Presságio. Carregado de Simbologia Bíblica

knowing_movieApesar das críticas negativas ao filme, Presságio, acredito que este seja um dos melhores trabalhos realizados sobre o tema apocalipse. Para aqueles que possuem algum conhecimento bíblico sobre o fim dos tempos, o filme apresenta conceitos básicos sobre a sequência de eventos que a Bíblia relata que acontecerão no fim dos dias.

Pelo fato do tema ser complexo, para quem não possui contato com a Bíblia ou algum conhecimento sobre o Livro do Apocalipse, o diretor coloca na estrutura do filme pontos de contato entre o espectador e a realidade atual dos acontecimentos, como as diversas tragédias que são totalmente verídica, a não ser as 3 últimas que são fictícias, mas também utiliza a mesma simbologia que a Bíblia utiliza para trazer o conhecimento (Knowing) sobre o final dos tempos.

O título do filme em inglês Knowing quer dizer “conhecimento” foi traduzido para o português como “Presságio” o que não retrata a proposta do filme pois a menina Lucinda foi avisada por anjos dos acidentes em sequência, ou seja, fatos que aconteceriam, enquanto um presságio é, de acordo com os dicionários, um sinal que se supõe indicar um acontecimento futuro.

O filme como relatei é carregado de simbologia bíblica alguns deles são os seguintes:

Crianças prevendo o futuro: A bíblia relata que nos últimos dias crianças profetizarão alertando as pessoas sobre o fim iminente.

Anjos na Terra: Como em Sodoma e Gomorra os anjos visitaram estas cidades para avisar algumas pessoas e tentar salva-las da catástrofe iminente que se abateria sobre as duas cidades.
Como na sequência em que Nicolas Cage persegue um dos estranhos que lhe cega momentaneamente com uma luz intensa, o mesmo ocorreu em Sodoma quando as pessoas daquela cidade quiseram abusar sexualmente dos mensageiros (anjos).

A pedra negra: A pedra negra era utilizada nos tribunais antigos para dar uma sentença de condenação e uma pedra branca indicava absolvição daquele que estava sendo julgado. O filme por algumas vezes mostra pessoas recebendo pedras negras que significam, no contexto a condenação daqueles que rejeitaram o conhecimento de Deus através dos meios que Deus proveu para avisar toda a humanidade como a Bíblia, os profetas, etc.
No caso de Tedy Myles (Nicolas Cage) depois da morte de sua mulher ele abandonou sua fé, pois seu pai era pastor e provavelmente o ensinou deste a infância o instruiu sobre estes acontecimentos e sobre a fé em Deus.

A Explosão Solar: Uma das pragas finais que a bíblia relata, descreve que o sol subiria sua temperatura em sete vezes, mas não destruiria totalmente a humanidade. Quando da segunda vinda de Cristo, o livro do Apocalipse diz que a Terra será purificada pelo fogo e renovada.

A roda com olhos de Jeremias 1: Numa das sequências Tedy encontra uma figura bíblica retratanto a roda com olhos e os seres viventes que foram mostrados a Jeremias em visão. Alguns estudiosos interpretaram estas viões como contato com visitantes espaciais.

A Árvore da Vida: Na sequência final é mostrada uma bela árvore no centro do que parece ser um grande jardim. A Bíiblia relata que na Terra renovada a Árvore da Vida retornará para a este mundo e os eleitos se reunirão em torno dela uma vez por semana para adorar a Deus na terra renovada.

Uma das melhores sequencias do filme é quando Tedy (Cage) se desespera ao ver que não pode acompanhar o filho pois foi condenado por rejeitar a Deus e a crença na vida eterna. A sensação de desespero destas pessoas também é relatada na Bíblia, elas pedem que as rochas caiam em suas cabeças pois não têm salvação, ou seja, perderam a vida eterna por não tomarem tempo para conhecer a Deus.

Finalizando, acredito que este filme é uma das visões que mais se aproximam do que a Bíblia relata dos últimos acontecimentos deste planeta.

