Quem Quer Ser Um Milionário? (Slumdog Millionaire. 2008)

slumdog-millionaire-2

Quem quer ser um Milionário? Ou por que quer ser esse milionário? Pois foi com o final do filme, algo que pensei. O personagem principal nos mostrou que não traiu seus princípios trazidos desde a infância. Os quais eu assino embaixo.

Outro pensamento meu sendo que esse veio no desenrolar da história é em como ele ficou ciente da história. Num fórum (Orkut) onde valorizaram o ter bastante conhecimento ser muito importante eu disse que se isso não tiver uma aplicação prática na vida da pessoa, entre outros fatores, corre-se o risco de virar um chato-rádio-relógio. O jovem do filme mostrou que não lhe foi necessário não ter lido o Barsa, Larousse… É sensacional como sabia as respostas certas! O que me fez lembrar também de um capítulo de um livro do Leonardo Boff…

slumdog-millionaire_childrenEntrando na história… como pano de fundo, e de grande importância, temos a história de dois irmãos. Ambos com valores distintos diante da vida. Mesmo vivendo na pobreza, numa imensa favela na Índia, um deles, o Jamal (Dev Patel), apreciava os reais prazeres da vida, e a materialidade que lhe trazia felicidade, por exemplo, seria o ter conseguido um autógrafo de seu ídolo no Cinema. Já para seu irmão Salim o dinheiro lhe traria o poder de ser alguém; em sair do anonimato. Embora com esse pensar diferente, o amor fraterno lhes sustentaram por ter perdido a mãe num massacre por conta de fanáticos religiosos. E ai ao fugirem a jovem Latika (Freida Pinto) entra na vida de ambos.

No tempo presente do filme temos o Jamal tentando mostrar na Polícia que é inocente. Que não trapaceou no programa de tv ‘Quem quer ser um milionário?‘. A um passo da resposta final, o Apresentador, e dono do programa, na calada da noite, fez com que fosse ‘interrogado’. Para ele era impossível que um ex menino de rua, um atual jovem entregador de chá num Telemarking, chegasse até aquele ponto do programa sem trapacear.  Já que muitos, até com formação universitária, não foram tão longe.

Nossa! Eu acompanhei toda a história do filme quase sem respirar! Encantada! Revoltada em alguns trechos! Atenta para saber a nova história para cada resposta dada no programa! É que o Policial exibe numa tv suas participações desde o início. A história que ele conta, por exemplo, em como sabe qual é o presidente na nota de 100 dólares, me levou às lágrimas, e com um sorriso no rosto. Bravo Jamal! Foste um Herói!

O filme nos mostra outras realidades da, e na Índia. Uma delas seria os Call-Center para os países do Primeiro Mundo. Outra, seria locais onde os Turistas nem vão. É, tem muito mais para se ver nele. Que eu até falaria revendo o filme. Por hora, por ter ficado encantada com a história do Jamal melhor parar para não lhes estragar a surpresa do filme. Dou nota máxima com louvor!! Para ver e rever sempre!

Por: Valéria Miguez (LELLA).

Curiosidades:
– O filme levou 8 Oscar (2009), em: Filme, Diretor, Fotografia, Canção, Trilha Sonora, Edição, Mixagem de Som, Roteiro Adaptado.
– O significado da palavra Slumdog: Slumdog é a junção das palavras slum (favela) com underdog (que pode ser traduzido para o português como azarão, aquele que não é favorito para ganhar algo). O termo foi cunhado para identificar o personagem principal do filme, o órfão Jamal (Dev Patel). (By: Danny Boyle)

Quem Quer Ser um Milionário? (Slumdog Millionaire). 2008. Inglaterra. Direção: Danny Boyle e Loveleen Tandan. Elenco: Dev Patel (Jamal), Anil Kapoor (Kumar), Freida Pinto (Latika), Irfan Khan (Chefe de Polícia), Madhur Mittal (Salim); Cast completo. Gênero: Crime, Drama, Romance. Duração: 120 minutos.

Anúncios

10 comentários em “Quem Quer Ser Um Milionário? (Slumdog Millionaire. 2008)

  1. Ô lela..joinha?
    Ow..ce credita que nao achei mta graça nesse filme?? rss então..concordo com tudo o q vc disse e tdo mais sabe.. a ideia de passar uma imagem realista do pais..a proposta autentica do garoto e a historia de vida dele e tdo mais… Mas enfim, simplesmente nao achei ttdddo isso que a galera disse sabe…
    Achei um barato o Oscar ter contemplado a galera e surpreendentemente fugir um pouco dessa “panelinha hollywoodiana”… mas em termos de filme, pra mim foi tão comum quanto os outros que estão passando e MTO abaixo de um filme bem parecido que se chama Tsotsi (ganhou oscar de melhor filme estrangeiro de 2006)..se tiver curiosidade pra assistir, vai sem medo…

    Entao ta bom…ate breve lela..

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi Sumido por cá 🙂 Sabes que sinto falta dos nossos troca-troca aqui!

    Ainda não vi ‘Tsotsi’. Já coloquei na lista.

    Então, sem fazer comparações, ou até fazendo uma. Com a queixa da maioria com o Cinema Nacional (Br) de mostrar pobreza. Para esses, eu diria que: ‘Eis aqui um belo exemplo que também se pode mostrar esse lado’.

    Mas filme é isso, ou toca, ou não toca!
    Em mim, esse tocou!

    Beijão,

    Curtir

  3. Hey

    Adorei aqui!Vou voltar mais vezes!
    Então do post,Gostei de Slumdog Millionaire,achei um pouco pretensioso assumo!Não acho que merecia todas as categorias”tecnicas”que levou no Oscar,mas acredito que para o mundo em que vivemos e muito bom que surja um filme como esse.Gostei da história e todos os valores que são colocados em cheque,e também as crianças são geniais!Cativantes!Não sei porque mas a cada momento me via assistindo Cidade de Deus!?

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oi Lella, vi este filme umas 3 vezes. Gostei bastante. É um dos filmes que eu posso estar fazendo qualquer coisa, mas quando esta passando eu paro e começo a assistir. O mais legal é realmente o que o cariinha falou aí no comentário. As pequenas coisas que agente as vezes nem percebe no dia-a-dia foi o que ajudou-o nas respostas. Por exemplo o do “Deus” Allah. Ele sabe como são as características dele mesmo a mãe dele ter sido morta por ” causa ” desse Deus. E o da arma tbm; Salim diz que tem uma Colt 45 apontada pra ele dentre outras. Não sei descrever como vc as emoções mas gostei bastante!

    Curtido por 1 pessoa

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s