Quinteto Irreverente (Amici Miei Atto II. 1982)

amici-miei-atto-ii

Apenas uma coisa separa essa grande amizade. Saiba qual…

Segundo filme de uma pretendida trilogia pelo Diretor Mario Monicelli que começa com “Meus Caros Amigos” (1975). Creiam! Não há perdas se vistos fora da seqüência. Politicamente incorretos, machistas e sem escrúpulos, eles, os caros amigos, não poupam ninguém. Nem Religião, nem Família e nem ética nenhuma…

O filme traz passado e presente na vida desses caros amigos. No presente, um deles já se foi. E no encontro dos quatro no túmulo desse somos então apresentados a essa turma para lá de irreverente. São eles: um Conde falido – Lello Mascetti (Ugo Tognazzi); um arquiteto – Rambaldo Melandri (Gastone Moschin); um dono de um restaurante – Necchi (Renzo Montagnani); um cirurgião – Doutor Sassaroli (Adolfo Celi); e o amigo morto que fora um editor de jornal – Giorgio Perozzi (Philippe Noiret). E na fala do Conde temos o elo que os unes:

Apesar de toda as diferenças entre nós… reunidos por regras inconfessáveis… há o direito de nos pregar peças reciprocamente pela vontade de rir e de se divertir… e por um apurado gosto de não levar nada a sério.

O que eles aprontam!! É hilário!! Uma dica: não bebam e não comam nada durante as brincadeiras. Correm o risco ou de engasgarem, ou de quase cometerem um strike como eu bebendo um café logo no começo. Tive até que voltar a fita por não acreditar no que estava vendo. E claro! Para rir de novo.

As brincadeiras continuam sem que eles percam o pique. Há aquelas que fazem sempre, mas há também as que parecem vir de bandeja para eles. Que em vez do “Ai, ai, ai, ai!“, que é como um aviso do médico aos demais, nos vem como um: “ô, ô! Mais um pato para eles.” E eles não nos decepcionam! Melhor explicado pelas palavras do arquiteto ao ver um dos amigos em ação. Mais um que não deixou que a bola fosse embora… Eis: “Que coisa de gênio! A fantasia, a intuição, golpe de vista e velocidade de execução.”

Além da farra que fazem juntos, um dos pontos positivos nessa amizade é a liberdade que dão aos demais de sacanearem-se entre si. Como na cena onde um guarda de trânsito os param por terem entrado na contramão. Daí o dono do restaurante descobre que não é dele a carteira que traz no bolso. A turma não perdoou! Também numa de levantar a moral de um armam um banzé na Torre de Pisa.

Agora sem sombra de dúvida eles mostram que são amigos até num infortúnio. Em ter prazer na companhia um do outro sempre. Que sempre darão um jeito de se divertirem juntos!

Adorei! Nota: 10

Por: Valéria Miguez (LELLA).

Quinteto Irreverente (Amici Miei Atto II). 1982. Itália. Direção: Mario Monicelli. Com: Philippe Noiret, Ugo Tognazzi, Adolfo Celi, Gastone Moschin, Renzo Montagnani, Milena Vukotic, Franca Tamantini, Angela Goodwin. Gênero: Comédia. Duração: 130 minutos.

Anúncios

15 comentários em “Quinteto Irreverente (Amici Miei Atto II. 1982)

  1. Um filme é realmente um marco da boa comédia italiana nas mãos competentes do diretor Mario Monicelli, cuja homenagem ao amigo Pietro Germi, o verdadeiro autor da idéia dos amigos fanfarrões e inescrupulosos, foi levada às telas no primeiro filme da trilogia, Meus Caros Amigos (Amici Miei – 1975). Germi morreu antes de realizar as filmagens e coube a Monicelli a honra de dirigir. Mesmo assim ele dá crédito ao falecido companheiro. O sucesso foi tão grande que Monicelli, sete anos depois, fez Meus Caros Amigos 2 (Amici Miei Atto II – 1982) e, em seguida, Nanni Loy, encerrou a trinca com Meus Caros Amigos 3 (Amici Miei Atto III – 1985).
    Há porém um equívoco em sua ótima rezenha. A foto escolhida diz respeito a uma cena de Meus Caros Amigos, o primeiro. Nela está presente o ator Duilio Del Prete (primeiro à esquerda), que vive o dono de restaurante Guido Necchi. Duilio foi substituído por Renzo Montagnani nas duas fitas subseqüentes.
    Todos os três filmes são excelentes e hilários. Apenas o último é um pouco mais suave nas farras que todos aprontam. Nem por isso é ruim.
    Abraços.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi Marco Antonio!

