Madagascar (2005)

madagascarZoológico de Nova Iorque. Não é melhor do que o de San Diego, na Califórnia. Mas é um clássico. Nele habitam bichos especiais, artistas do entretenimento. O leão Alex, egocêntrico e folgado. A zebra-macho Marty, ponderado, sonhador e em plena crise de “meia-idade”. O hipopótamo-fêmea Gloria, vaidosa, temperamental, uma top-model da gordura. Melman, a girafa-macho hipocondríaca e totalmente surtada. Além do quarteto de pingüins, estes politicamente incorretos e terroristas. Ah, e a dupla de macacos, uns sacanas.

Em pleno aniversário da zebre, ela se descobre presa e sem perspectivas. Decide acompanhar os pingüins em uma fuga do Zôo. Os demais colegas são contra. Seqüência hilariante de animais no meio de Nova Iorque. Para quem não conhece é a mesma perspectiva de um mineiro de Governador Valadares andando pelo Times Square, o ringue de patinação do Rockfeller Center, a 5ª Avenida e finalmente: a Estação Central. Um deslumbramento daquilo que nunca viu, diante do que sempre ouviu falar. Ah, detalhe, eles se comunicam entre si, mas com os humanos, só rugidos. Igualzinho ao brasileiro desqualificado que muda para a América

Após uma comoção social breve, eles são enviados para a África. Em caixotes. A chegada na praia é muito boa, aqui o filme melhora para a crianças e piora para os adultos. Mais ação e menos diálogos e sacadas. Estamos em Madagascar. Ilha ao leste da África do Sul, banhada pelo quente Oceano Índico. Habitada por lêmures –proto-símios um degrau abaixo dos macacos- e pelas fossas, animal semelhante a hienas, que caçam os bichinhos. De começo, uma festa rave. Piadinha deslocada sobre o ectasy. Mas tudo bem.

A chefia e o conselho dos lêmures é sensacional. A história paralela dos pingüins, também. Aliás, quando eles e os macacos aparecem, ambos roubam completamente as cenas. São imprevisíveis e muito, muito inteligentes. Agora a questão é: a sobrevivência e adaptação ao novo meio. O leão Alex é o mais revoltado. Sem suas mordomias, vai se transformando. O pelo fica eriçado, o olhar se perde e como um dos topos da cadeia alimentar, tudo que vê se resume a um bife.

Entre a fome arrasadora que toma conta dele e a amizade entre Alex e a zebra, este primeiro opta por se isolar. Vai para o inóspito ambiente das fossas. Com o retorno do navio, habilmente conduzido pelos meus heróis –os pingüins, claro- os companheiros irão buscá-lo. Neste ínterim as caçadoras estão de tocaia. Aí Alex mostra seu verdadeiro eu. O gatão, o grande predador, o felino-mestre. Ótimas cenas.

Vários momentos são referências explícitas a outros filmes, tais como “Carruagens de Fogo” e suas músicas. Isso encanta o cinéfilo mais atento. O final é muito bom, surpreendente e bem colocado. Não é um filmaço de animação como “Shreck” ou “Procurando Nemo”, mas diverte e entretém.

O que há de bom: os desenhos antropomórficos, têm dedo de brasileiro, e hiperrealistas
O que há de ruim
: muitas falas e piadas do american-way-of-life, inacessível a grande maioria
O que prestar atenção: leões raramente comem peixe, mas como todo gato gosta disso, um sushi tem lógica…
A cena do filme: a loucura de Alex ao ver comida até nos seus grandes parceiros

Cotação: filme bom (@@@)

Por: COBRA.

Anúncios

16 comentários em “Madagascar (2005)

  1. Esse filme e ridículo!!!Uma vergonha…Nem a criança + alegre do mundo consegue rir por 30s nakele filme!!!Uma história xata,cansativa,personagens sem graça…Mas faze oq… Tem gente k gosta.

    Curtir

  2. Veja a minha lista de 10 melhores filmes:
    1º Madagascar 1 e 2
    2º Piratas do Caribe (Todos)
    3º Shrek 1 e 2 (O terceiro eh uma porcaria!!!!!)
    4º A Era do Gelo (Todos)
    5º O Bicho Vai Pegar
    6º Procurando Nemo
    7º Os Incríveis
    8º Ratatouille
    9º O Sexto Sentido
    10º Ta Chovendo Hamburguer

    Curtir

    • Oi Wanderson!

      Da sua lista, eu não vi o 5º, o 7º e o 10º. Os outros, eu também gostei.

      —————

      Gente!

      Fiquei curiosa… se teria passado Madagascar na tv 😮 pelos posts seguidos…

      Curtir

  3. eudsojdsaaourfsdafdsa0zerosmzsemcriatvidadedescopakdfsodemumatanaosdesenhosdeformafdsataoamfsdalfdaeitaquenotacvscscakofsdakmfopasdmvascsaaaaaA??????????????

    Curtir

  4. Esse filme madagascar eh chato sem graça e nada ve naum asistam eu recomendo esta porkaria para os retardados que gostam de dar risadas e soltar alguas desgraças sem graça e com poucos momentos engraçados deveria mudar o nome para “merdagascar” pois tem um humor inacessivel para todo mundo………………………… ABRAÇOS!!!!

    Curtir

  5. O filme é muito sem grassa , não tem NENHUMA qualidade !!! Faltou um pouco de grassa no filme que eh um descaso com o espectador que espera um enredo forte e uam dra média engrassada !!! O filme não desce , e sem grassa . As piadas são tão bobas , sem graça . É por causa dos animais que fikaro uam m e r d a !!!

    Veja a lista de coisas que tão faltando no filme:
    – um enredo fOrte e uam dra média engrassada !!!
    – cenas que deveriam cAtivar o pÚ blicO com sacadas inu sitadas e recheadas de dra média e pura ficção româncientifica !!!
    – parar de fika ba ten do na mesma TÉcla ateh o fi nal !!!
    – piadas engrassadas e extremamente ar ti fi ci a is !!!
    – um fi nal es ti ca do com momentos engrassados , di ver ti dos e criativos para 30 minutos !!!
    – roteiro interessante !!!
    – uam estréia nos EUA adiada para : 2 de janeiro de 1994
    – uam estréia no brasil adiada para : 10 de janeiro de 1994

    E pronto !!!! Hahahahahahahahahaha …

    abraços

    Curtir

  6. “MADAGASCAR” é muito bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E claro que não chega aos pés de “Monstros S.A.”, Nem de “Shrek” e Nem de “A Era do Gelo”. A minha nota é: 8 só não leva 9 nem 10 pois as cópias dubladas perdem um pouco da graça verdadeira em relação ao original.

    Curtir

  7. EU AMO MADAGASCAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! O problema é que o filme não chega nem um pouco aos pés de “Toy Story”, nem de “Os Incríveis”, nem de “Shrek”, nem de “Monstros S.A.”, nem de “A Era do Gelo”, e nem de “A Fuga das Galinhas”. Mas consegue garantir umas boas risadinhas.

    Nota: 7 só não leva 8 nem 9 e nem 10 porque foi uma pena que quando eu entrei no cinema assisti a uma cópia dublada, o elenco é péssimo, as vozes não combinam. É isso!

    Curtir

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s