Perfume de Mulher (Scent of a Woman. 1992)

Dois homens muito diferentes se conhecem, e convivem por um final de semana – o suficiente para mudar suas vidas.

De um lado, o Coronel Slade, um homem embrutecido pelo sofrimento, brilhantemente interpretado por Al Pacino.  Do outro lado, Charlie Simms, um jovem humilde e batalhador, interpretado por Chris O’Donnell.

Frank Slade é um homem amargo, irascível… e cego. Sua cegueira não somente o afastou da vida social, como também parece ter tirado a honra de seu passado como veterano de guerra. A família de Frank contrata Charlie para cuidar dele por um fim de semana; Frank, no entanto, tem seus próprios planos: pretende passar um último fim de semana glorioso, e depois matar-se.

Assim, arrasta o jovem Charlie para Nova York, onde se hospeda num hotel de luxo, e dá início a uma despedida secreta, laureada com os melhores uísques, limusines e restaurantes. Charlie está, ao mesmo tempo, deslumbrado com a ostentação à qual não está acostumado, e assustado com a sabedoria sarcástica do Coronel Slade – além de não fazer idéia de suas reais intenções nesta viagem esbanjadora.

Charlie está enfrentando seus próprios problemas: está ameaçado de perder sua bolsa de estudos numa conceituada universidade, pois foi injustamente acusado de envolvimento num ato de vandalismo, do qual foi testemunha ocular, e no entanto sua integridade o impede de revelar os verdadeiros culpados.

Charlie e Frank têm uma coisa em comum: estão vivendo uma fase difícil. Charlie, porque perder a bolsa de estudos comprometerá irremediavelmente seu futuro; e Frank, porque simplesmente já não tem mais esperanças para viver.

Porém, a convivência entre os dois os aproxima de forma bastante inusitada, e essa aproximação interfere na forma com que cada um irá lidar com o sofrimento. A ingenuidade e ternura de Charlie conseguem amolecer o coração de Frank, assim como a audácia infatigável do Coronel inspira o garoto a enfrentar o inquérito disciplinar ao qual será submetido.

Três cenas do filme são inesquecíveis. Uma é a tentativa de suicídio de Frank; ele se veste com a sua farda – a última reminiscência concreta de sua dignidade – após ter finalmente cumprido o itinerário que preparou para ser o capítulo final de sua vida. Charlie chega em seu  quarto e o surpreende, impedindo-o de realizar este ato desesperado. É uma cena impactante, e os atores emprestam toda a alma aos personagens.

Outra cena incrível é quando eles vão a um luxuoso restaurante, e o Coronel Slade chama uma moça para dançar tango. Ela vacila, e ele diz: “Não se preocupe, o tango não é como a vida; você pode errar e continuar dançando.” A moça então aceita dançar com ele, ao som do tango “Por una cabeza”, de Carlos Gardel. Extraordinário!

scent-of-a-woman_03Já no final do filme, vem a terceira cena inesquecível: o discurso de Frank para defender Charlie perante o quadro de diretores da universidade onde ele estuda – uma instituição conservadora, voltada para a classe alta, que reflete os valores hipócritas da sociedade, os quais Frank expõe com escárnio.

É uma cena vigorosa, que sugere um fechamento para o personagem de Al Pacino; a vida de Frank Slade volta a ter sentido neste momento, pois os problemas de Charlie o comoveram, e deram a ele um motivo para viver. Ele pôde ser útil de novo, e mostrou que por baixo de toda aquela superfície dura e fria havia um coração nobre e idôneo.

Al Pacino ganhou o Oscar de Melhor ator por sua atuação em “Perfume de Mulher”, e o filme recebeu outras indicações ao Oscar ( Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado).

Por: Yasmine Schneiter.   Blog  Solilóquio.

Perfume de Mulher (Scent of a Woman). 1992. EUA. Direção: Martin Brest. Elenco: Al Pacino (Tenente-Coronel Frank Slade), Chris O’Donnell (Charlie Simms), James Rebhorn (Sr. Trask), Gabrielle Anwar (Donna), Phillip Seymour Hoffman (George Willis Jr.), Richard Venture (W.R. Slade), Bradley Whitford (Randy), Rochelle Oliver (Gretchen), Margaret Eginton (Gail), Tom Riis Farrell (Garry), Nicholas Sadler (Harry Havemeyer), Todd Louiso (Trent Potter). Gênero: Drama. Duração: 156 minutos.

Anúncios

Um comentário em “Perfume de Mulher (Scent of a Woman. 1992)

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s