Irina Palm (2007)

Antes! Deixando registrado que este é o texto de número 100 do Blog. Fiquei pensando em qual filme trazer. Até porque pretendo nesse mês de maio trazer filmes que mostram um universo feminino. Numa homenagem a nós Mulheres. Entre alguns, escolhi esse: Irina Palm. Também por outra Data desse mês: Dia do Trabalho. E Grata a Todos que por aqui passam!

Entrando no filme. Maggie (Marianne Faithfull) para conseguir dinheiro para um novo tratamento que talvez seja a última chance de salvar seu netinho, resolve procurar um trabalho. Mas para alguém sem qualificação profissional, nem experiência fora o de dona de casa, as portas se fecham. Acontece que ela não desiste. Nessa busca eis que surge um. A princípio fica espantada, até porque era algo que nem em sonhos conhecia. Mas o amor pelo netinho a fez voltar atrás e aceitar. Pois o salário e as comissões eram altas. E o tal tratamento médico era bem caro. Além das posses dela e do filho.

O filme também aborda o preconceito a certos tipos de trabalho. Claro que ele não está ditando regras morais. Mas aponta a se ter um pouco de consideração até para saber o porque de algumas pessoas estarem nessa vida. Como a colega de trabalho diz: é preciso separar as duas pessoas em si. Ter consciência de que Maggie e Irina Palm eram duas pessoas diferentes. Será? Pois se a Maggie ficou até mais radiante com a chegada da Irina Palm em sua vidinha. Trouxe-lhe sangue novo correndo em suas veias. De uma coisa Maggie sabia, de que sua família e suas amigas não iriam entender, dai fez segredo. Mas de onde menos se espera, surge um abraço carinhoso.

Falar mais do filme é estragar a surpresa de vocês. O prazer em acompanhar essa Guerreira! Eu fiquei fã da Maggie! Que em vez de ficar rezando por um milagre, ela foi à luta. Arregaçou as mangas e colocou a mão na massa, literalmente. E que tapa de luva que ela deu na companheira de carteado que quis posar de dona da moral.

Só tenho uma queixa! Que censura besta em não mostrar o talento da Irina Palm. No mais, o filme é ótimo! De ver e rever. Nota 10! Amei o filme!

Por: Valéria Miguez (LELLA).

Irina Palm. 2007. Bélgica. Direção e Roteiro: Sam Garbarski. Elenco: Marianne Faithfull, Miki Manojovic, Kevin Bishop, Siobhan Hewlett, Dorka Grylus. Gênero: Comédia, Drama. Duração: 103 minutos.

Anúncios

2 comentários em “Irina Palm (2007)

  1. Adorei a idéia de filmes que falem sobre o universo feminino. Total sincronia com o momento lá no “Colar”, quando lembrei da passagem de “As Horas”.

    Beijo grande!

    Curtir

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s