O Último Rei da Escócia (The Last King of Scotland. 2006)

the_last_king_of_scotland1.jpgUau! Forest Whitaker não me decepcionou nesse filme: deu um show de interpretação! Nos mostra um Idi Amin que chega a nos incomodar… Pode até ser que aqueles que não saibam quem foi Idi Amin, venham a nutrir uma simpatia por ele no início do filme. Não a nós que sabemos que ele se encontra numa reduzida lista de Ditadores sanguinários (ou carniceiros) da História Recente da Humanidade. Ficamos nós numa de tentar entender esse início, em querer saber o que se passou na mente desse homem. Não pode ser por apenas um: o poder lhe subiu à cabeça.

Claro que essa visão inicial nos é passada por um jovem (James McAvoy, que fez uma ótima parceria com Whitaker). Alguém que saiu da Escócia também atrás de uma aventura. Isso é visto pela maneira como escolheu para onde ir… Por não ter gostado da primeira opção, direciona o seu destino para abaixo do Equador…

Levava na bagagem: o querer ser médico de fato. Não quis ficar apenas dividindo um Consultório com o pai. Ih! Estaria aqui o deslumbre por tudo aquilo que Idi Amin lhe colocara nas mãos? Pode ser… Mas todo encantamento um dia termina. Se bem que aqui esse jovem avançou demais nesse Trono. Abusou e…

Vamos ao longo do filme num crescente acompanhando a relação desses dois personagens. Essa amizade. A cumplicidade. O respeito. A confiança. Até o declínio desse relacionamento. Desse jogo do poder e de se deixar seduzir por ele.

E se houve um herói nessa história sem a menor dúvida fora o médico destronado para dar o lugar ao jovem aventureiro. O personagem do David Oyelowo.

Deixo aqui um convite aos mais jovens, não apenas por uma aula de História, mas sobretudo para um abrir os olhos… Em não se deixarem enganar, se levar por certos discursos, nem mesmo por certas regalias, certas mordomias, por falsos e podres poderes…

Gostei muito desse filme! Nota: 10.

Por: Valéria Miguez (LELLA).

O Último Rei da Escócia (The Last King of Scotland). 2006. Inglaterra. Direção: Kevin Macdonald. Com: Forest Whitaker, James McAvoy, Gillian Anderson, David Oyelowo, Kerry Washington. Gênero: Ação; Drama; Guerra. Classificação: 16 anos. Duração: 122 minutos. 

Anúncios

2 comentários em “O Último Rei da Escócia (The Last King of Scotland. 2006)

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s