    Grata, também por trazer mais detalhes do filme!

    Eu ainda não vi o terceiro. Por uma sinopse que eu li, deve ser muito engraçado. O primeiro eu vi após assistir esse. E confesso que gostei muito mais, no quesito comédia, desse aqui. Em usar como termômetro, o de me levar a rir muito.

    Em relação a foto… Eu saio buscando pela net…
    Essa me pareceu que lembra um momento sim, do primeiro, após a enchente na cidade. É que esse segundo, traz cenas do outro, mas que adaptaram algumas. Creio que essa, seria como colocá-los numa idade mais recente, e antes claro da morte do amigo, para meio que ter um fio condutor. Até porque, nesse segundo, um deles já morreu.
    Posso ter viajado, mas embora ela não passe comicidade, além de mostrar todos, ela mostra um dos momentos de união após um infortúnio.
    Assim, ela está como um tributo.
    Assim que eu achar uma de um momento com os quatro que ficaram, eu trarei para o meio do texto.

    E caso queira escrever, e compartilhar seu texto, sobre os outros dois, fica aqui o convite.

    Volte mais vezes!
    Beijo grande,

    Curtir

  3. Olá Lella

    Conforme havia dito em meu primeiro comentário, a imagem realmente é do primeiro filme. Resolvi conferir para ter mais dados. A foto foi reproduzida da cena seguinte ao momento em que os cinco amigos vão a um vilarejo e assustam a população local dando a impressão que ali será construída uma auto-estrada e que todas as casas e a igreja local serão demolidas. Logo depois, param em uma espécie de mirante na estrada e ficam observando operários de uma fábrica entrarem para um dia se trabalho fazendo comentários nada gentis sobre uma determinada mulher com rabo de cavalo.

    No Quinteto Irreverente, você tem razão. Há uma cena que confunde, que é o momento em que eles observam a cidade de Florença arrasada pela enchente do rio Arno. Eles também estão juntos. O ângulo de filmagem é realmente muito semelhante.

    Sobre a imagem do segundo filme, sugiro que você tente localizar com o nome original Amici Miei Atto II. Dei uma rápida pesquisada com este título no Google e localizei algumas. Uma delas me pareceu bem adequada. Uma foto da cena em que eles participam de um concurso de coral. O link para localizá-la eu reproduzo no final. Os atores, da direita para a esquerda, são: Philippe Noiret, Ugo Tognazzi, Gastone Moschin, Adolfo Celi e Renzo Montagnani.

    Quanto ao convite de enviar resenhas sobre os demais filmes, fico honrado com o convite. Gostei do seu blog, e como amante do cinema que sou, é tentador. No entanto, prefiro que você entre em contato via e-mail para que possamos acertar melhor como isso pode ser feito.

    Fico no aguardo.

    Marco

    Link da imagem:

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oi Marco!

    Gentil da sua parte em até trazer uma foto! Grata! E já coloquei no devido lugar.

    E fiquei feliz também por ter aceito o convite 🙂 já lhe passei o bat canal para maiores detalhes.

    Beijo grande,

    Curtir

  5. Impagável também a cena do cemitério, com o viúvo “conversando” com a amada morta… lá vem um deles e dá a entender que teve um caso com a falecida… ao final o ramo de flores é atirado na sepultura…

    Curtido por 1 pessoa

  6. Agradeço profundamente a quem puder me enviar a letra da pequena canção que o quinteto interpreta sob o título I madrigalisti moderni, e que causou tanto escândalo, por sua letra pornográfica; solicito o envio do vocalise inicial.

    Curtir

  7. Assisti Quinteto IRREVENTE hÁ MUITO TEMPO, MAS NÃO ME LEMBRO DE TER RIDO TANDO…POR ISSO GOSTARIA DE TÊ-LO. ONDE COMPRAR?

    Curtir

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s