Apenas Uma Vez (Once. 2006)

 

 
Farei o que você pedir
Se me deixar ser livre.

Um musical magistral! E para mim, inovador. Há algo mais de atualidade. Como também por estarem as músicas como coadjuvantes. Belíssimas por sinal. As músicas vão aparecendo naturalmente. Este é um filme que com certeza indicaria aos que torçam o nariz para esse gênero: musicais. Irão também se apaixonar. Eu adoro!

Um pouquinho da história para não tirar-lhes o prazer em acompanhar esse filme até o final. E que final!

Um não tão jovem rapaz canta nas ruas de Dublin para conseguir uns trocados. Uma vendedora de flores fica encantada por uma das músicas. Com seu jeito simples de ser, inicia um diálogo com ele. Querendo saber quem o inspirara. E é o início de uma linda história. Ambos vão se conhecendo.

Ele veio morar com o pai. A princípio, acreditando que para fazer companhia ao pai que se enviuvara. Com o desenrolar da história, ficamos ciente que seria por uma fuga…

Ela é tcheca. Mora há pouco tempo na Irlanda, com a mãe e uma filhinha pequena. Tal como ele, também trouxe uma bagagem interior… Também deixara algo pendente… É pianista, mas por ter que sustentar sua pequena família, ter um piano em casa é algo muito fora do seu orçamento. E para continuar exercitando, treina numa loja de instrumentos musicais. Ambos, têm composições próprias. Nascendo uma bela parceria…

Outro ponto positivo é a história fluir como sendo verossímel. E bem atual, onde sonhos são em muitas das vezes deixados para trás por conta das contas a serem pagas. Ambos atuam com muita naturalidade. Amei! Nota máxima em tudo!

Por: Valéria Miguez (LELLA).

Apenas Uma Vez (Once). 2006. Irlanda. Direção e Roteiro: John Carney. Elenco: Glen Hansard, Markéta Irglová. Gênero: Drama, Musical, Romance. Duração: 85 minutos.

Anúncios

12 comentários em “Apenas Uma Vez (Once. 2006)

  1. Lembrou-me o filme “O som do coração” que eu adorei, claro que é diferente a história, mas a música levou-me a este outro. Quando assisti faça comentários. Beijossssssss

    Ps. Estava com saudades!

    Curtir

  2. Ate que enfim..um musical que realmente vale a pena assistir…

    Onde ja se viu uma produção absurdamente barata transferir ao publico tamanha repercurssão sobre a simplicidade? É o que ONCE consegue fazer nos seus poucos 85 minutos de historia…
    Trata-se simplesmente do encontro de duas pessoas com mmmttaa afinidade, mas com historias totalmente diferentes..
    O melhor de tudo, (alem das boas musicas, é claro) por incrivel que pareça é o final do filme… Nada do clichezão que a galera está acostumada a assistir…

    So pra gerar uma polemica – assista ONCE e depois Across the Universe… é como ver a vitoria DISPARADA do Pé-de-Pano (pobre amigo ilustre em alguns episodios do Pica-Pau) sobre o Cavalo de Fogo (tem porte, brilho e pula ate o arco-iris) durante uma corrida de cavalos… rssss…. Pasmem – nao estou exagerando na comparação….rss

    Recomendo de verdade!

    Ps – Diz ai Lela.. eu ja devo estar quase chegando ao comentarista mais assiduo do seu blog..rsss Faça o favor de separar pra mim o Premio Chico Buarque porque ja estou mudando de nivel por aqui…hahah

    Curtir

  3. Fernando,

    cada vez você me encoraja mais a descer com Across the Universe da fila de espera 😀 Como a lista aumenta, em vez de diminuir… mesmo adorando musicais, me vejo tentada a deixar para depois.

    Once, é como uma parada para revisão do carro… Em que, em paralelo, tomou um cafézinho com alguém.

    Gostei de saber que também curtia o Sítio! Falta a criançada de hoje, um mentor como Monteiro Lobato!

    E em relação ao ps…
    Você merece sim, esse tal Prêmio Chico Buarque. A questão é que ele é muito chique para esse blog. O da Leila Diniz, traduz mais a simplicidade daqui 😉

    Ah! Fiquei curiosa! Você viu o Não Estou Lá ?

    Curtir

  4. Pois entao Lela..
    Estas saindo beneficiada, ja que a lista sempre aumenta e o Across vai ficando para tras… mas sugiro que no dia que ele aparecer, não se preocupe em volta-lo ao final da lista e repetir esta ação pelo menos mais 50 vezes… (realmente eu detesto este filme, tanto quanto aprecio beatles)…

    Só uma correção – o personagem Pe-de-pano citado no post acima não é do Sitio do Pica-Pau amarelo… referia-me ao cavalinho branco do desenho tradicional do Pica-pau mesmo…aquele que faz sacanagem com os “viloes” que lhe aparecem…o zeca-urubu por exemplo é um personagem constantemente massacrado pelo astuto pica-pau…rss.. Mas concordo (e lamento) contigo sobre Monteiro e a pobreza de conteudo que a criançada recebe hoje nas midias…

    Mas óh, o “Premio Chico” pra mim não se trata de ser chick..rs.. pra mim ele apenas se iguala nos atributos, dada a qualidade dos filmes que voce assiste e posta aqui…mas convenhamos – o “premio Chico” ganha disparado na hierarquia das premiações contempladas em blogs do mundo…rs

    Não assisti “Não Estou La”…. mais por desinteresse do que por curiosidade.. no entanto, dada sua recomendação, estarei atento a assisti-lo.

    Curtir

  5. Hehe… Isso de voltar com o filme para um outro dia… me fez lembrar de quando peguei o livro ‘O Tambor’ para ler. Tão logo pintava outro livro, eu parava a leitura dele. Depois, acabei desistindo. O livro me incomodava. Não sei se por conta da minha idade, na época…

    Eu estou seguindo a lista, sem o Across the Universe 😀

    E eu sou uma blogueira desinformada com esse lance de prêmiações 😦

    Ah! Estou tomando coragem para ver e trazer um filme de Terror. É que prefiro mais, um Terrir como “A Dança dos Vampiros”, “O Jovem Frankstein” 😀

    Curtir

  6. Nossa amei tanto esse filme que assistir duas vezes no cinema e quase me emocionei com tanta simplicidade e do jeitinho especial dos atores !!!
    Na minha opinião foi o melhor filme de românce que já ví !!!

    Curtir

  7. Pingback: Mesmo se Nada Der Certo (Begin Again. 2013) | Cinema é a minha praia!

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s