Brasil Animado (2011)

Sabe quando você se programa para fazer uma coisa e acaba fazendo outra? Aconteceu comigo ontem. Programei-me para ver um determinado filme, mas a sessão estava esgotada, e para não perder a viagem acabei assistindo a outro ao estilo família no jardim de infância. Acredite se quiser, era um público comportado, e super atento ao entretenimento. É o nacionalíssimo BRASIL ANIMADO, o primeiro em 3D, mas que na verdade é um truque de ilusão do efeito que está na profundidade de campo e na textura dos desenhos, dando a idéia de dimensionalidade dos cenários e personagens, em um colorido vibrante. Um tridimensional light, sem necessidade de se usar os óculos especiais. Saí da sessão entusiasmada com o belíssimo filme que mistura com perfeição animação e imagens reais de nosso país.

O filme foi dirigido por Mariana Caltabiano e conta a história de dois cães: o empresário Stress e o cineasta Relax, que saem da cidade de onde vivem Santa Rita do Passa Quatro, SP, em um carro Gol e vão em busca de um sonho que é encontrar a mais antiga e rara árvore do Brasil com mais de três mil anos, o “Grande Jequitibá Rosa”.

Os amigos fazem um passeio pelo mapa do Brasil, passando por diversos cartões postais, entre eles o Rio de Janeiro e seus belos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, Cristo Redentor, as praias, e depois partem para outras regiões seguindo rumo aos Estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Amazônia, passeiam pela moderna Brasília fazendo um tour com direito a guia turística que vai dando explicações básicas da capital, e por último a cidade de São Paulo e a sua beleza arquitetônica, até que descobrem que o que procuram está nessa capital e, pasmem, na própria cidade natal, Santa Rita…

E tudo isso mesclando imagens reais com a animação tornando-se uma grande aula de História Geral e do Brasil. Só há um porém: esqueceram de mostrar o santuário ecológico, o meu Pantanal, o que me deixou frustrada. Stress e Relax fazem uma parada no Festival de Gramado, e lá encontram o cineasta Fernando Meirelles que pega carona nessa história. O filme ganhou um valor especial por causa dessa mistureba entre animação e imagens reais, exaltando a fauna e a flora nacional exatamente como o público infantil gosta.

Relax e Stress constantemente interagem com a natureza, com os animais e paisagens em geral, contando histórias do folclore e tudo o mais, das comidas, bebidas e das danças típicas; o regionalismo bem marcado pelo sotaques e cultura, capturando flagrantes da vida nativa e de turistas, e muitos outros detalhes enriquecedores.
Os cantores Ed Motta e Simoninha participam da trilha sonora combinando suas canções a diversos ritmos regionais.

Um filme literalmente bem animado. Pegue você também carona nesta viagem, um gol de placa! Depois de tudo resolvido, Relax e Stress partem para nova aventura, mas essa já é outra história.

A propósito, o jequitibá-rosa é a desculpa para esta história acontecer e esta árvore pode ser considerada um dos maiores e mais antigos seres vivos do mundo, com idade estimada em 3000 anos. Por ironia, neste terreno, um dos mais férteis do planeta, planta-se cana de açúcar, e esta árvore apenas não foi cortada antes de ser criado o parque, por ter sido muito difícil arranjar um instrumento para conseguir derrubá-la.

Esta árvore está no Parque Estadual do Vassununga, Santa Rita do Passa quatro, SP. O jequitibá-rosa é chamado por alguns de Patriarca da Floresta, mede 49 metros de altura e tem uma circunferência de 16 metros, ou seja, são necessárias 10 pessoas de mãos dadas para dar a volta em seu tronco.
Quer ver um bom filme brasileiro? Minha dica é Brasil Animado. Sem palavras! Simplesmente uma das animações mais surpreendentes que já vi! Vale muito a pena!
Karenina Rostov
*
Título original: Brasil Animado
Lançamento: 2011 (Brasil)
Direção: Mariana Caltabiano
Atores: Eduardo Jardim, Mariana Caltabiano, Fernando Meirelles, Fabiano Perez.
Duração: 75 min
Gênero: Animação

About these ads

4 comentários em “Brasil Animado (2011)

  1. UAU! Isso sim que é nos motivar a ver o filme!

    Gostei também de saber dessa parte:

    BRASIL ANIMADO, o primeiro em 3D, mas que na verdade é um truque de ilusão do efeito que está na profundidade de campo e na textura dos desenhos, dando a idéia de dimensionalidade dos cenários e personagens, em um colorido vibrante. Um tridimensional light, sem necessidade de se usar os óculos especiais.

    Porque ainda há muitas Salas de Cinema sem um suporte para exibirem filmes em 3D.

    Curtir

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s