Diário de uma Paixão (The Notebook. 2004)

the-notebook03.jpg

Após assistir esse filme fiquei com vontade de deixar uma impressão, mas mais por uma escolha que a protagonista fez – escolher entre dois amores – do que por toda a história. O filme conta uma história de amor (O título em português já evidencia isso.)! Como tantas outras. Traz até um contexto previsível, mas que não desmerece a quem se propõe assisti-lo. O diferencial nessa escolha foi que em ambos, um lado dela se completaria. Daí, ficando na escolha o peso de qual deles seria para ficarem juntos para sempre.

Quem nos conta essa história é um senhor. Ao ler, pacientemente, para uma senhora internada numa Clínica, por conta de estar com Alzheimer. Ela fica encantada, ouvindo, perguntando… Ele, segue as páginas daquele Diário. São 50 anos de história contidas naquelas páginas. Quer compartilhar com aquela mulher, essas memórias…

Aqueles que não gostam desse gênero de filme nem deve assisti-lo. Para quem gosta, além das lindas paisagens – uma logo ao iniciar o filme é deslumbrante: um solitário remador e um nascente – aliado a uma belíssima trilha sonora (Clássicos; Jazz…), terá uma boa companhia nas duas horas de filme.

É um filme citado em fóruns tipo: Filmes que te fazem chorar. Confesso que sou chorona; choro até em filmes da Disney (Bambi; Dumbo…). Já chorei em muitos filmes onde retratam uma história de amor. Porém nesse não.

A escolha! Para mim, ela fez a escolha certa. Há uma frase que ele diz a ela nessa hora, que traduz isso. Melhor! Que a traz para o real em um relacionamento a dois . Mesmo a história começando em 1940, é nessa decisão que a torna atemporal. Nessa hora lembrei daquele “Ok!” dito pelo personagem do Jim Carrey no finalzinho do filme “Brilho eterno de uma mente sem lembranças“. É o amor, a relação sendo construída no dia-a-dia.

Enfim, não é um filme marcante. O classificaria como um ótimo sessão-da-tarde. Nota: 08.

Por: Valéria Miguez (LELLA).

Diário de uma Paixão (The Notebook). 2004. EUA. Direção: Nick Cassavetes. Elenco: Ryan Gosling, Rachel McAdams, James Gardner, Gena Rowlands, James Marsden, San Shepard, David Thornton, Joan Allen. Gênero: Drama, Romance. Duração: 115 minutos.

Anúncios

11 comentários em “Diário de uma Paixão (The Notebook. 2004)

  1. Hey Lella,

    Adorei esse filme, sempre indico ele quando me pedem alguma dica sobre filmes de romance. Mas como você disse, é bem sessão-da-tarde!

    Gosto da história, mas soa-me como um relógio e cena-após-cena, tic-após-tac, vai desmontando aquilo que se espera! =] Então você assiste tudo na esperança de estar correto! =p ( comigo foi assim e contigo?)

    Quando vi, chorei um rio e logo depois secaram as lágrimas! Acho um filme que explode facilmente um sentimento, e por isso vale ser visto.

    Estou adorando o Blog, vou por aí passear nele…

    Curtido por 1 pessoa

  2. Pingback: Fim de Caso (The End of the Affair). « Cinema é a minha praia!

  3. Discordo de vc pois acho um filme muito bom e marcante, tanto que na critica ele foi mto elogiado …Mostra um amor puro e verdadeiro emostra a simplicidade do amor ..enfim discordo de vc completamente
    Att

    Curtir

    • Oi Giselle.

      Se você discorda de tudo o que eu escrevi. E gostou do filme… Fica a impressão que não leu o texto todo. Só o finalzinho.

      E grata por deixar seu comentário!

      Beijo,

      Curtir

  4. Pingback: Don Juan Demarco (1994). Romantismo e Loucura… | Cinema é a minha praia!

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s