Intrigas de Estado (State of Play)

state-of-play_posterOs fins justificando os meios? Ou, qual é a linha que separa a Ética pessoal da profissional? O poder cega? O que o dinheiro não compra? O ‘Parem as prensas!’ serão na espera de um grande furo, ou engavetar reportagem? Essas, são apenas algumas das indagações nesse sensacional filme. Agora, aos fãs de blockbuster, melhor assistirem outro filme. Pois ‘Intrigas de Estado‘ é um longo e detalhado filme sobre os bastidores da notícia. Num influente jornal.

Investigação, e de jornalismo ainda por cima, já é um grande motivo para mim assistir um filme. Ainda mais quando traz um fato da história que ainda não acabou de tudo. Lembram da Invasão do Iraque? Se na época todas as argumentações já eram despropositadas, em ‘Intrigas de Estado‘ terão um panorama das reais intenções em porque levar as últimas consequências. Mas que sentar base por lá, infundir o terror na população estadunidense, era o grande alvo.

O Alerta Laranja era o carro chefe da propaganda das grandes corporações que lucrariam com isso. Para quem viu o ‘Duro de Matar 4‘, teve uma prévia. Ok! De um jeito bem descompromissado. Mas estava lá numa fala entre os dois personagens principais. Em se tratando de propaganda muito bem feita para conseguirem seus intento – grana alta -, em ‘Sicko – $O$ Saúde‘ poderão ver uma monumental lavagem cerebral.

russel-crowe_in_state-of-playEm se tratando de tentar calar alguém, com uma campanha de difamação, terão uma importante mostra, em ‘O Informante‘. Lá, era o personagem de Russell Crowe quem sofria as agruras. Nesse, ele é o repórter investigativo que tenta conciliar seu lado ético na profissão, com a defesa de seu amigo Deputado, o personagem de Ben Affleck. Esse me surpreendeu nesse papel. Confesso que fiquei reticente no início. O achando com uma carinha jovem para o personagem. Mas ele saiu-se muito bem. Do Crowe, nem precisava dizer. Ele é muito bom! Mas não posso deixar de registrar que adorei a cabeleira dele.

Por falar em jornalismo… Abrindo um parêntese para um registro atual, e nosso. O de não ser exigido mais diploma em nível universitário para essa profissão. Se alguém quiser ler se isso foi um avanço, ou um retrocesso, convido-os para lerem esse artigo: JORNALISTAS, O JORNALISMO E A DIFERENÇA QUE UM DIPLOMA FAZ.

De início, o personagem do Russell Crowe, mostrou-se contrário ao avanço que é de um jornalista blogueiro. Puro Preconceito. Por conta da velocidade da informação no ar, achava que não havia uma longa investigação na apuração do fato. Mas a personagem da Raquel McAdams mostrou a ele que fazia sim. Que não fazia uma investigação de campo como ele, mas do seu jeito, ia atrás dos dados. E mostrou-se aberta aos seus métodos. Com sustos em situações de perigo, ela foi aprendendo ao longo do caminho.

helen-mirren_in_state-of-playTodos os personagens, com longas ou curtas aparições, estão muito bem. Destacando a Chefe da Redação, personagem da Helen Mirren, que lhe caiu bem. Num belo conjunto de beleza elegante e de inteligência impessoal. Alguém que será pressionada a parar as prensas…

Mais do que descobrir quem matou aquelas pessoas, por trás de tudo está o controle na privatização da Segurança do Estado (nação). Bilhões de dólares anuais que estão em jogo. É, não deixa de ser um aterrador joystick.

O filme é meio claustrofóbico por ter muita investigação noturna. Também senti a falta de um gravadorzinho de mão neles. Mas que nada compromete a trama. Filmaço. De querer rever. Eu recomendo. É excelente. Arrepiando nos créditos finais.

Por: Valéria Miguêz (LELLA)

Intrigas de Estado (State of Play). 2009. Inglaterra. Direção: Kevin Macdonald. Elenco: Russell Crowe, Ben Affleck, Rachel McAdams, Helen Mirren, Robin Wright Penn, Jeff Daniels, mais. Gênero: Crime, Drama, Suspense. Duração: 127 minutos.

Anúncios

6 comentários em “Intrigas de Estado (State of Play)

  1. Pingback: Contágio (Contagion. 2011) « Cinema é a minha praia!

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s