A Queda – As Últimas Horas De Hitler (Der Untergang. 2004)

O filme nos é contado por Traudl Junge (Alexandra Maria Lara). Ela era a secretária particular de Adolfo Hitler (Bruno Ganz). E narra os últimos dias desse ditador confinado num banker de segurança máxima.

Durante o filme fiquei me perguntando porque tantos seguiram um louco como ele. Dá para ver a personalidade desequilibrada do Hitler. Com um baita desvio de caráter. Claro que ele não foi o único monstro nessa história. Aqueles que fecharam as portas aos judeus, também o foram. E infelizmente, o ideal nazista, ainda se encontra e em vários países. Ele ainda tem fãs. Mas deixo uma ressalva aos mais jovens que apurem todos os fatos antes de embarcarem no pensamento nazista. Até porque o Holocausto figura sim nas páginas lamentáveis da História Real da Humanidade.

De tão absurdas que eram as suas leis que em uma das passagem chega a ser engraçada. É a cena do casamento dele com Eva Braun (Juliane Köhler). Com o juiz de paz perguntando a ele se era ariano. E um Oficial presente tentando dizer ao Juiz que ele estava diante do próprio Hitler, que para o ditador mor não há leis que o atinja.

Por outro lado um dos talentos de Hitler também é focado: sua excelente memória. Algo que também foi mencionado no filme “A Vida Secreta das Palavras“. Mostrando o quanto Hitler premeditou o extermínio aos judeus. E mais! Que muitos com o passar do tempo esqueceriam essa atrocidade.

Eu até gostaria de rever o filme para uma análise mais detalhada inclusive com as passagens dos seus oficiais. Mas confesso que no momento eu não tenho vontade de rever. É uma história real que enoja. Sendo assim peço que relevem esse texto que tirei da minha memória.

Eu não sei se a Traudl real quis ao contar essa história limpar um pouco a sua própria passagem. Mesmo sendo secretária particular onde há o peso da discrição… Creio que o querer saber o que se passava também conta. Mesmo sendo quem foi o seu chefe… o “o não ter visto” soa um tanto falso… De algum modo os reais fatos passavam por ela… Mas talvez tenha sido isso o fato dela ter ficado o tempo que ficou como secretária do Hitler. Mesmo assim… Uma lágrima teimou em cair, ao ouvir essa frase: “Que a juventude não é desculpa.” Assistindo, entenderão o porque!

É um filme que nos deixa sobre impacto! Sobre vários aspectos. E ele com certeza irá mexer com quem assistir. Quer seja por nos mostrar uma parte da História. Quer seja pelas interpretações! O ator que faz o Hitler, Bruno Ganz, merece muitos aplausos!

Por: Valéria Miguez (LELLA)

A Queda – As Últimas Horas de Hitler (Der Untergang). Alemanha. 2004. Direção: Oliver Hirschbiegel. Elenco: Bruno Ganz, Alexandra Maria Lara, Juliane Köhler. Gênero: Drama, Histórico, Guerra. Duração:156 minutos.

Anúncios

14 comentários em “A Queda – As Últimas Horas De Hitler (Der Untergang. 2004)

  1. olha falando sério eu nao gostei desse filme!olha me desculpe vcs q gostaram ,eu respeito mas………………….cara essa filme é uma bosta de chato e é cansativo pra assistir.

    Curtir

  2. Eu achei esse filme muito bom! Porque retrata bem o que aconteceu na segunda guerr mundial entre a Alemanha e a Rússia ! Porque quando Hitler percebe que não tem mais chance resolve se mata, em véz de se render ! E junto com ele os mais leais a ele, cometem suicídeo !

    Curtir

  3. fotos e dados da morte de hitler foram apenas montagens alemãs, pois na verdade(sobre a minha visão dos fatos veridicos acontecidos) Hitler fugiu junto com centenas de submarinos, navios e aviões para a ilha de Neuschwabenland, na costa da antartida, e para lá (base 211 de Neuschwabenland) foram levados muitos projetos, documentos, fotos, pessoas e as supostas naves UFO(não acredito que tenham existido). Depois de algum tempo em 1947, os americanos foram capturar e destruir as bases alemãs de Neuschwabenland, e foram aniquilados pelos alemães,então houve a nescecidade de mudar a localisação da base 211 de Neuschwabenland, então foi mudada para os andes da america do sul, até hoje ainda é um mistério a localisação da base. em Neuschwabenland hoje existe estações de pesquisas e meteorologia alemãs.

    Ômar safadi carvalho – historiador – UNB

    Curtir

  4. Muito bom o filme, Lella! Desenterrei porque estou naquela fase de correr atrás do que perdi.
    Como você bem disse, é mais fácil assistir ao filme acreditando que a história contada por Truden é verdadeira, sem nenhuma “aliviada de barra” por ela ter participado desta época tão sombria.
    De qualquer forma, considerando que não é uma filmagem hollywoodiana, podemos prestar menos atenção nas explosões e artilharias e nos concentrar mais no personagem Hitler, vivendo seus últimos dias após a invasão russa.
    Grande filme, recomendo.
    Nota 7.

    Curtir

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s