Betty Blue (37°2 Le Matin. 1986)

betty-blueComeço pela duração do filme, que nessa versão em Dvd foi ampliada; sem os cortes do que foi à época para o cinema. E o por que? Porque não irão ver o tempo passar. Nele encontrarão um pouco de: drama, romance, comédia, suspense… pontuando um tórrido e explosivo romance. Entre Betty e Zorg. Que também subverte a vida dos que estão próximo.

…tem gente que chega, faz casa, abre janelas, ameniza dores, e depois, nos prende a alma de um jeito que a gente não vive sem ela.” (Sirlei L Passalongo)

Betty (Béatrice Dale)dos encontros noturnos… numa certa manhã meio que invade a vida, a casa desse… diria, desse pacato cidadão que é o Zorg. De malas, ela praticamente o escolheu para ser o seu eterno amor. Por vezes uma doce menina, noutras uma mulher pronta a viver seu desejo, aos poucos nos dá a certeza de que não será um romance banal. E num de seus acessos de… descontrole… ela descobre algo que Zorg ocultara até então. Que a faz ficar fascinada. Pondo mais fogo nessa paixão.

Zorg (Jean-Hugues Anglade) é um doce de pessoa! Eu me apaixonei por esse personagem. Ele a deixa entrar em seu coração, em sua vida… A princípio como uma novidade. Como quando a recebeu, ainda tímida, meio que pedindo permissão para nela, dela fazer parte… Depois numa entrega de corpo e alma… E faz loucuras por esse amor… acalorado… louco… bandido… por esse amor transgressor, mas que veio para ficar.

Entre cenas longas e curtas de sexo explícito (A que inicia o filme… longa, talvez sim para uns… A mim… Fiquei numa de: “Espere por ela…“. Outra, perto de uma lareira… Uau!!), em vê-los desnudos até em viver essa paixão louca. Entre cenários simples onde a natureza dá o tom… Com uma trilha sonora belíssima… Betty e Zorg nos deixa um convite para revê-los outras vezes mais.

Ah! o final… O final nos leva a pensar. Assistam! Nota: 10.

Curiosidade: O título original do filme “37º2 Le Matin”, traduzido ao pé da letra significa 37,2 graus (centígrados) pela manhã: uma referência à temperatura do corpo e à hora do dia mais propícia para uma mulher engravidar. Betty é uma mulher cujo espírito vive nesse estado febril, nesse período fértil 24 horas por dia”.

Por: Valéria Miguez (LELLA).

Betty Blue (37°2 le matin). França. 1986. Direção e Roteiro: Jean-Jacques Beineix. Com: Jean-Hugues Anglade (Zorg), Béatrice Dalle (Betty), Gérard Darmon (Eddy), Consuelo De Havilland (Lisa), Jacques Mattou (Bob). Gênero: Drama, Romance. Duração: 185 minutos. Classificação: 18 anos.

Anúncios

6 comentários em “Betty Blue (37°2 Le Matin. 1986)

  1. Assisti a Betty Blue numa das mostras de cinema de SP e fiquei fascinada por ele: a trilha, os cenários, os personagens, os atores…
    A vida de Zorg sendo mudada radicalmente por Betty. O amor, a paixão e a loucura.
    Trata-se de um destes filmes que ficam na cabeça da gente, que não dá pra esquecer e do qual vc falará vez ou outra, sempre que o assunto “cinema” vier à tona.
    Depois de tê-lo visto passaram-se muitos anos e comecei a procurá-lo em videolocadoras sem, infelizmente, nunca o ter encontrado.
    Mas este filme ficou em minha lembrança, principalmente pelo seu final, que não vou contar aqui, é claro, pois espero que todos o assistam um dia.
    Corri a uma loja e comprei o vinil, que guardei durante anos, o ouvindo incontáveis vezes, sem que nunca tenha me cansado de fazê-lo.
    Quando tiverem o prazer de assistir Betty Blue, prestem atenção à trilha, por favor.
    Cada segundo deste filme vai valer a pena!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Acho que perdi as contas de quantas noites passei escutando a trilha-sonora do filme, ou mesmo o assistindo. Madrugada, tomando uma cerveja. É uma tristeza compreensível que me invade toda a vez que escuto suas músicas. Compreensível pois todo relacionamento verdadeiro é permeado por esses sentimentos estranhos e profundos!

    É uma obra-prima em todos os sentidos!

    Curtido por 1 pessoa

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s