Por: Carlos Alberto de Oliveira Correia.

Anúncios

10 comentários em “Presságio. Carregado de Simbologia Bíblica

  1. evenancio

    Caro Carlos A. O. Correia,

    Sua associação da trama com as profecias do Apocalipse foram estupendas e fenomenais! Parabéns! Eu assisti ao filme e não havia visto por este lado do prisma – na verdade eu também não havia gostado tanto assim – mas depois que li o que você disse preciso concordar contigo.

    De fato, a trama estava muito desamarrada para ter sido tudo desproposital – até porque o diretor deste filme é muito competente para deixar algo inacabado – desta maneira você me ajudou um pouco com os pontos de interrogação que flutuavam em minha!

    Muito bom! Parabéns! Quando sair a versão em DVD irei assistir e, quem sabe, analisar ao meu próprio modo!

    EvAnDrO vEnAnCiO
    http://www.evenancio.com

    Curtir

  2. Li um comentário apenas sobre esse filme e imagino que o rapaz não tenha criatividade assimilativa, pois pra que ir contra algo que foi criado por um homem? O filme é interessante sim, os fatos e acontecimentos que fazem parte da história podem muito bem nos querer fazer parar para uma simples reflexão.

    Curtir

  3. Amigos,
    para quem assistiu “Pressagio” e isso causou-lhes indagações a respeito do Fim dos Dias, peço-lhes que por questão de curiosidade, fé ou até crescimento intelectual, leiam a Bíblia, não se trata de religião e sim do conhecimento da verdade. Acreditem sim em profecias, pois elas estao descritas em toda a Escritura Sagrada que Deus revelou a seus Profetas no decorrer dos tempos, homens tementes e fieis ao único e verdadeiro Salvador Jesus Cristo, que veio habitou entre nós, fez maravilhas e milagres, morreu numa cruz por toda a humanidade, levando sobre si as nossas dores e pecados, nos assegurando a salvação por meio d’Ele, ressucitou e prometeu voltar para buscar a todos os que o aceitarem em espírito e em verdade… “crendo recebereis a coroa da vida dando-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus”. Leia Hebreus 9:28
    A Bíblia nos fala acerca de muitos acontecimentos atuais, tais como, doenças, desamores, filhos contra pais, pais contra filhos, sodomia, pedofilia, mortes, violencia, aquecimento global… A Bíblia já nos tem revelado sobre estas coisas há muito tempo.
    ” 21 Porque haverá uma tribulaçao muito grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá. 22 E se aqueles dias não fossem abreviados, ninguem seria salvo; mas por causa dos escolhidos eles serão abreviados. 23 Entao, se alguém vos disser: O Cristo está aqui! ou: Ele esta ali, não acrediteis. 24 Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, que realizarão grandes sinais e milagres, a tal ponto que se fosse possível enganariam até os escolhidos. 25 Eu vos tenho dito essas coisas antes que aconteçam. 26 Portanto, se vos disserem: Ele está no deserto; não saiais; ou: Ele está dentro da casa; não acrediteis. 27 Porque, assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra até o Ocidente, assim também será a vinda do Filho do homem…
    36 Mas, quanto ao dia e à hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão somente o Pai…
    42 Portanto, vigiai, pois não sabeis em que dia vem o vosso Senhor; …
    44 Por isso, ficai também preparados, pois o Filho do homem virá numa hora que não esperais. Mateus 24:21a44″

