Anticristo (Antichrist. 2009)

willem-dafoe-and-charlotte-gainsbourg_anticristoVi na semana passada e fiquei pensando: qual é o critério usado pra se classificar um filme como de TERROR? Por que aterroriza quem o vê? Se for só isso, eu não classificaria ESTE filme como de terror. Diria que tem DUAS cenas terríveis e foi só. Como psicóloga que lidou com o inconsciente por mais de 20 anos, através de sonhos, mitos, lendas, símbolos, eu o classificaria como DRAMA PSICOLÓGICO.  Ou ser testemunha desse tipo de drama é que aterroriza qualquer um que desconheça seus próprios demônios? A mulher foi a culpada pela morte do filho? Nananinanum: sexo se faz a 2!

Vi este filme como quem vê um processo psicoterapêutico profundo, sem entender muito bem porque levou o nome de Anticristo. Viver o lado sombrio – no caso, 1º como todos, tentando fugir dele, mas depois deixando-o vir à tona – transformou-se numa inabilidade do terapeuta/marido em lidar com o seu próprio lado sombrio. Matar sua contra-partida sexual porque é inábil me pareceu a grande derrota de alguém que se diz terapeuta, mas que não faz a menor idéia do que venha a ser o inconsciente. Mexeu com o que não devia: não ‘salvou’ ninguém nem nada, como costuma ser a proposta dos que se dizem terapeutas sem serem psicólogos do inconsciente, entrando – inevitavelmente – em contato com seu próprio “buraco negro”: se contaminou. E por se contaminar, foi derrotado, não lhe restando outra opção a não ser eliminar sua própria proposta falida.

À parte das cenas ‘surrealistas’, pra mim este filme expressou os nossos próprios ‘monstros’ a serem reconhecidos e não, escamoteados como o filme mostrou: quer se acalmar –> uma boa trepada resolve… O PRAZER, a busca pelo prazer ACIMA de tudo? É a fuga, a eterna fuga de si mesmo. Vai ver que o ‘anticristo’ está nisso…

Este filme me lembra Os Idiotas, não por acaso do mesmo diretor.

Por: Eli@ne L@nger.

About these ads

2 comentários em “Anticristo (Antichrist. 2009)

  1. Entorpecente
    O Filme é bom e escancarado,vai ao fundo do ser… muito bom mas é claro q o filme mete a culpa em alguém… e claro hoje é cristianismo q não mata mais ninguém…kkkk queria ver esses caras fazer algo assim com os maometanos…por melhor q o fime seja só se mete o dedo nas feridas dos leprosos…Isso mepareceu um protesto
    velho e bom, mas muito retardado

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s