O Balconista (Clerks. 1994)

Os opostos se completam? Selando uma grande amizade?

O Balconista” foi o primeiro filme de Kevin Smith. Que por conta de ter pouca verba rodou o filmou em preto e branco. Conseguindo com isso um ar mais intimista. Esse filme é a prova de que não é necessário nem grandes efeitos especiais, nem tão pouco um grande capital.

O Diretor Kevin Smith nos leva a um hilariante – para nós – dia na vida de um balconista: o Dante (Brian O’Halloran). Aliás, a história é na vida de dois, pois também temos o Randal (Jeff Anderson); o melhor amigo de Dante. Os diálogos são de querer que volte a fita algumas vezes. Por querer rir outra vez e nem deixar escapar nada. O primeiro filme que assisti dele foi o “Barrados no Shopping” (Mallrats), também hilário. E a tônica nesses dois filmes são os diálogos e os atores. Cenários, são coadjuvantes.

Sabem aquele dia que parece que levantamos do lado contrário da cama?

Pois foi por aí o que aconteceu com Dante. Primeiro porque era o seu dia de folga: um dia sagrado para ir jogar hóquei. Mas seu chefe pede que vá abrir a loja. E lá foi ele. Depois porque um dos atributos dele: o de não saber dizer não. O oposto de Randal.

Dante atende na loja de conveniência. Já o Randal deveria atender aos clientes na locadora de vídeos ao lado. Mas ele até tenta ficar por lá. Acontece que gosta mesmo é de prosear com o amigo. Como também em zombar da clientela. Bem diferente de Dante. Entre um cliente e outro… Cada cliente que aparece… Eles vão trocando impressões sobre: sexo, HQ, filmes… Randal apresenta, ou melhor, nos presenteia com a sua Teoria sobre o “Retorno de Jedi”. Great!

Uma outra dupla também faz parte desse circo… ops! desse cotidiano. São eles: Jay e Silent Bob. Os dois passam o dia vendendo drogas na frente do estabelecimento. São hilários.

Dante descobre algo de suas namoradas. É! É no plural sim! Vendo entenderão. E o que vocês pensam das transas no tempo de colégio? Principalmente do sexo oral? Teriam a mesma reação de Dante?

E há um jeito “eficaz” de parar uma pequena revolta na loja. Quem nos ensina é a atual namorada de Dante.

Assistam!! Nota: 10.

Por: Valéria Miguez.

O Balconista (Clerks). EUA. 1994. Direção e Roteiro: Kevin Smith. Elenco: Brian O’Halloran (Dante Hicks), Jeff Anderson (Randal Graves), Marilyn Ghigliotti (Veronica), Lisa Spoonhauer (Caitilin Bree), Jason Mewes (Jay), Kevin Smith (Silent Bob). Gênero: Comédia. Duração: 92 minutos.

Anúncios

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s