Um Amor para Recordar (A Walk to Remember. 2002)

Sou hóspede do tempo, da minha casa, das minhas palavras, das coisas que declaro minhas. Inquilina da vida que me foi dada, portanto, nada ficou na minha bagagem do velho brinquedo que já não ilude… não me ilude” (Z. Duncan).

A sugestão para esse filme surgiu num dos fóruns (Orkut) que iniciei sobre o Bullying. Por ele ser um dos poucos a mostrar uma punição adequada a um jovem ‘rebelde’. Ministrada pelo Diretor da Escola. E apoiada pela mãe do rapaz. Além de fazê-lo suar a camisa em serviços de limpeza nas salas de aula, ele teria também que ensinar a matéria escolar a um grupo mais jovem, além de ter que participar de uma peça teatral na escola. Essa última, à primeira vista nem parece ser uma punição. Acontece que alguns dos que praticam o bullying não gostam de estarem num palco, pois ali seria eles o motivo da zoação.

O filme já começa por mais uma das ‘provas’ estúpidas para que o recém chegado seja aceito pelo grupo. A insensatez é de ambos: quem escolhe como será a prova e quem arrisca a própria vida nisso. E por causa de que? De ser amigo de um desses? Tem algo errado nisso. A vida vale muito mais que isso.

Mesmo sem uma queixa formal por parte do jovem que se deu mal no tal desafio, mas aproveitando que outras reclamações chegaram, o Diretor (David Andrews) resolve agir. Great! Dizendo que já era hora de Carter (Shane West) conviver com outras pessoas. Outras, fora do seu grupinho. É onde o coloca para fazer o que já citei. Pedindo desculpas por esse spoiler, mas acontece que sem abordar o filme por esse lado ele passaria batido por muito. Seria deixado de lado até por educadores. E o filme merece ser passado nas escolas de ensino fundamental, e também ser debatido depois.

Por conta do filme trazer um romance entre dois jovens, as punições só recai em um do grupinho. Tanto que os outros do grupo continuam aprontando. Até com a jovem que desde sempre foi motivo de chacota deles. Mas ela, a Jamie (Mandy Moore), até então não se preocupava com o que os outros pensavam dela. Com a proximidade dela, Carter, muito mais que o castigo, ele nem se dar conta que começou a mudar. Agora, os amigos sim. E eles não gostaram. Por ele estar agindo diferente, o grupo foi mais fundo no ataque a Jamie. Por ela está fragilizada… até por estar gostando de Carter, dessa vez o golpe a alcançou. Era chegado a hora de Carter decidir: ficar com ela publicamente ou voltar ao grupo.

Num encontro casual entre os dois, ela pede que olhe pelo telescópio. Carter avista Saturno. Na Astrologia, Saturno é o Deus do Tempo. Jamie, priorizava o seu tempo. Mas Carter até então só desperdiçava o seu tempo de vida. A partir dessa união, eles tinham que correr com o tempo. Pois o tempo não estava soprando a favor deles.

Enfim, um filme que não deve ser desperdiçado. E a trilha sonora é linda!

Por: Valéria Miguez (LELLA).

Um Amor para Recordar (A Walk to Remember). 2002. EUA. Direção: Adam Shankman. Elenco: Shane West, Mandy Moore, Peter Coyote, Daryl Hannah, David Andrews. Gênero: Drama, Romance. Duração: 102 minutos. Censura: Livre.

Anúncios

49 comentários em “Um Amor para Recordar (A Walk to Remember. 2002)

  1. Esse filme, para mim, é o que melhor demonstra o sonho de Deus para os casais. O amor, acima de tudo, rompeu as cadeias de preconceitos, barreiras sociais, religião e tudo mais, e foi além das expectativas. Assim deve ser um casamento na presença de Deus, fiel e para sempre!!!!
    O final nos revela algo surpreendente: para o amor, nem a morte é problema – Carter diz que sua historia de amor não terminou ali mas foi além – “o amor é como um vento. nao podemos ver, mas sabemos que existe pois o sentimos”…
    Deixo um versículo bíblico para complementar: Sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente…”

    Quem ainda nao assistiu, nao perca essa chance!!! Vc irá se surpreender!!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi! Mas poderia dizê-lo deixando o seu nome 😉 E se quiser saber, és o segundo a dizer isso. Desde fevereiro, só dois não gostando… acho que estatisticamente seria apenas um traço.

    Beijão.

    Curtir

  3. BOM QUERO DIZER Q EU ACHEI ESSE FILME SENSACIONAL!!!!!!O MELHORFILMAE Q EU JA ASSISTIR
    ADORO O LODON E A GAROTA
    ESSE FILME E REALMENTE UMA GRANDE LIÇÃO DE VIDA E DE AMOR!
    ADOREI DA PRIMEIRA A ÚLTIMA PÁGINA!!!!!!OBRIGADU GRANDE PARA QUEM FEZ ELE!ME ENSINOU BASTANTE COISAS!!!!!!!BJOSSSS PARA TODOS NOS SEU S2S! [RED]♥♥♥

    Curtir

  4. oii meu nome é patrícia a primeira vez q eu asisti esse filme eu adorei .muito romantico e triste !!mas esse filme é um exemplo quando agente se apaixona por aguém e depois essa pessoa se vai nunca mais vai voltar !!!eu adoro esse filme !!!bjussssss

    Curtir

  5. O filme é sensacional.
    Nem adiantou Jamie pedir para não se apaixonar por ela. Até eu me apoixonei, imagine Carter vendo-a cara a cara.
    Filme sensacional, totalmente incomparável.

