Elsa e Fred – Um Amor de Paixão (Elsa y Fred. 2005)

elsa_fred.jpg

Fiquei com vontade de reunir aqui um outro filme, o “Ensina-me a Viver“. Pela lição de vida com que as duas personagens nos brindam. Acontece que merecem um texto único até porque ambas, as atrizes, deram um show de interpretação! Sendo assim, a Maude seguirá em outra análise. Aqui, é a hora e vez de Elsa.

E o que temos em “Elsa e Fred – Um Amor de Paixão“? Dizer que é um namoro entre duas pessoas com quase 80 anos de idade seria resumir muito a história. Dizer que um deles tenta motivar o outro que ficou viúvo recentemente, já se aproxima. Mas tem muito mais! Um, inventa doenças. O outro, tenta conciliar a existência de uma com a sede de ainda querer viver até o último momento. Mas ambos nos levam a sorrir, a emocionarmos, a torcer por eles.

Numa atualidade onde o novo é logo descartado por outro mais novo, o filme primazia por mostrar aqueles que discriminam os idosos que eles ainda têm muito a dizer. Que eles ainda têm muito o que fazer.

Elsa (China Zorrilla) é uma explosão de alegria. Alguém que ainda quer aproveitar a vida sem medo de ser feliz. Que num jeito meio inconseqüente nos cativa, até pelo jeito em que prioriza os seus atos. Não apenas com os estranhos, mas também com seus filhos. Fred (Manuel Alexandre) é um cavalheiro e um sujeito encantador! Que descobrirá a vida novamente graças a ela.

O filme me levou às lágrimas numa cena com a Elsa. Quando ela diante do espelho diz: “Olá! Estranha!“. Quando o que o espelho mostra não condiz com o interior, o jeito é aceitar para uma convivência pacífica com si próprio. Novos tempos. Novos rumos.

Amei! Nota: 10. Em tudo!

Por: Valéria Miguez (LELLA).

Elsa e Fred – Um Amor de Paixão (Elsa y Fred). Espanha. 2005. Direção e Roteiro: Marcos Carnevale. Com: China Zorrilla, Manuel Alexandre. Gênero: Drama, Romance. Duração: 108 minutos. Classificação: 12 anos.

Anúncios

7 comentários em “Elsa e Fred – Um Amor de Paixão (Elsa y Fred. 2005)

  1. Olá!
    Sou psicanalista e faço atividades de “análise” de filmes em Porto Alegre, RS, numa instituição de psicanálise, mas voltadas a todos. Adorei este espaço, e gostaria de participar. Entrei porque busquei imagem de Elsa & Fred, o próximo filme que comentarei. Aguardo para saber como participar.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Lella, como não entendo nada daqui, o seu comentário sobre o bat-canal não foi suficiente para eu entender a que se refere e o que posso fazer, a partir do bat-canal.
    O bat-canal é escrever por aqui, onde agora escrevo, o que eu quiser? E, o que escrevo, é lido por você e por todos que acessarem? E que conteúdo posso escrever? Desculpe a ignorância tão próxima a “total”, mas é de onde estou partindo. Depois, me acharei e me concentrarei nos conteúdos que posso oferecer, usando os meus recursos. Aguardo. Abraço.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oi João Luiz,
    primeiro me desculpe por demorar em dar um retorno. Um gripe braba tem me deixado mais tempo de cama.

    Agora sim, vamos as suas dúvidas:

    Eu não apago, nem mexo nos comentários. Nem em quem critique meus textos.
    Assim, você pode escrever o que quiser.
    Claro que comentários de cunho preconceituoso, ou até criminoso, eu irei exercer o meu direito em apagar.

    O bat-canal é para caso você queira ter um texto seu lá em cima. Uma crítica sua ficaria com maior visibilidade. Já que o que fica na parte dos comentários, só é visível para quem entre direto no post do filme onde ele está.
    Caso não queiras, pode continuar participando pelos comentários. E também será sempre Bem-vindo!

    Sobre o que escrever caso decida enviar uma crítica sua:
    Escreva com a emoção que o filme lhe passou. Não se importe com com texto. Aqui não somos críticos profissionais, e sim pessoas que amam o cinema. Que assistimo o filme por prazer, e não por obrigação.

    Se ficou dúvidas, pode perguntar.

    Beijo grande,
    Primeiro, veja se o filme que você escolheu, ainda não tem aqui. Para isso, lá no alto, à direita,

    Curtir

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s