O Amor não tira Férias (The Holiday. 2006)

theholiday2.jpg

O título nacional ficaria bem melhor num outro contexto. Mostrando que nossos sentimentos nos acompanharão sempre; e para onde formos. Como também seguindo em paralelo às nossas carreiras profissionais. Estarão presente quer seja para nos deixar alegres ou tristes, surpresos ou não, desejando ou não… O fato é que toda forma de amar nos motiva a seguir em frente. O amor existe, querendo ou não. Agora, parece que quem “traduz” os títulos por aqui prefiram “contar” o filme; ou pelo menos fazem força para isso.

Em relação ao filme. Se não fixarmos na idéia que as mulheres só serão felizes casadas (Com alguém ao seu lado e numa de: felizes para sempre!), está aqui um bom divertimento.

O porque disso? É que o roteiro mostra que mesmo querendo ir para longe daqueles que as enganaram, essas duas personagens bem sucedidas profissionalmente encontram um novo alguém. Não que veja algo errado nisso. Mas deixa a impressão que o lado profissional não basta. Nem tampouco que a liberdade conquistada traria satisfação. Há quem não queira uma relação duradoura. E isso também é válido para nós mulheres. Não é só com os homens que há essa fuga de um altar. E se por vezes queremos “férias” de algo próximo, não tem que ser necessariamente de algo que nos deixou mal. Pode ser apenas uma saída da rotina. Evitar um estresse.

Continuando com a história. Com um forte sentimento de rejeição as duas personagens, pela internet, combinam a troca de casa por uns dias. E às vésperas do Natal. Me perguntei se seria para realçar uma vontade ainda maior de constituir uma família.

Esse tipo de transação – trocar as residências por um período – a princípio assusta a personagem da Cameron Diaz. Talvez pelo padrão elevado de vida; ou mesmo pela violência que vê, que ressalta nos filmes na sua Agência (Fazem trailers de divulgação dos longa-metragem.); ou mesmo do que vê pela tv. Mas acaba cedendo por querer tanto “sair”, afastar-se da desilusão. Mas terá um impacto ao ver onde se meteu. Para a personagem da Kate Winslet, uma jornalista que assina uma importante coluna de um jornal, que mora num local pequeno na Inglaterra, essas férias ainda mais em Los Angeles, veio em ótima hora. Mas só irá se dar conta da diferença de padrões de vida entre elas, também quando chegar na casa da outra. O deslumbramento de uma, com a surpresa da outra, proporcionam gostosas risadas!

o-amor-nao-tira-ferias-2006_02Em alguns textos eu costumo ressaltar certas químicas entre dois atores resultando numa dobradinha gostosa de se ver. Não sendo necessário ser o par romântico. Nesse filme essa química se deu com a Kate Winslet e Eli Wallach. O personagem dele é um Roteirista dos velhos tempo de Hollywood. Famoso em sua época. Os dois fazem o melhor desse filme. São cenas cativantes! Como na que ele diz para ela:

Eu vejo que você é uma mulher protagonista, mas por algum motivo está agindo como a melhor amiga. Você deve ser a protagonista da sua própria vida!

Como também onde aborda o que tem de mais valor nos filmes atuais. Um tema bem interessante que poderia ter sido melhor explorado. Enfim, Eli Wallach, foi um coadjuvante que roubou a cena! Ou, o filme.

Ah sim! Não poderia deixar de citar outro coadjuvante que fez bonito: Jude Law. Nem tampouco o seu irresistível queixinho!! Uau!!

Para quem curtiu “Alguém tem que ceder”, também assina Direção e Roteiro desse a Nancy Meyers. E que mesmo com todos os clichês, eu recomendo “O Amor não Tira Férias“. Nota: 09.

Por: Valéria Miguez (LELA).

O Amor não tira Férias (The Holiday). 2006. EUA. Direção e Roteiro: Nancy Meyers. Elenco: Cameron Diaz, Kate Winslet, Jude Law, Jack Black, Eli Wallach, Edward Burns, Rufus Sewell, Miffy Englefield, Emma Pritchard, Sarah Parish, Shannyn Sossamon, Dustin Hoffman, Lindsay Lohan, James Franco. Gênero: Romance, Comédia. Duração: 138 minutos.

Anúncios

Um comentário em “O Amor não tira Férias (The Holiday. 2006)

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s