Presságio (Knowing. 2009)

pressagio_filme

Onde foram parar os bons filmes de ficção científica como as primeiras versões de “O Dia em que a Terra Parou” ou “A Guerra dos Mundos” ou os cultuados “Blade Runner” e “2001”? O filme “Knowing” de Alex Proyas tem um roteiro bobo e cheio de buracos que poderia ter sido escrito por um adolescente debilitado. O fio de enredo mal alinhavado percorre por crianças que têm o dom de prever tragédias esbarrando no ridículo quando menciona o lado religioso da “trama”.

É embaraçoso ver Nicolas Cage envolvido com extraterrestres angelicais alados e árvores paradisíacas no arrastado e interminável epílogo executado em fortíssimo. Seu personagem absurdo corre bravamente em meio às chamas de terríveis acidentes e explosões ao invés de salvar a própria pele. E também larga o filho amado sem resistência na mão dos seres do outro mundo sem esquecer de fazer uns gestos ridículos de despedida. Pode?

A inverossimilhança não é um pecado cinematográfico e rende incríveis obras-primas inacreditáveis, mas inteligentes. O que é errado é subestimar o intelecto do espectador com bobagens estapafúrdias para caçar níqueis. Para completar, os efeitos especiais são tão carregados que não convencem. E o elenco mirim atua de forma constrangedora ou inexpressiva. Repare nas lágrimas do menino na cena da despedida. Proyas poderia aprender um pouco com Truffaut e Spielberg ou selecionar melhor os pequenos atores.

Beethoven ficaria triste em ver sua bela Sinfonia nº. 7 nesta patuscada que é puro desperdício de película.

De mérito, somente o fato de que este verdadeiro filme-catástrofe venha a figurar em breve na lista dos piores de todos os tempos. Este é o meu presságio.

Por: Carlos Henry.

Presságio (Knowing). 2009. EUA. Direção: Alex Proyas. Elenco: Nicolas Cage, Rose Byrne, Adrienne Pickering, Nadia Townsend, Ben Mendelsohn, Chandler Canterbury, Terry Camilleri, Angie Diaz, Sally Anne Arnott, Liam Hemsworth, Lara Robinson, Anna Anderson. Gênero: Ação, Sci-Fi, Suspense. Duração: 122 minutos.

Anúncios

24 comentários em “Presságio (Knowing. 2009)

  1. Cinema é a SUA praia e ela tá vazia, amigo.
    É por causa de comentários estúpidos como os seus que cada vez mais quando um pseudo crítico como você desce a lenha num filme, as pessoas estão aprendendo a ir ver o filme com a certeza de não cair no sono dentro do cinema.

    Este filme é a perfeita definição de ENTRETENIMENTO. Palavra que você talvez não conheça.

    Quem for ao cinema não se arrependerá.
    Uma história de ficção científica que encontra o perfeito equilíbrio entre ciência e religião sem ofender ninguém, sem defender posições ( a não ser a da liberdade de decidir o seu próprio destino). Tudo isso temperado com a dose certa de efeitos especiais alucinantes e as vezes parecendo mais realistas do que a própria realidade torpórica (defina isso sr. Crítico!).

    O filme não tem palavrão, sexo, nudez, comentários políticos, bravatismo, americanismo. Talvez por isso que VOCÊ, sr. Crítico não tenha gostado. Mas quem realmente procura por um belo ENTRETENIMENTO, num sábado a noite talvez, não pode deixar de vê-lo.

    Pode voltar prá sua praia VAZIA, sr. Crítico.

    Curtir

  2. É um filme realmente sofrível. Em vários momentos eu me peguei pensando: ‘eles só podem estar brincando comigo!’. Até disse pros meus amigos dizendo que se o presságio não se confirmasse, ou seja, se os ETS estivessem pregando uma peça no paizão, o filme seria um pouco menos pior.

