HOME – Nosso Planeta, Nossa Casa (2009)

HOME_by_Yann-Arthus-BertrandConsumimos em excesso e estamos extinguindo os recursos da Terra. Do ar, é fácil ver estas feridas. O que realmente quero é que as pessoas cujo consumo tem um impacto direto sobre a Terra, percebam a necessidade de mudar seu modo de vida depois de assistirem o filme .” (Yann Arthus-Bertrand).

Sensacional eu diria, mas nem um pouco sensacionalista! O Documentário HOME, Nosso Planeta, Nossa Casa traça um perfil da Terra desde a sua criação até os dias atuais. E que choca com o que a humanidade tem feito com o nosso Planeta, com a nossa Casa, nos últimos 50 anos. Sou grata a Sarah por ter indicado.

Nenhum homem é uma ilha… A morte de qualquer homem me diminui, por que eu faço parte da humanidade; então nunca pergunte por quem os sinos dobram, eles dobram por ti“. (Ernest Hemingway).

No início parece que estamos de volta aos bancos escolares tendo num audiovisual uma aula do surgimento do planeta, dos seres vivos… que nos parece longa, mas é esse um dos pontos chaves do filme: mostrar que agora temos pressa. Sem ao menos questionar para onde essa pressa levará todos nós. Por valorizar mais o supérfluo em detrimento do que nos é essencial. Num apetite voraz e egoísta.

E o filme segue num sobre vôo por partes importantes para esse alerta. Mostrando que o consumir muito mais do que se necessita, termina por um esgotamento da terra, do seu subsolo… Me fez até querer saber mais sobre a política atual do Rio São Francisco. Por ter mostrado também a degradação de outros rios. Não há riqueza que pague o sentar a beira de um rio com sua água límpida vendo peixinhos nadarem. Tive o privilégio de ter visto na minha infância. Até num pequeno córrego que passa atrás do nosso terreno…

Dados ao final do filme:

* 20% da população mundial consome 80% dos recursos do planeta.
* O mundo gasta doze vezes mais em armas do que em ajuda de desenvolvimento de países.
* 5.000 pessoas morrem todos os dias por beber água poluída.
* Bilhões de seres humanos não têm acesso em beber uma água potável e salutar.
* 1 bilhão de pessoas passam fome.
* Mais de 50% do grão comercializado ao redor do mundo é usado para ração animal ou biocombustíveis.
* 40% da terra cultivável é degradada.
* A cada ano 13 milhões de hectares de florestas desaparecem.
* 1 mamífero em 4, 1 pássaro em 8, 1 anfíbio em 3 estão ameaçados de extinção. As espécies estão desaparecendo mil vezes mais rápido do que o ritmo natural de extinção.
* 75% dos produtos da indústria pesqueira estão extintos, esgotados ou em risco de extinção.
* A temperatura média dos últimos 15 anos tem sido a mais alta desde o início de seu registro.
* A calota polar perdeu 40% de sua espessura em 40 anos.
* Poderá haver 200 milhões de refugiados do clima em 2050.

Pela importância do tema o Documentário “Home – Nosso Planeta, Nossa Casa” teve a exibição em vários países no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de Junho) em várias mídias: cinema, televisão, DVD e inclusive pela internet (www.youtube.com/homeproject).

Se no ‘Uma Verdade Inconveniente‘, a mensagem válida veio em frase sobreposta aos créditos finais – Plante árvores! -, em ‘HOME’ o alerta vem durante todo ele. E para nós brasileiros nos motiva principalmente a cuidarmos muito mais dos nossos mananciais. Mas também do Pantanal, das Florestas, dos Manguezais – berçários da fauna e flora -… e tentar impedir que a monocultura da soja não acabe imperando e destruindo tudo mais, assim como a cultura bovina.

Vou querer ter o dvd em casa. Para rever mais vezes. Excelente Documentário! Nota 10!

Por: Valéria Miguez (LELLA).

HOME – Nosso Planeta, Nossa Casa. 2009. França. Direção: Yann Arthus-Bertrand. Produção: Denis Carot e Luc Besson. Gênero: Documentário. Duração: 90 minutos. Baseado no livro “The Earth from Above”, de Yann Arthus-Bertrand.

http://www.home2009.com.br/
http://www.yannarthusbertrand2.org/main.php
http://filmehome.blogspot.com/

p.s: Por terem me avisado num comentário, de que o vídeo com a versão de Portugal, foi retirado do Youtube, eu o retirei do texto. (Em 21/07/09)

Anúncios

32 comentários em “HOME – Nosso Planeta, Nossa Casa (2009)

  1. Acho que o filme se torna um pouco superficial se não mencionar a pecuária. É o erro de muitos filmes grandes a respeito. A destruição que a pecuária faz – ao contrário do que muitos falam sobre “plantar soja faz mais mal” – é imensa e ninguém explora o assunto porque “é papo chato de vegetariano”. Que, infelizmente, é realidade e não dá pra falar de proteger o mundo sem falar disso.

    Curtir

  2. Júlia,

    pois esse dedica uma parte a pecuária sim. Mostrando até o quanto se desperdiça de água para cada kilo de carne.

    Veja-o na íntegra. Não desperdiçará seu tempo.

    Beijo grande,

    Curtir

  3. Assisti o filme e adorei. Passei o recado para todos em casa para que assistissem também. O filme sumiu dos cinemas. Gostaria que vissem na tela grande (como eu vi) e não em DVD. Como fazer para assistir no cinema? Onde?
    ?