    Este filme não é o primeiro e nem será o último a questionar a existencia de Deus, o arrebatamento dos salvos/escolhidos, os sinais dos últimos dias… o mundo prega que podemos ter fé em todas as coisas, que as boas ações nos levam a um lugar melhor e retratam isso numa visão romãntica em filmes e grandes produções.
    Asseguro-lhes que independente de qualquer teoria há apenas uma única verdade:
    Aceitar a Jesus como seu único e suficiente Salvador é a única forma de se chegar a um lugar melhor!
    Pois Ele mesmo, Jesus, nos prometeu esse lugar. A todos que por meio d’Ele crerem em Deus e em Seu amor.
    Mas vocês têm o livre arbítrio, pois Jesus não invade, não obriga, não é ditador, Ele já nos provou o sEu amor ao nos remir em sEu sangue naquela cruz há dois mil anos, Ele é o que é e não precisa ser testado ou questionado.
    A decisão de recebê-lo e viver eternamente, feliz e em paz é somente sua!
    “Pois é por isso que o evangelho já foi pregado também aos mortos… Mas ja está próximo o fim de todas as coisas; portanto, tende bom senso e estai alertas em oração. 1Pedro 4:6,7”
    Arrependa-se de todo o pecado e escolha o bem por meio de Jesus Cristo, Ele te ama e quer salvar a sua alma e te dar a vida, a vida eterna!
    Deus os abençoe!

    Curtir

  4. Interessante sua postura com o filme em questão mas devo dizer que talves vc esteja bem enganado qdo acredita ser um filme retratando o que a biblia ensina como futuro. O ensinamento do filme fala de fim do mundo, sim, mas uma nova vida incitando a inteligencia extraterrestre, contatos com seres de outras dimensoes, ou seja uma bela mistura do biblico e ensinamento terreno atual. O cuidado de dar credito às criações hollywoodianas nos nossos dias deve ser primordial e atencioso, não somos feitos para aceitar tudo q tentam empurrar goela abaixo. O questionamento e confrontamento com a Crença dentro do coração de cada um, e principalmente com oq Deus ensina atraves de Jesus é a chave para não ser simplesmente convencido e domesticado. A verdade é uma só: o mundo jaz no maligno, se não concordamos com isso, não concordamos com a bíblia. Desculpe-me se falo como se fosse dono da verdade, mas não é em nenhum momento a intenção. Escrevo aqui a impressão não de um filme, mas o que tenho visto em grande parte dos filmes de hoje: uma tremenda tentativa de confundir e anuviar a Palavra de Deus no coração e mente das pessoas, e desmoralizar terminantemente o Nosso Salvador Jesus Cristo. Tudo isso acontecendo e nós sentados no nosso sofá com uma bela pipoca e um sorriso no rosto. Isso eh triste.

    Curtir

  5. Lí todos os comentários, cheguei a uma conclusão…
    Na verdade, os filmes retratam muita coisa boa e ruins, aproveitaveis ou não, portanto, é bom que assistimos de tudo um pouco, porque para se saber o que é ruim ou bom, é necessário assistir sim a estes filmes, assim você vai saber diferenciar a todos.
    Eu não creio que o mundo ah de acabar assim como os filmes relatam, creio apenas no que a bíblia ensina, mesmo que eu quisesse, não conseguiria informar a todos como seria o fim dos tempos através dos filmes, pois filmes são filmes, apenas ficções.
    Gosto muito de filmes, principalmente quando se fala desses assuntos, mas, não me prendo a tais crenças.
    Agora, uma coisa é certa, Jesus está as portas, quem abrir, ele com certesa, “se tu permitis”, entrarás e te farás companhia e te guardarás para todo sempre.
    Ele te ama (odeia o pecado, mas, te ama muito).
    Eu vou continuar assistindo a estes filmes, devo ter conhecimento do bem e do mal, pois como farei o bem sem saber o que é mal?!
    Meus amigos, não se prendam a esses filmes, a real verdade está na Bíblia, assista os filmes, mas, leia minuciosamente a Bíblia, lá está a verdade sobre tudo e todos.

    Curtir

  6. Parabéns, caro amigo muito bom e revelador teu comentario peço para que todas as pessoas que lerem este comentario reflita e assista o filme pois realmente é muito proximo da realidade biblica.Que Deus nos abençõe, boa noite e fiquem na paz.

    Curtir

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s