    Não acho que seja um filme nem sequer de entretenimento. Entretenimento também pode ser inteligente e esse é um filme que subestima o espectador, até eu que pouco entendo de roteiro, direção ou atuação me senti mal. Como um amigo disse na saida do cinema: ‘seria melhor ter ido ver o filme do pelé.’

    Curtir

  3. Oi Almir!

    Não sei o que você define como ‘crítico’. Se o vê como um profissional, alguém que ganha para dizer o que achou do filme, olha, por aqui, lhe asseguro que, até a data de hoje, não há nenhum. Somos sim, todos apaixonados por Filmes.

    Por vezes, um filme não agradou a um de nós. Dai, temos a liberdade de também comentar desse jeito.

    Como dou o direito a Todos de deixaram a sua opinião.

    Bem, você gostou. Mas como pode ver, a Laís também não gostou. É assim mesmo, ou o filme nos toca, ou não 😉

    Apesar de gostar do Nicolas Cage, por hora, não me interessei em ver o filme. Vamos esperar por outros comentários.

    E volte sempre 🙂

    Curtir

  4. Pegou pesado sobre o filme.

    Não achei ele tão ruim assim. Pelo contrario, com tanta falta de criatividade, recorrendo a filmar milhares de remakes, Presagio vem com um bom roteiro, claro que ainda assim, não livre de furos, mas que são bem encobertos com um clima de tensão crescente prendendo o expectator até o final da projeção.
    Para um filme de Ficção Cientifica, ele se saiu muito bem, e agredito que pode agradar em muito ao pessoal que gosta deste tipo de filme.

    Curtir

  5. O Presságio (Knowing)

    Apesar das críticas negativas ao filme , acredito que este seja um dos melhores trabalhos realizados sobre o tema apocalipse.

    Como comumente se diz” o lixo de uns é o tesouro de outros” , este filme tem uma intensa carga de informações sobre a visão bíblica do apocalipse , muitos não entenderam a simbologia contida no roteiro .

    Para aqueles que possuem algum conhecimento bíblico sobre o fim dos tempos, o filme apresenta conceitos básicos sobre a sequencia de eventos que a Bíblia relata que acontecerão no fim dos dias.
    Pelo fato do tema ser complexo ,para quem não possui contato com a bíblia ou algum conhecimento sobre o Livro do Apocalipse, o diretor coloca na estrutura do filme pontos de contato entre o espectador e a realidade atual dos acontecimentos, como as diversas tragédias que são totalmente verídicas ,a não ser as 3 ultimas que são fictícias mas tambem utiliza a mesma simbologia que a Bíblia utiliza para trazer o conhecimento(Knowing) sobre o final dos tempos. O título do filme em ingles Knowing quer dizer “conhecimento” foi traduzido para o português como “Presságios” o que não retrata a proposta do filme pois a menina Lucinda foi avisada por anjos dos acidentes em sequencia ou seja fatos que aconteceriam , enquanto um presságio é , de acordo com os dicionários,um sinal que se supõe indicar um acontecimento futuro.

    O filme como relatei é carregado de simbologia bíblica alguns deles são os seguintes :

    Crianças prevendo o futuro : A bíblia relata que nos ultimos dias cranças profetizarão alertando as pessoas sobre o fim iminente.

    Anjos na Terra : Como em Sodoma e Gomorra os anjos visitaram estas cidades para avisar algumas pessoas e tentar salva-las da catastrofe iminente que se abateria sobre as duas cidades.
    Como na sequência em que Nicolas Cage persege um dos estranhos que lhe cega momentaneamente com uma luz intensa , o mesmo ocorreu em Sodoma quando as pessoas daquela cidade quiseram abusar sexualmente dos mensageiros(anjos).

    A pedra negra : A pedra negra era utilizada nos tribunais antigos para dar uma sentença de condenação e uma pedra branca indicava absolvição daquele que estava sendo julgado. O filme por algumas vezes mostra pessoas recebendo pedras negras que significam ,no contexto a condenação daqueles que rejeitaram o conhecimento de Deus através dos meios que Deus proveu para avisar toda a humanidade como a Bíblia , os profetas ,etc.

