M – O Vampiro de Dusseldorf (1931)

m-o-vampiro-de-dusseldorf_1931“Dusseldorf passa por um momento crítico.  Assassinatos em série assustam os moradores da cidade. Meninas são abordadas, seviciadas e mortas por um homem que desafia a polícia. À busca de pistas, qualquer pessoa pode ser o procurado e, por vezes, inocentes são acusados. A polícia vasculha a cidade enquanto os mafiosos montam uma ‘tropa’ composta por mendigos e trapaceiros. O propósito é encontrar o assassino, antes da polícia. Assim, estariam livres para promover seus ‘negócios’. Um cego, vendedor de balões, tem contato com o assassino. Ele o reconhece através da melodia que o homem assobia. Alertado, um dos componentes da ‘tropa’ escreve com giz um M (Mörder= assassino) na palma da mão, marcando o facínora nas costas. Após uma grande perseguição, os mafiosos capturam o ‘vampiro’ e o submetem a julgamento. O assassino diz ser vítima de seus instintos. E quer que o entreguem à polícia. ‘São mais condescendentes’. A polícia invade o recinto e o salva da morte.” (Fonte.)

GENIAL!!!

fritz-langAqui Fritz Lang nos brinda com um dos raros exemplares de cinema que beira à perfeição!!!

Carregado de figuras sombrias, com uma fotografia que contrasta os sentimentos e intenções dos personagens, fala dos homens que chegam a monstros implacáveis, vivendo em ‘harmonia’ numa sociedade hipócrita e suja, onde, caso paremos para pensar, veremos que o que diferencia o bom do mal é o tipo de poder de que ele dispõe (lembram de ‘Os Infiltrados‘?)…

A cena dele caminhando pelas ruas escuras e assobiando é magistral, uma das mais belas que já vi.

Difícil falar desse filme, difícil mesmo. Por isso vou ser sucinto: Obra-prima!!!

Por: Luiz Carlos Freitas.

M – O Vampiro de Dusseldorf (M). 1931. Alemanha. Direção e Roteiro: Fritz Lang. Elenco: Peter Lorre, mais Cast. Gênero: Crime, Filme Noir, Policial, Suspense. Duração: 117 minutos.

Anúncios

Um comentário em “M – O Vampiro de Dusseldorf (1931)

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s