BEN-HUR (1959)

ben-hurFala povo!!
Depois da páscoa fiquei motivado em digitar algo sobre um filme que fazia tempo que eu não assistia e quando eu vi o dvd, logo veio o entusiasmo e que definitivamente marcou muitas gerações… Mas eu sei que tem muito cinéfilo que acha que Titanic ou o Senhor dos Anéis foi o colosso definitivo em filmes… ledo engano ou memória curta?!

Este fime, BEN HUR, é p/ quem entende bem a arte de atuar, eis aqui, a descrição e curiosidades:

ben-hur_messalaO filme se passa na época de Jesus Cristo, e conta a vida de um príncipe judeu, que é traído por seu amigo romano e é então escravizado. Ele luta pela liberdade e volta para conseguir a vingança. Em Jerusalém, no início do século I, vive Judah Ben-Hur, um rico mercador judeu. Mas, com o retorno de Messala, um amigo da juventude que agora é o chefe das legiões romanas na cidade, um desentendimento devido a visões políticas divergentes faz com que Messala condene Ben-Hur a viver como escravo em uma galera romana, mesmo sabendo da inocência do ex-amigo. Mas Ben-Hur terá uma oportunidade de vingança!!!

Após uma bem sucedida corrida de bigas, ele começa a se vingar dos que destruíram a vida de sua família. Teores religiosos, inclusive com discretas aparições de Jesus, complementam o tempero desta obra-prima vencedora de 11 Oscar, incluindo Filme e Direção.

Curiosidades…por trás dos bastidores…
Ben-Hur foi uma caríssima produção, que exigiu mais de 300 conjuntos dispersos 340 acres (1,4 km ²). Os US $ 15 milhões da produção foi uma aposta feita pela MGM para salvar-se da falência, a aposta paga quando ele ganhou um total de US $ 75 milhões. Isto aí é p/ ver como os gringos escondiam o jogo hein?!

Atores que negaram o papel de BEN HUR:por incrível que pareça Marlon Brando negou o papel, Bur Lancaster tb negou e Rocky Hudson idem…..

TEOR DO TEXTO:
# Gore Vidal declarou certa vez que o roteiro original previa um relacionamento homossexual entre Ben-Hur e Messala. Como o diretor Wyler sabia que Heston nunca aceitaria interpretar um personagem assim, Vidal sugeriu contar apenas a Stephen Boyd (Messala) sobre esse relacionamento — o que pode ser notado nas interpretações de Ben-Hur e Messala…. Esse Gore Vidal só podia ser ecritor gay….

Barco Romano
A MGM queria que um autêntico barco romano fosse utilizado nas cenas de batalha. Para tanto, contratou um engenheiro que se dedicava à arquitetura romana. Quando ele apresentou o design do barco aos engenheiros da MGM, estes disseram que o barco afundaria, pois era muito pesado… Ainda assim o barco foi construído e, ao ser colocado no oceano, inicialmente flutuou. Porém uma pequena onda foi suficiente para afundar a embarcação. Por causa disso, as cenas foram rodadas em um gigantesco tanque, com cabos prendendo o barco ao tanque.
Após a construção do tanque, era preciso dar à água (que estava marrom-escura) o tom azul-mediterrâneo necessário para que as cenas parecessem reais. Foi utilizado um composto químico que realmente azulou a água, mas também formou sobre ela uma crosta, que precisou ser toda retirada do tanque por operários da MGM.

ben-hur_03Corrida de bigas
8.000 figurantes, em conjunto, o maior filme jamais construída, cerca de 18 acres (73.000 m 2). Dezoito carros foram construídos, com metade a ser utilizada para a prática. A corrida teve cinco semanas para filmar.

CONCLUSÃO
Tudo isto e feito sem computador hein pessoal o que deixa qqer filme de hoje no chinelo…já vi n pessoas ou diretores reclamarem pela falta do micro …uma vergonha!!
Se fosse p/ refilmarem o épico não teria o glamour e sucesso do passado….nem com os atores de hoje…

Diretor/parte final
William Wyler não era um diretor qualquer, era um dos mais perfeccionistas do cinema, exigia todo o potencial de seus atores, não é por acaso que tantos atores ganharam Oscars em filmes dirigidos por ele… E não é de se admirar que seu único filme épico fosse feito à base de tantos problemas. Mas sempre o resultado final dos filmes de Wyler são inquestionáveis !!!!

Por: Ulisses Pereira. Site: Blitz do Bar.

BEN-HUR. 1959. EUA. Direção: William Wyler. Elenco: Charlton Heston (Judah Ben-Hur), Jack Hawkins (Quintus Arrius), Haya Harareet (Esther), Stephen Boyd (Messala), Hugh Griffith (Xeique Ilderim), Martha Scott (Miriam), Cathy O’Donnell (Tirzah), Sam Jaffe (Simonides), Finlay Currie (Balthasar), Frank Thring (Poncius Pilatus). Gênero: Épico. Duração: 219 minutos. Baseado em livro de Lew Wallace.

Anúncios

6 comentários em “BEN-HUR (1959)

  1. Val!!!

    Puxa! EU AMO ESSE FILME…
    Moça, eu choro sempre que assisto… é imperioso demais a cena do vale dos leprosos… e a cena em que Jesus Cristo ordena que dêem água para Ben Hur e outros escravos…

    Arrepio aqui! Juro!
    é lindo… sublime…

    Acho que valeu os 11 Oscars que ganhou!

    *bjos*

    Curtir

  2. Até eu chorei qdo vi algumas cenas e graças a Val pude postar um texto e curiosidades p/ que o povo pudesse apreciar a cada momento.
    Na verdade é um tributo a Charlton Heston e Stephen Boyd
    e um presente ao público deste blog….

    abraços
    Ulisses

    Curtir

  3. Quando assistí pela última vez na grande tela do cinema, foi em 70mm e som estereofônico
    A imagem era fantástica em Cinemascope,tela gigante e curvada,um verdadeiro espetáculo de imagem e som
    Um verdadeiro clássico.

    Curtir

  4. Acabei de assistir! Espetacular!!!! Concordo em grau e gênero com LELLA!!! Se utilizassem todos os recursos que há hoje para refilmarem o filme não ficaria tão maravilhoso quanto foi!!! A cena da corrida de bigas é fora do normal!!!!! Os ângulos utilizados na filmagem, nenhum efeito especial, a cena em que a biga do Ben-hur bate em outra e ele quase cai… é quase inacreditável!!!!!!!! Amei este filme!!!

    Curtir

  5. Pra mim, é o melhor filme que ja assisti até hoje, é maravilhoso,nunca vi nada igual.
    A vida de Jesus passando paralelo ao filme é de fazer qualquer um chorar.
    toda vez que assisto choro sem ter vergonha nenhuma,e assisto quantas vezes for preciso sem enjoar, é como se fosse a primeira vez.

    Curtir

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s