    No caso de Tedy Myles (Nicolas Cage) ,depois da morte de sua mulher, ele abandonou sua fé , pois seu pai era pastor e provavelmente o ensinou deste a infancia e o instruiu sobre estes acontecimentos e sobre a fé em Deus.

    A Explosão Solar: Uma das pragas finais que a bíblia relata , descreve que o sol subiria sua temperatura em sete vezes , mas não destruiria totalmente a humanidade. Quando da segunda vinda de Cristo , O livro do Apocalipse que a Terra será purificada pelo fogo e renovada.

    A roda com olhos de Jeremias 1 : Numa das sequencias Tedy encontra uma figura bíblica retratanto a roda com olhos e os seres viventes que foram mostrados a Jeremias em visão.Alguns estudiosos interpretaram estas viões como contato com visitantes espaciais.

    A Árvore da Vida : Na sequencia final é mostrada uma bela arvore no centro do que parece ser um grande jardim . A biblia relata que na Terra renovada a Arvore da Vida retornará para a este mundo e os eleitos se reunirão em torno dela uma vez por semana para adorar a Deus na terra renovada.

    Uma das melhores sequencias do filme é quando Tedy (Cage) se desespera ao ver que não pode acompanhar o filho pois foi condenado por rejeitar a Deus e a crença na vida eterna.A sensação de desespero destas pessoas também é relatada na Bíblia , elas pedem que as rochas caiam em suas cabeças pois não têm salvação ou seja perderam a vida eterna por não tomarem tempo para conhecer a Deus.

    Finalizando , acredito que este filme é uma das visões que mais se aproximam do que a Bíblia relata dos últimos acontecimentos deste planeta

    Curtir

  6. Caro Carlos A. O. Correia,

    Sua associação da trama com as profecias do Apocalipse foram estupendas e fenomenais! Parabéns! Eu assisti ao filme e não havia visto por este lado do prisma – na verdade eu também não havia gostado tanto assim – mas depois que li o que você disse preciso concordar contigo.

    De fato, a trama estava muito desamarrada para ter sido tudo desproposital – até porque o diretor deste filme é muito competente para deixar algo inacabado – desta maneira você me ajudou um pouco com os pontos de interrogação que flutuavam em minha!

    Muito bom! Parabéns! Quando sair a versão em DVD irei assistir e, quem sabe, analisar ao meu próprio modo!

    Curtir

  7. Eu também gostei do texto dele. Tanto, que escrevi a ele deixando um convite para ter texto dele publicado no blog. Como não houve resposta até agora, não sei se o email que ele postou é válido.

    Assim, deixo aqui o convite. A ti, Carlos A. O. Correia.

    Curtir

  8. O filme todo e cercado de simbologia. Para quem possui certo conhecimento e boa interpretação vai perceber que se trata de uma mistura de varias teorias como quando mostra o profeta Ezequiel que na verdade muitos interpretam como um encontro dele com alienigenas pois ele descreve de forma leiga uma espaçonave. Claro que isso depende do ponto de vista de cada um. Na minha opinião é um ótimo filme.

    Curtir

  9. Bom, com relaçao ao visual do filme nao há o que criticar pois a sequenca do aviao é fantástica, e aconselho a quem ainda nao viu , sente-se nas primeiras filas do cinema bem próximo da tela e se prepare pra ficar de boca aberta.. enfim um marco no cinema desde matrix. Com relaçao a dúvidas sobre ets. nao há como se-los pois ets nao sao videntes nem tem presságios, e o filme mostra claramente o jardim do édem com a arvore da vida no fim. Na dúvida leiam o velho testamento no capítulo de Ezequiel ja no começo terao a descriçao da “nave”. Nota Dez e vou assister de novo. E esse crítico inicial nao entende de filme, como o primeiro produtor dos Beatles nao sabia nada de musica. Abraço a todos.

