4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (4 Luni, 3 Saptamani si 2 zile. 2007)

four-months-three-weeks-and-two-days.jpgAinda numa Romênia comunista, duas estudantes diante de uma decisão: fazer um aborto. Apenas uma delas é que está com essa gravidez indesejada. Cabendo a outra, mais do que a companhia, ser cúmplice nesse ato. Onde entre mentiras e omissões o preço a ser pago será muito maior a essa amiga. E por que? Amizade acima do limite? Sendo isso que a mim chamou mais atenção nesse filme: o valor de uma amizade. Otilia foi amiga a toda prova. Um dia pesado na vida de ambas é o que temos nesse filme.

Ao longo do filme somos levados a sentir todo o seu drama. E em certos momentos – quase sem respirar -, acompanhamos a sua longa jornada noite adentro. Sem julgá-la, apenas querendo entendê-la. Querendo também lhe ser solidária. Aquele preço. O porque de ter aceito… Méritos da jovem atriz: foi grandiosa a sua atuação!

Gabitza é a jovem que precisa fazer o aborto. E por que? Ou por que chegou até aí? Aqui eu convidaria também os homens para assistirem esse filme. Se esse aborda um universo feminino, a concepção é algo que partiu dos dois sexos. Se cabe à mulher o direito de fazer o aborto, é preciso que o homem veja todo o drama que uma transa sem sem pesar as conseqüências acarretará para a mulher. Até porque para o homem após o prazer do gozo pode partir livre para outra transa. Agora, se nessa transa geraram um novo ser, caberá a mulher o peso maior. Sendo assim deveria lhe ser de direito o abortar a gestaçã0. Mas há penas a serem pagas.

O filme traz à mesa de discussões o aborto. Legítimo até pelo fato que atualmente ainda há muitas gravidez precoces. Cada vez mais, mais jovens se engravidam por não se precaverem. Sendo assim manter ou trazer o tema do aborto já merece meus aplausos. Nunca fiz, nem faria um aborto. Não julgo quem o faça; muito menos sem antes saber dos reais motivos. Agora que venham mais filmes levantando esse tema. Ainda mais com um Papa tão reacionário, fechando a questão e ponto final. É um tema que não pode morrer até para que mais e mais pessoas não cheguem a ter esse fato como opção de escolha.

Agora como falei no início o calvário maior foi para a amiga. Que após uma noite tenebrosa, vejam a “preocupação” da Gabitza no final. Caramba!

Aqueles que não gostam de filmes lentos não irão apreciar esse. Mas perderão mais um belo filme. Pois esse traz cenas onde as horas parecem passar lentamente para a Otília, e de cá pelas angústias da Otília fica em nós um querer que passem logo.

Eu gostei desse filme! Nota: 09.

Por: Valéria Miguez (LELLA).

4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (4 luni, 3 saptamani si 2 zile). 2007. Romênia. Direção: Cristian Mungiu. RoteiroCristian Mungiu e Razvan Radulescu.  Com: Anamaria Marinca (Otilia), Laura Vasilu (Gabita). Gênero: Drama. Duração: 113 minutos.

Anúncios

2 comentários em “4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (4 Luni, 3 Saptamani si 2 zile. 2007)

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s