Ensina-me a Viver (Harold and Maude. 1971)

harold_maude5.jpg

Deixe seus sentimentos acontecerem. Não se vista de medo. Ou ninguém saberá que você está lá.

O filme mostra um relacionamento de um jovem com uma mulher com 79 anos. Uma relação nada convencional. Que emociona! Cheio de charme! E em alto astral.

Eles começaram a notar a presença um do outro num enterro. Mas começam mesmo a dialogar num outro velório. Embora pareça locais fúnebres para dai nascer um grande amor, cada um deles tem o seu motivo para freqüentar esses rituais. Aqueles que não conhecem esse Clássico do Cinema pode se assustar com o fato deles serem figurinhas carimbadas em funerais, mas creiam o filme nos lava a alma! Há momentos hilários. Há momentos emocionantes.

Harold (Bud Cort) é jovem reprimido, com tendências ao suicídio. Mas mais numa de querer provocar sua mãe. Chamar a sua atenção. Não tem amigos. Investe seu tempo e dinheiro indo a missas, velórios.

Maude (Ruth Gordon) é um doce de pessoa. Uma senhorinha elétrica. De dá vontade de levar para casa. Ela possui o que Harold não tem: humor e alegria de viver. E é isso que ela tentar passar para ele. Numa de: “Acorda garoto! Você ainda tem muito o que viver. Muito o que fazer. Pois vida, é só essa!

Além de amizade, de carinho, de respeito, de cumplicidade, de se despir de preconceitos, o filme toca num tema mais forte – a eutanásia. Até que ponto as pessoas tem direito de sair de cena? Se têm esse direito? Por que? Quando? Como? São só algumas reflexões que “Ensina-me a Viver” nos deixa.

Quem assina a trilha musical é Cat Stevens. As músicas são lindas!

Um filme que vale a pena ver e rever, sempre! Nota: 10, com louvor!

Por: Valéria Miguez (LELLA).

Ensina-me a Viver (Harold and Maude). EUA. 1971. Direção: Hal Ashby. Com: Ruth Gordon, Bud Cort, Vivian Pickles, Cyril Cusack. Gênero: Comédia Romântica. Duração: 90 minutos.

Anúncios

6 comentários em “Ensina-me a Viver (Harold and Maude. 1971)

  1. Oi Liéte,

    creio que se mais blogueiros, como também mais pessoas, derem destaque a esse Clássico aqui no Brasil, quem detém os direitos sobre ele o trará em dvd.

    Beijo grande,

    Curtir

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s