    Curtir

  10. Concordo plenamente com Lella quando ela afirma que o blog nao é feito de “criticos” numa definição profissional da coisa e que todos aqui temos a liberdade de deixar a nossa impressao sobre os filmes que vemos. Eu vi o filme “Presságio” e em alguns momentos eu concordo com a opiniao do nosso “critico”. Realmente faltou boa escolha no elenco mirim, e em alguns momentos a trama parece cheia de buracos. Mas realmente cinema não é só significado, mas tb entretenimento (onde eu concordo com Almir, lá no topo). Nao acho que tenha perdido meu tempo assistindo ao filme. Filme é sempre filme e nao uma obrigação de cumprimento às regras. As vezes serve pra refletir, as vezes pra rir, e as vezes pra nada mais do que se entreter e ver uma boa historia. Talvez, Presságio seja um desses ultimo. Tb me senti um pouco incomodado com tantas referencias biblicas e com a presença desconcertante dos “alienígenas alados”, mas adoro a cena do avião e do trem, q realmente foram muito bem feitas (eu até sonhei com o acidente do avião rsrsrsrs). No mais, um blog com a qualidade de discussoes e reflexões nao precisa ter seus “criticos” discutindo por seus textos. Ou se concorda ou nao! Só isso!!! Abraços a todos!!!

    Curtir

  11. Gente!

    Será que no Youtube tem essa cena do avião? 🙂

    Já me motivaram a ver o filme para ver essa cena.

    E quem quiser ter um texto seu publicado no Blog, é só avisar por cá, que conversaremos sobre os detalhes por email.

    Saudações Cinéfilas,

    Curtir

  12. Pingback: A trama de “Presságio” « Dammit, Janet

  13. Críticas de quem pouco ou nada deve ter com inteligência… vou so abordar um facto relatado que para mim foi obvio até ao fim do filme. A personagem interpretada por N. Cage é um professor do MIT, que so por si da sinais de ser uma pessoa inteligente. Vc n acha q se alguma vez estivesse numa posiçao identica, teria logicamente (e para mim racionalmente) entregue o seu filho, na ultima parte? acho que não é necessário pensar muito para perceber que ele hesitou mas que a conclusão seria óbvia… “O que é errado é subestimar o intelecto do espectador com bobagens estapafúrdias para caçar níqueis”?? amigo o que é errado é eles não pensarem que algumas pessoas no século XXI ainda possam ser tão tapadas ou mesmo quadradas. Alguém que não possa aceitar a possibilidade de existirem Et’s (assim sendo, extraterrestres na sua definição objectiva) que possivelmente possam ser superiores, acho que tbm n dvriam acrditar em seres divinos. porque afinal quem é esse “Pai” que tantos falam aqui? Alguem, alguma coisa?? ou simplesmente a resposta às preces mesquinhas que todos nos temos? so deveriam ficar ofndidos com o filme quem realmente podesse provar a existencia de tal coisa… para mim é apenas só mais uma teoria. Cada um acredita no que quer… desde que não critique o trabalho dos outros ( AH! e que pelo menos saiba ler “entre as linhas”)
    Cada um agarra-se ao que precisa. As teorias nem são assim diferentes.
    aliás, bom filme ^^