    Curtir

  6. Esse filme é muito lindo chorei muito por ela ter morrido ……..minha mãe foi a que mais chorou ela disse que por ele ser religiosa tinha que viver não morrer, mais eu a expliquei que tinha que ser assim pois ela salvou ele , mais eu não me canso de ver esse filme além de romantico , comedia ele trás uma lição de moral para todos nos.

    um super beijo

    Curtir

  7. eu amo esse filme sempre que vejo choro ele são lidos*-* e otimos atores eu acho q eu ja esse filme umas 10 vezes e no final sempre choro aparte que eu mais gosto é quando ela conta do primeiro desejo dela que era casar onde sua mãe nasceu é sei esse filme de cor e saltiado jah uhsuhash bj

    Curtir

  8. Oi Valéria, antes de mais nada queria parabenizar você, fantástico seu blog 😉

    Bom o filme dispensa comentários, mais gostaria de uma ajuda sua, poderia me indicar onde consigo a trilha sonora do filme. Tentei baixar em varios lugares e comprar mais não obtive sucesso.

    Mais uma vez parabéns!

    bjs

    Curtir

  9. Soundtrack – Walk to Remember:

    01 Dare You to Move (Switchfoot)
    02 Cry (Moore, Mandy)
    03 Someday We’ll Know (New Radicals / Moore, Mandy)
    04 Dancin’ in the Moonlight (Toploader)
    05 Learning to Breathe (Switchfoot)
    06 Only Hope (Moore, Mandy / West, Shane)
    07 It’s Gonna Be Love (Moore, Mandy)
    08 You (Switchfoot)
    09 If You Believe (Lampa, Rachael)
    10 No One (Cold)
    11 So What Does It All Mean? (Fitzgerald / Gould)
    12 Mother, We Just Can’t Get Enough (New Radicals)
    13 Cannonball [*] (Breeders)
    14 Friday on My Mind [*] (Noogie)
    15 Empty Spaces [*] (Fuel)
    16 Only Hope [*] (Switchfoot)
    17 Cry [*][Multimedia Track] (Moore, Mandy)

    No link tem como ouvir um trechinho de cada:
    http://www.amazon.com/Walk-Remember-Various-Artists/dp/B00005UT2K

    Curtir

  10. De facto foi uma grande historia de amor, confesso que fez-me deitar mesmo algumas lagrimas por ela ter partido, mais fiquei ainda mais comovido com o amor do london. pra quem ainda nao assistiu aconselho a assistir.

    Curtir

  11. MEU,QUEM DISSE que brutos não choram!!!!
    DE início pensei que ia ser mais umas daquelas comédias românticas,bomba,mas confesso no final quase que chorei..rs
    CARAMBA!! QUE filme legal e quem falou que o filme é horrível..lamento..não teve visão…
    O filme mostra que se a pessoa não baixa a bola nas boas…vai pelo castigo!
    De fato tem que ter humildade,mas muita humildade p/ aprender..nota dez pelo romance.
    ah! concordo com o Marcelo aí em cima em suas palavras…
    Tô na área,valeu brothers!!

    Curtir

  12. Oi Ulisses!!!

    Grata pelo carinho ao blog, e também por deixar as suas impressões!! 🙂

    Se quiser ter um texto seu, publicado aqui, é só dizer por cá, que eu te encontro pelo seu email. Para que me envie o texto.

    Beijo grande,

    Curtir

  13. este e o melhor fileme que eu ja vi na minha vida nao tem outro igual eu te chorei quando eu vi o filme os dois atores sao lindos e ele enato nem si fala amei prabans so que no final e triste que pena pelo menos si ela nao tivessi morrido mas ela morreu fiquei triste
    mas elee e lindo bjsssss parabens ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    Curtir

  14. Olá, gostaria de sabre como posso conseguir o filme com as cenas que foram cortadas. vc tem? Pode me mandar uma resposta, pois já procurei em tudo que foi site que pode e não consegui. bjs

    Curtir

  15. depois do filme gost do outro lado da vida,o filme um amor para recordar é um filme mais brilhante que eu já gostei e vou gostar,para ter idéia quando eu assistir o filme pela primeira vez eu não assistir só uma vez mais sim sete vez emum unica noite e ainda assisto.mor no interior do paraná na pequena cidade de são carlos do ivaí-pr-brasil

    Curtir

  16. muito bom o filme, confesso que subestimei o filme antes de assisti-lo , mas depois ……..sem palavras; já assisti ao filme varias vezes , cheguei até a perder as contas.

    Curtir

  17. Eu queria saber se tem como ver as cenas cortadas deste filme.
    Eu queria MUITO ver a cena que o Landon canta Only Hope para Jamie.
    Será que no DVD original têm?

    Curtir

  18. eu vou falar uma coisa que vc falou no final do filme o nosso amor é como o vento não ver mais posso sentir amo vc eu sou sua fã beijão pra vc volta mais vezes bjos sempre no coração quero te conhecer de verdade kk

    Curtir

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s