Contato (1997). Ciência e Religião com Ética

contact_1997O filme Contato não traz apenas as pesquisas científicas sobre ETs, mas também aspectos éticos e morais do inconsciente de seus personagens. Nele, tempo e espaço não são apenas conceitos físicos, mas também valores sentimentais: uma viagem na memória afetiva. Buscando vencer os limites dos dois mundos: o interior e o exterior. Com o rádio o homem transcendeu as distâncias muito mais rápido. Indo mais longe. Com isso podendo até pesquisar se existem seres inteligentes fora da Terra. Mostrando o bom e o mau, o filme põe em xeque os valores éticos e morais da ciência e da religião. Numa tentativa de encontrar um equilíbrio.” (A. Mattos)

Contato marcou profundamente minha vida. Foi a partir dele que concluí que realmente eu queria ser astrônoma. Ainda não comecei os estudos da Física, mas em breve prestarei vestibular iniciando minha jornada rumo à Astronomia!

Tinha um dia de chegar (nos filmes) esse conflito entre ciência, religião e ética de uma maneira mais madura e mais centrada em grandes acontecimentos.

Além disso há uma preocupação em manter esses acontecimentos somente com a Dra. Eleanor, creio que para que houvesse a transformação que aconteceu com ela durante todo o filme. No início era ateísta, depois passou a acreditar em algo maior, numa força além de nossas suposições.

Depois disso, não lembro agora direito quem, mas um dos membros do conselho a que ela foi submetida confirmou a veracidade de que tinham se passado 18 horas de estática no vídeo que ela gravou. Como isso seria possível em 3 minutos? (Que foi o tempo que eles a viram na máquina)

Talvez seja a grande jogada do filme. E me pareceu assim: a ciência (representada pela Dra. Eleanor) aceitando a Deus, O conselho (se não me engano era em relação è religião) aceitando, pelo menos parte, da ciência. Isto é, para o progresso da humanidade, ciência e religião deverão tentar andar juntas. Não sei se foi bem isso que o filme quis passar.

O filme foi baseado no livro de Carl Sagan e, sem dúvida, foi o filme sobre Física que mais seguiu as leis da Física. Claro que como todo filme de ficção cometeu suas gafes. Mas inclusive no aspecto científico o filme é hiper interessante!!

Adorei relembrar esse marco!

Por: Thaís D. B.  Blog:  Tempestade Interior.

Contato (Contact). 1997. EUA. Direção: Robert Zemeckis. Elenco: Jodie Foster (Dr. Eleanor Ann Arroway), Matthew McConaughey (Palmer Joss), Tom Skerritt (David Drumlin), David Morse (Theodore Arroway), James Woods (Michael Kitz), Angela Bassett (Rachel Constantine), Rob Lowe (Richard Rank), John Hurt. Gênero: Drama, Mistério, Sci-Fi, Thriller. Duração: 150 minutos. Baseado em livro de Carl Sagan.

Anúncios

6 comentários em “Contato (1997). Ciência e Religião com Ética

  1. Thaís, creio que o diferencial nesse blog, é por mostrar nas resenhas (Críticas, artigos, textos…) nosso sentimento em relação a pelo menos um dos aspectos do filme.

    Seu texto mostrou essa paixão que envolve a todos nós ali, diante ou da telona (Cinema), ou da telinha (Tv). Quando algo nele, nos toca.

    Sucesso na Carreira!

    E agora já conhece o caminho. Que nos traga mais filmes!

    Beijo grande,

    Curtir

  2. É realmente um grande filme,eu sou um apaixonado pela astronomia,adoro,amo,tudo que seja ligado ao cosmos ao universo a mim fascina-me.Sou ESPIRITISTA,e já li varios livros desse magnifico pedagogo que é ALLAN KARDEK,a reencarnação,os diversos graus de mundos,os inferiores onde está inflizmente a nossa terra aos superiores onde reina os seres divinos.Um dia nós homens estaremos lá quando formos perfeitos,um abraço a todos…

    Curtir

  3. Talvez seja o filme que aborda com maior lucidez a questão da ciência, religião e política. Também li o livro e pude perceber a complexidade do assunto, que, sem dúvida, tem um conteúdo ético e moral abrangentes, procurando, mais do que polemizar, ampliar o debate franco e imparcial daqueles que buscam a verdade.
    Um abraço.

    Curtir

  4. oi,

    Gostei do conteúdo de seu blog, e eu queria colaborar com você com uma dica: Já pensou em postar os links das tuas matérias, com uma pequena descrição, lá no http://www.totalnews.com.br/ ?

    Eu leio alguns artigos interessantes entrando por ali, acho que deve ajudar, para divulgar teu blog né. Bj! Fê

    Curtir

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s