    Curtir

  14. Amigos,
    para quem assistiu “Pressagio” e isso causou-lhes indagações a respeito do Fim dos Dias, peço-lhes que por questão de curiosidade, fé ou até crescimento intelectual, leiam a Bíblia, não se trata de religião e sim do conhecimento da verdade. Acreditem sim em profecias, pois elas estao descritas em toda a Escritura Sagrada que Deus revelou a seus Profetas no decorrer dos tempos, homens tementes e fieis ao único e verdadeiro Salvador Jesus Cristo, que veio habitou entre nós, fez maravilhas e milagres, morreu numa cruz por toda a humanidade, levando sobre si as nossas dores e pecados, nos assegurando a salvação por meio d’Ele, ressuscitou e prometeu voltar para buscar a todos os que o aceitarem em espírito e em verdade… “crendo recebereis a coroa da vida dando-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus”. Leia Hebreus 9:28
    A Bíblia nos fala acerca de muitos acontecimentos atuais, tais como, doenças, desamores, filhos contra pais, pais contra filhos, sodomia, pedofilia, mortes, violencia, aquecimento global… A Bíblia já nos tem revelado sobre estas coisas há muito tempo.
    ” 21 Porque haverá uma tribulaçao muito grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá. 22 E se aqueles dias não fossem abreviados, ninguem seria salvo; mas por causa dos escolhidos eles serão abreviados. 23 Entao, se alguém vos disser: O Cristo está aqui! ou: Ele esta ali, não acrediteis. 24 Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, que realizarão grandes sinais e milagres, a tal ponto que se fosse possível enganariam até os escolhidos. 25 Eu vos tenho dito essas coisas antes que aconteçam. 26 Portanto, se vos disserem: Ele está no deserto; não saiais; ou: Ele está dentro da casa; não acrediteis. 27 Porque, assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra até o Ocidente, assim também será a vinda do Filho do homem…
    36 Mas, quanto ao dia e à hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão somente o Pai…
    42 Portanto, vigiai, pois não sabeis em que dia vem o vosso Senhor; …
    44 Por isso, ficai também preparados, pois o Filho do homem virá numa hora que não esperais. Mateus 24:21a44″

    Este filme não é o primeiro e nem será o último a questionar a existencia de Deus, o arrebatamento dos salvos/escolhidos, os sinais dos últimos dias… o mundo prega que podemos ter fé em todas as coisas, que as boas ações nos levam a um lugar melhor e retratam isso numa visão romântica em filmes e grandes produções.
    Asseguro-lhes que independente de qualquer teoria há apenas uma única verdade:
    Aceitar a Jesus como seu único e suficiente Salvador é a única forma de se chegar a um lugar melhor!
    Pois Ele mesmo, Jesus, nos prometeu esse lugar. A todos que por meio d’Ele crerem em Deus e em Seu amor.
    Mas vocês têm o livre arbítrio, pois Jesus não invade, não obriga, não é ditador, Ele já nos provou o sEu amor ao nos remir em sEu sangue naquela cruz há dois mil anos, Ele é o que é e não precisa ser testado ou questionado.
    A decisão de recebê-lo e viver eternamente, feliz e em paz é somente sua!
    “Pois é por isso que o evangelho já foi pregado também aos mortos… Mas ja está próximo o fim de todas as coisas; portanto, tende bom senso e estai alertas em oração. 1Pedro 4:6,7”
    Arrependa-se de todo o pecado e escolha o bem por meio de Jesus Cristo, Ele te ama e quer salvar a sua alma e te dar a vida, a vida eterna!
    Deus os abençoe!

    Curtir

  15. O mais engraçado é as pessoas chamarem pros anjos de ETS hehehe eles falam ” nós estivemos protejendo vcs o tempo todo”

    O dia q um et me protejer….
    O comentário anterior é perfeito, as pessoas falam mal do filme pq nao entenderam nada do filme. =) O filme na minha opnião é muito bom, mas poderia ter colocado outros atores.
    Nao entendi o significado das pedras elas sempre apareciam, e eles deram pro menino logo no inicio entao como podia ser uma sentença de morte?
    Enfim achei q pros leigo em profecia devia ser melhor explicado.

    Curtir

  16. Olá à todos!!!
    Creio que para poder fazer uma crítica, construtiva ou não, referente à filmes polêmicos como este, se deve pelo menos entender um pouco sobre “religião”, para assim entender o que o filme quis passar.
    Particularmente adorei o filme, os atores, a mensagem, o final que deixou para cada um entender o que quisesse, se eram Extraterrestres, se eram anjos em plasma, ou algo parecido.
    Sou uma pessoa totalmente mística e espiritualista, e um dia espero ser uma das “escolhidas” rs
    Abraços.