    Curtir

  4. Olá
    .
    Excelente !!!
    .
    Fotografias [ do que ainda resta de nosso planeta ] Lindas !!
    .
    Aqui no Rio de Janeiro está passando em Botafogo [ Estação ]
    Está sendo exibido em pouquíssimas salas de projeção.
    Mas está passando em todo o Brasil e mais de 50 países em 14 idiomas diferentes.
    .
    Alguém sabe dizer como consigo em DVD ??
    .
    Abço,
    Katia

    Curtir

  5. Pingback: 10 filmes. 10 pequenas ações que farão do seu 2010 um Grande Ano « Blogbier – Bierboxx. Cervejas Especiais.

  6. adorei o filme, mas deviamos passa em escolas primarias para os alunos se interessarem por assuntos ambientais, pq na verdade os mais prejudicados serão eles.

    Curtir

  7. Adoreii o filme!!! Depois que assistimos começamos a refletir muito e a mudar todo o nosso habito!!
    Foi passado segunda passada na minha faculdade,faço veterinaria e acheii muito interessante,a ponto de tocar nossos coraçoes que se algo nao for feito seremos extintos..
    Eu acho que agora como passa muito filmes no cinema de que o mundo logo acabara,deveriam repasar esse filme no cinema e mais na tv para dar mais conciencia ao povo!

    Curtir

    • Oi Natalia!

      Fico feliz que o filme continue passando em Faculdades. Leve meus Parabéns ao Professor!

      Pois vocês, estudantes, poderão vir a conscientizar mais e mais pessoas.

      E grata por deixar sua impressão!
      Volte sempre!

      Beijo,

      Curtir

    • Se Todos pensarem assim, de fato ele não teria serventia. Agora, se cada um fizer a sua parte, pelo menos iremos melhorar ao redor de onde moramos. E a soma das ações de cidadãos conscientizados também com o meio ambiente, irá melhorando num crescente: rua, bairro, cidade…

      Pense nisso!

      Curtir

  8. ASSISTI O FILME “DOCUMENTÁRIO”, ISSO DEVERIA PASSAR NAS TVS ABERTAS NOS HORÁRIOS NOBRES.
    BASTA DE NOVELAS, BBBS, FAZENDA, ETC…
    O POVÃO TEM QUE CONHECER A REALIDADE DO NOSSO PLANETA.
    O FILME NOSSO PLANETA NOSSA CASA É UM DOS DOCUMENTARIOS MAIS ESPETACULAR JÁ PRODUZIDOS. É UM EXCELENTE MATERIAL DIDÁTICO PARA OS PROFESSORES DAS GEOCIÊNCIAS.
    VALE A PENA PASSAR EM SALAS DE AULAS.

    Curtir

  9. gostei muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito deste filme assisti na faculdade faço gestao ambiental ….faço vc tbm este curso vale a pena…há ja ia min esquecendo assista tbm O FILME A AMOZONIA EM CHAMA muiiito bom fala um pouco da vida de Chico Mendes obrigado a todos…

    Curtir

  10. Para quem assistiu ao filme tenho a certeza de que muito acrescentou aos seus conhecimentos. Nós seres humanos que nos julgamos tão sábios estamos destruindo o nosso planeta e consequentemente o futuro das pessoas que amamos, pois serão eles (filhos/sobrinhos/netos/tios/crianças…) que enfrentarão as mais diversas revoltas da natureza. Não precisamos ser doutores na área do meio ambiente para identificarmos o quanto estamos degradando e desvalorizando o meio ambiente. O mínimo que podemos fazer em nossas casas é separar produtos que servem para reciclagem, fazer compostagem, reutilizar a água da máquina de lavar para limpar as calçadas entre tantas outras ações. Enfim tentar fazer com que outras pessoas façam a sua parte também. Pensem que hoje “ainda” possuímos água potável, mas, e amanhã? Vamos nos unir aqueles que possuem boas idéias e ajudá-los a colocá-las em prática. Vamos parar de pensar que é apenas um problema que os políticos devem resolver sozinhos, este é um problema da HUMANIDADE.

    Curtir

  11. Valéria, senti o mesmo impacto quando assisti este documentário: SENSACIONAL! Deveria ser distribuído em todas as escolas do país, pois só conseguiremos mudar o destino do mundo se a próxima geração for melhor do que a nossa. Lamentavelmente, o que vemos é um governo que apóia o desenvolvimento a qualquer preço e que continua estimulando a destruição da Natureza e a devastação da Amazônia, seja com a aprovação do novo Código Florestal Ruralista, seja nas giga-obras de engenharia, tais como a Transposição do São Francisco, seja com as imensas hidrelétricas da Amazônia. Eu conheci o Velho Chico pessoalmente, e posso afirmar que sua situação é trágica, assim como a maioria de nossos recursos hídricos. Por isso, talvez seja, sim, hora de sermos PESSIMISTAS, pois não vejo saída para nosso pobre e maltratado planeta. A ambição e a ganância descontroladas nos levarão à desgraça de viver em um mundo muito pior do que qualquer fantasia de cineastas foi capaz de conceber: algo como o planeta de MAD MAX… e nossos filhos herdarão essa Terra que “não é herança de nossos pais, mas um empréstimo de nossos filhos”… como devolveremos esse empréstimo???

    Curtir

  12. Pingback: Água – Uma Fonte Esgotável. Vamos Economizar! | Diário de Bordo de uma Cadeirante

  13. Pingback: Que a Samarco Pague pelo Grande Desastre Ambiental que Causou! | Diary de uma Cadeirante Cinefila

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s