Os Infiltrados (The Departed)

Por: Alex Ginatto.

Mais um filme que tive a vontade de rever com aquele olhar mais crítico. Excelente! A começar pela escolha do elenco! Difícil lembrar de um filme com tantos bons atores reunidos: Damon, DiCaprio, Wahlberg, Martin Sheen, Alec Baldwin e…Nicholson! UAU!

Mas só isso não faz um filme ser bom, sabemos disso. Quem é o diretor? Scorsese…Quê?? Sério?? Bom, aí já começa ficar difícil acreditar que o filme não será bom!

Uma trama muito bem armada, não só pelos papéis de infiltrados, mas pela parte psicológica de ambos…”O que estou fazendo com minha vida? É isso mesmo que desejo? Quero continuar com isso?

Concordo com Lella, DiCaprio cresce no filme e se sobressai em relação a Damon, mas acredito que a razão seja muito mais a superioridade, a força do personagem Costigan em relação ao menino Sullivan, aflito desde o momento em que é atraído por Frank (Nicholson) na mercearia do começo do filme. Costigan vem de uma família sofrida, querendo crescer na vida.

Baldwin, Wahlberg e Sheen tiveram papéis que talvez não correspondam à altura dos atores que são, mas executaram com perfeição o que Scorsese planejou para cada um deles. Nos passam aquela impressão de “conheço esse cara” durante o filme todo, como se fosse um “All Star Game” dos filmes, com os melhores no melhor filme! rs

Paro por aqui para não criar spoilers, mas recomendo a quem gosta deste tipo de filme: imperdível. A quem não é muito fã, recomendo que tenha a curiosidade de ver e acho que este filme poderá mudar suas impressões sobre o estilo.

Nota 8.

About these ads

6 comentários em “Os Infiltrados (The Departed)

  1. Oiiiiii pessoal … Td bom ?! …
    Li o que foi escrito mas esse filme é ‘versão’ (desculpem esqueci a palava certa) do filme chinês MOU GAAN DOU (Infernal Affair, Conflitos Internos) …Escrito por Alan Mak e Felix Chong, dirigido por SWai-Keung Lau e Alan Mak com Andy Lau, Tony Leung e Anthony Wong Chau-Sang … Depois foi feita a versão Os infiltrados (The departed) … O original é superrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr … Quando à versão inglesa não assisti mas, se foi mais fiel possível ao original, dever ser bom se bem que versões, na maioria das vezes, não condiz com o original e que nem por isso deixa de ser bom …
    Se puder assistam Conflitos Internos (o original) … Gostaria de saber a opinião também quanto à esse filmaço chinês …
    Tchau … Um abraçãooo …

    • Oi Fátima!

      Então, no primeiro texto sobre esse filme, que por acaso o texto é meu, está inserido esse detalhe: http://cinemaeaminhapraia.com.br/2008/04/11/os-infiltrados-the-departed/

      Normalmente aqui no blog, trazemos mais detalhes da Ficha Técnica na primeira análise. Da segunda em diante, não se faz tão necessário. Mas isso também não é uma regra imposta. Fica a critério de cada autor. Quando muito, eu como administradora, costumo linkar a página do filme lá do IMDb, assim todos terão acesso a ficha completa.

      Se pintar o filme original, verei.

      No mais, grata por participar!

      Saudações cinéfilas,

  2. Acho o filme de Scorsese muito, muito bom, e a versao original eh tbem incrivel! Acho q muitas cenas foram “copiadas” pelo Scorsese, mas mesmo assim, The Departed mereceu todos os elogios da critica, e os Oscars que ganhou( merecia mais um para o DiCaprio)! O que mais gostei do filme de Scorsese foi a profundidade que DiCaprio deu ao personagem- bem superior ao ator Chines, que tbem eh muito bom!

    Um bom example de BOA “adaptacao” hollydiana, a qual eh tao perfeita quanto a original!

    • Rogério, numa refilmagem, creio que o Diretor tem a tal de liberdade poética até para ambientar a estória num novo contexto. Nos States, a máfia italiana tem mais tempo, e História. O original deve citar a Yakusa. E não daria a mesma malha de corrupção em terras americanas como a italiana.

      Como o filme “Quatro Irmãos”, uma refilmagem de um antigo Western, ambientado para os dias atuais: http://cinemaeaminhapraia.com.br/2008/06/06/quatro-irmaos-four-brothers/

      Bem, eu não vi o original, mais amei a versão do Scorsese.

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s