A Festa de Babette (Babette’s Feast. 1987)

a-festa-de-babette_1987Esse final de semana me deu uma enorme vontade de ver algum filme bom europeu, escolhi A Festa de Babette. Trata-se de um filme Dinamarquês, com falas alternadas em Francês. Não sei vocês, mas isso funciona como uma limpeza para os ouvidos, no sentido de “ouvir” realmente uma linguagem diferenciada (não diferente). A Europa tem essa bela diversidade que eu adoro… Um filme basicamente sem música, mas a música ecoa no filme o tempo todo…

a-festa-babette_as-irmasA história é sobre duas irmãs que são filhas de um Pastor de um pequeno e humilde vilarejo, que passam suas vidas se dedicando à fé e as renúncias de uma vida mundana.

Parecem freiras! E vivem como tais. Mas há algo nelas para além de verbos e subjetivos; é a expressão facial, a imagem. Estranho e familiar como a imagem consegue, por vezes, dizer mais do que palavras. Uma expressão de devoção, de submissão ao Pai, ao Deus-maior traduzido belamente no pai, esse genético-biológico. Ambas são de uma devoção tal que abdicaram dos prazeres mundanos, mas em absoluto pode-se dizer que com isso abdicaram do prazer em si. Negativo. A expressão delas é o contraste, pois é de pura satisfação; ao mesmo tempo, uma expressão de uma saudade de algo não vivido… é lindo…

a-festa-de-babette-1987_02Babette aparece! E algumas novidades acontecem… primeiramente, essa terceira funciona como um tripê, pois as irmãs amparam Babette e por sua vez, por ela são mais do que amparadas.

Comemoração de 100 anos do Pai já morto. Babette oferece um banquete francês. E que Banquete!!! Pra quem estava acostumada com as comidas humildes do vilarejo, se deparar com as maravilhas da cozinha francesa foi um presente artístico…

As cenas são até engraçadas! rsrsrs De fato, franceses se alimentam de uma maneira muito interessante, acompanhados com vinhos e champagnes de primeira linha, certamente.

Uma lição. Isso que digo desse filme…

Por: Deusa Circe.

A Festa de Babette – Babette’s Feast

Direção: Gabriel Axel

Gênero: Drama, Família

Dinamarca – 1987

Anúncios

3 comentários em “A Festa de Babette (Babette’s Feast. 1987)

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s