionamentos sobre as relações de casamente e amor. O filme, que vi depois do livro, a princípio não estava gostando, mas depois me rendi ao charme do Raoul Bova. Nossa, que homem, e ele é um Alex perfeito! A atriz que eu achei que deixou a desejar. Li o segundo livro e vi o filme tbm. É uma pena que eu não tenha achado para baixar, e nem com legenda em português. Tive que assistir no youtube em italiano sem legenda mesmo, e ir adivinhando as falas de acordo com os que eu tinha lido no livro. Queria muito achar pra comprar, nem que fosse com legenda em inglês mesmo – já ajudava.

    Curtir

  35. Eu amoooooo loucamente esse filme…aluguei por acaso, e assisti sem grandes pretensões…e me apaixonei! Acabei de ver o finalzinho em um canal da tv a cabo, mas estava dublado…ai, não vale! amo a trilha…e quero ler o livro! Sei que teve quem postou o contrario e respeito total…pra mim, ele é ingênuo e doce…encantador e verdadeiro…como o romance, como o amor! to tentando baixar a musica final, She´s the one…que é linda!
    Nossa, o ator…que homem é aquele…lindo…uau!
    Mas foco..rsrs…voltando ao filme: eu recomendo pra quem perdeu a ilusão nas coisas…de forma geral…pra reavivar a esperança, o valor das coisas simples! Pq o filme é isso: uma história simples, mas essencial!
    As frases recitadas ao longo da história são traduções curtas dos sentimentos, adoraveis e que promovem um encantamento maior ao todo…
    Pra quem ainda não viu e ficou balançado com comentários recomendando e não recomendando, acho que vale pra compartilhar a impressão…e recomendar outros filmes italianos.
    Também queria comprar o filme…se alguém souber onde encontrar!
    Obrigada pelo espaço e respeito às divesas opiniões! :)

    Curtir

  36. O filme na verdade e ótimo, e se repararmos bem ele não fala apenas de amor.
    Fala de amizades e de confiança. A maior prova de amizade do filme e quando a Dilleta fica em coma no hospital e a Nikki e as suas amigas ficam o tempo todo ao lado dela, ouvindo musicas, lendo para ela e estudando com ela. Mostra que uma amizade verdadeira e algo muito raro hoje em dia. e nos fala sobre confiança, quando mostra que o o amigo do alex mesmo tendo colocado um detetive atrás da esposa ainda desconfiava dela

    Curtir

  37. Só posso dizer que comprei o livro por indicação na livraria, me apaixonei pela história (apesar de ser um romancezinho águinha com açúcar), e o filme me deixou tão encantada, como pelo livro. A trilha sonora casou perfeitamente e foi super fiel ao livro! ;)

    Curtir

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s