    Curtir

    • E você acha correto criticar desse jeito, xingando, alguém apenas por conta de um erro de ortografia? Sem mais nada a acrescentar. Sem mostrar que saberia transcrever o que achou do filme.

      Pense nisso 😉

      Curtir

  17. Lella, como gosto nunca deve ser discutido, às vezes fico me perguntando como que existem críticos de cinema. Se for pra discutir a interpretação boa ou ruim de um ator ou dizer que a história não tem nem pé nem cabeça é uma coisa, mas de resto vale somente o gosto não? Eu me surprendi com o filme, pois quando li a sinópse não pensei que fosse tão tocante! Foi tocante para mim pela história em si, pois se baseia em algo que pode acontecer num futuro não muito distante. Não vou ficar tentando convencer ninguém das minhas crenças espirituais e científicas, mas o filme é original e o personagem do Nicolas Cage deixou seu filho ir para que pudesse ser salvo, ficou bem claro que era a coisa certa e que os alienígenas angelicais estavam ali resgatando só os escolhidos, ou seja, humanos evoluídos espiritualmente.
    Eu concordo, por exemplo, que “O Dia que a Terra Parou” foi melhor o original que esse último. E “O Nevoeiro”, filme baseado na obra homônima de Stephen King, de 2007, este filme também mostra algo cientificamente plausível e tem um final surpreendente e icrível! Cheguei a ficar com cara de zumbi quando vi o final, sem contar que a trilha que tocava foi perfeita!

    Curtir

  18. caracas!!!!!!!!!!!! eu conheço a biblia, e mais especificamente o Apocalipse e acredito fielmente no livro, e é exatamente por isso que eu nunca assisto filmes que falam do fim do mundo.. dá um pouco de medo.. e esse filme foi incrivel ao relatar tudo oq vai acontecer.

    Enfim, o filme teve alguns furos sim, mas mesmo assim eu achei mto bom… e como já disseram, quem não conhece a biblia realmente não vai entender muito do filme e vai achar o filme ruim.

    e ao Carlos A. O. Correia, muito bom sua descrição. adorei!

    Curtir

  19. Filme decadente, Cage caiu no meu conceito. Centenas, talvez milhares de motivos para não assistir “O Preságio”:

    1º Porque DIABOS ET’s iriam salvar os MALDITOS HUMANOS!!
    2º Os ET’s, no final do filme, SIMPLESMENTE abandonaram as crianças em um planeta – EXATAMENTE IGUAL a Terra!!
    3º Se esse filme realmente teve inspiraçoes bíblicas, caiu 10X mais no meu conceito.

    Resumindo a histrória mais decadente e “trash” que Cage fez. NADAA fazia sentido… ET’s, apoliptico biblico, ciencia( que é BEMM pouco valorizada no filme) etc…

    Curtir

  20. Esse é o melhor filme \o/
    na hora que isso acontecer vou lembrar de você;
    se vc não sabe existem vários tipos de et’s; entre elas uma raça, que tenta ajudar a terra; seu cabeçudo

    Curtir

  21. Esses filmes do gênero apocalíptico-catástrofe, que pegaram carona com 2012 são uma faca de dois gumes, daí surgem várias apreciações, tanto a favor quanto contra.
    Assisti e achei que saiu devendo, o filme usa e abusa em sua trama explosões, mortes, incêndios, etc. Isso chama o público de fato, mas a história chega a irritar com um roteiro que quase cansa (se não fossem as cenas de ação eu sairia e ia embora). O epílogo é aquele do patético-forçado, daí tiro a conclusão que no saldo geral esse filme é bom para DVD ou TV a cabo em dia de chuva e sem alternativas para diversão.
    Cage pisou na bola aceitando esse papel, que “queimou” o filme dele…

    Curtir

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s