Tartarugas Podem Voar (Lakposhtha hâm parvaz mikonand. 2004)

tartarugas-podem-voarTartarugas Podem Voar‘ é um filme que traz um documental da insanidade de uma época, e que é bem atual. Que dói na alma. Que enoja em saber dos requinte cruéis dos fabricantes de minas terrestres. De mostrar a bestialidade em soldados estuprando uma adolescente. De que, principalmente crianças, são meros danos colaterais, totalmente sem significância para os fomentadores das guerras.

Para quem viu ‘Caçadores de Pipas‘, ou leu o livro, já tem uma noção de uma diferença étnica naquela região do Oriente Médio. Refiro-me aos Curdos. Que em períodos de guerra, tentam sobreviver como em guetos. Isso quando não são dizimados. Em ‘Tartarugas Podem Voar‘ a trama se passa num acampamento curdo. De um lado, uma forte fronteira a lhes barrar entrada, a Turquia. E saindo dali, o forte preconceito dentro do Iraque.

Aqui se ve um grupo de crianças tentando sobreviver nesse mundo inóspito. Cruel, melhor dizendo. Como ganha pão: o desarmar minas terrestres que serão revendidas no mercado negro. De lá, alcançarão um preço muitíssimo maior, e que não será repassado a essas crianças. São elas que correm todos os riscos. São mutiladas no corpo e na alma.

princesa-diana_contraria-as-minas-terrestreA atualidade está carecendo de uma outra Personalidade como a Princesa Diana. Que ajudou a acordar parte do mundo para essa vil arma. E que eu quero falar mais sobre as minas terrestres, antes de voltar a análise do filme.
A maior indústria de minas do mundo encontra-se nos Estados Unidos, a Claymore Inc. Fabricam um tipo de mina cuja função é destruir e cauterizar logo após a explosão, os membros inferiores dos elementos atingidos, mutilando sem matar. Este artifício é feito de forma que o alvo não venha a morrer por hemorragias, e sim permanecer vivo, acordado, e sentindo dores pela maior quantidade de tempo possível, de forma a quebrar o moral da tropa em seu avanço. Além disso, serão precisos dois homens para carregar o ferido, diminuindo o número de soldados para combate“. Tem mais aqui.
Três fatores essenciais contribuíram para a criação do Tratado de Proibição de Minas Antipessoais (Tratado de Otawa, que entrou em vigor em Março de 1999, assinado por 153 países; no qual os governos signatários se comprometeram a remover, num prazo de dez anos, todas as minas existentes dos seu territórios): os mortos e feridos causados pelas minas terrestres em todo o mundo, a contribuição de alguns países, mas sobretudo, a mediatização do flagelo pela Princesa Diana“. Tem mais aqui.
Março de 1999… Dez anos se passaram e… E os Estados Unidos desenvolveram um novo tipo de mina. Chamado de spider (aranha), o artefato seria uma alternativa às minas tradicionais proibidas pelo Tratado de Ottawa, pois pode ser detonada por controle remoto.

A história se passa às vésperas da ocupação norte-americana no Iraque. Com isso, os adultos estão preocupados em tentar saber notícias externas pela televisão. Para tal fim, contratam um dos jovens para conseguir uma antena parabólica. Ele é o Satélite, quase um menino ainda. Tem esse apelido porque um dos artigos que vende, são as antenas.

É um líder entre todos, adolescentes e crianças, e muito estimado. Que acaba se encantando por uma adolescente, Agrin. Ela, o irmão e uma criança vieram se juntar ao local, mas não se integram ao grupo. Trazem um segredo de um passado recente. Satélite tentará quebrar essa barreira. Apesar de todo o flagelo, ele tenta passar calor humano.

É um filme que poderia ser passados nas Escolas. Numa tentativa de não virarem adultos egoístas. O mundo urge num desarme-se maior. Se as mentes de muitos adultos já não tem como melhorar, que seja ensinado as crianças os reais valores.

Tartarugas Podem Voar‘ é um excelente filme! O qual eu tornaria a ver, mas não no momento. É muito triste, pela história, pela estupidez dos humanos.  E gostaria muito que muitos assistissem. Ele traz uma maldade que poderia ser evitada.

Por: Valéria Miguez (LELLA).

Tartarugas Podem Voar (Lakposhtha hâm parvaz mikonand /Turtles Can Fly). 2004. Irã / Iraque. Direção e Roteiro: Bahman Ghobadi. Elenco: Soran Ebrahim (Satellite), Avaz Latif (Agrin), Saddam Hossein Feysal (Pashow), Hiresh Feysal Rahman (Hengov), Abdol Rahman Karim (Riga), Ajil Zibari (Shirkooh). Gênero: Drama, Guerra. Duração: 95 minutos.

Anúncios

6 comentários em “Tartarugas Podem Voar (Lakposhtha hâm parvaz mikonand. 2004)

  1. Sou professor de Sociologia no Ensino Médio e gostaria de registrar minha opinião a respeito do filme e da discussão proposta neste veículo.
    Acredito no ser humano e em seu potencial de transformação, mas para isso o exercício do debate e da discussão deve ser prioridade. A humanização só pode ocorrer a partir das experiências e para isso a educação possui um papel elementar, uma sociedade que valoriza o debate apoia a formação humanitária. Abaixo a educação tecnicista, salve a educação humanística.
    Obrigado.

    Curtir

    • Oi Douglas!

      Eu fico muito feliz quando um Professor participa do Blog!
      Até porque fica uma esperança que levará alguns dos filmes para a Sala de Aula. E depois, conversar com os alunos sobre suas impressões.

      Como eu sempre digo, precisamos fazer com que os jovens vão retirando os preconceitos de si, que se conscientizem que deveriam mais pensar no ‘nos’, do que no ‘eu’.

      E Douglas, também gosto de trocar impressões aqui no Blog.

      Volte sempre!

      Curtir

  2. Eu vira este filme numa sala e fiquei maravilhado, muito duro, muito certo, e com uma estética excelente.

    É um filme que poderia ser passados nas Escolas

    Quando consegui uma gravação, passei-no na escola.

    Curtir

    • Gregorovius,

      Em alguns sites, o Dvd do Filme ‘Tartarugas Podem Voar’, se encontra indisponível. Só nesse aqui – http://www.arenadvd.com.br/arenadvd/product.asp?pf_id=IM87939&dept_id=7 -, que tem para vender.

      Mas acredito que você não se encontra no Brasil, dai o site não não o ajudaria nesse seu querer: levar o filme para sala de aula. Agora, se por aqui no Brasil, o dvd do filme já chegou, verifique de onde teclas. Ou até nas Locadoras dai.

      E saiu do WordPress? Vi lá no Fórum que seu perfil está como inativo. Se saiu mesmo, será uma pena. Pois você tem feito um belo trabalho por lá! Ajudando muita gente. Inclusive, a mim 🙂

      Ficarei na torcida que volte! E por aqui, também!
      Saudações Cinéfilas,

      Curtir

  3. Já tenho a gravação. Já passei esse filme. Talvez não escrevi correto (sou galego).
    Não saí do fórum, essa etiqueta “inactivo” está errada case sempre.

    Ate “ver”, lá no fórum ou aqui 🙂

    Curtir

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s