Encurralado (Duel. 1971)

dueloficial

Um tipico “road movie” – de enredo simples, cenário básico: 1 estrada e 2 automóveis. Porem desta simplicidade nasceu um filme para TV que virou referência para inúmeras cópias e remakes para tv e cinema , mas que nunca serão brilhantes como este.

Foi o primeiro longa-metragem de Steven Spielberg (então com 25 anos) realizado para a televisão. O resultado foi surpreendente. Spielberg usou a forma direta de narrar uma história, com planos rápidos e montagens mais rápidas ainda, semelhantes aos filmes de televisão que assistia quando criança. Desde então Steven Spielberg virou o mago hollydiano, porem nem sempre devidamente reconhecido.

Todo o cenário, perseguições e os finalmentes são as estradas semi desertas da Califórnia. David Mann (Dennis Weaver) está dirigindo seu carro pelas rodovias da Califórnia e sabe – se la porque começa a ser importunado por um motorista de um gigantesco caminhão, que parece querer brincar de pega – pega. O que parece ser apenas mais um motorista engraçadinho , acaba por fazer David lutar por sua vida para escapar do lunático no volante, porque lentamente a aparencia da carroceria caminhão vai tornando – se um monstro de ferragens velhas, feias, barulhantas que nao dará a minima chance de David escapar. É uma mudança muito sutil, mas enervante.

Em nenhum momento do filme é possível ver quem é o lunático motorista, mesmo em paradas de posto para abastecer, ou algum close da cabine do motorista do caminhão e David mal tem tempo para novo folego e uma nova fuga. Em pleno desespero pela sobrevivência, David segue por uma estrada ate a beira de um precipício onde consegue desviar o carro, mas o caminhão, que em alta velocidade, ultrapassa a barreira de segurança, despenca pelo abismo e a maquina assassina vira destroços.

E a identidade do motorista? Ninguém sabe. Se ele morreu? Bem apesar do esfarelamento do caminhão, isso também ninguém fica sabendo. Mas David sobreviveu. E os telespectadores idem. Haja unha para roer! Então é necessário uma bacia enorme de pipoca para essa emoção.

É um classico
É um cult
Recomendadíssimo!

Encurralado (Duel. 1971)
Direção: Steven Spielberg

Roteiro: Richard Matheso (parceria merecida)
Elenco: Dennis Weaver, Lou Frizzel, Jacqueline Scott
Gênero: Ação, suspense, terror
Duração: 90 min, colorido, EUA

por Cris Barros

Anúncios

9 comentários em “Encurralado (Duel. 1971)

  1. Olá pessoal! Dentro de algumas semanas vocês não precisarão mais ficar procurando pelo filme “Encurralado”; estarei disponibilizando aos amantes deste clássico e a qualquer um que realmente curte filmes de qualidade. Atenção:
    1) Cópia em Dublagem original, isto mesmo, dublagem original, não aquela que foi feita quando do lançamento do filme pela Universal em DVD.
    2) O DVD virá com um case(estojo) todo bem feito.
    3) A imagem do filme é ótima e em estéreo.
    Portanto aguardem com ansiedade.
    Se quiserem fazer um contato: elderexpress@yahoo.com.br
    Abraços a todos.

    Curtir

  2. Caramba!!! Lembro desse filme. Cheguei no cinema com meu irmão no meio do filme e ficamos pra próxima seção pra assistir o começo. Achei que cinema era assim.

    Curtir

  3. Na realidade, o dois esta sendo, viu, gravado, po cara, nom son pon-duro, eles tem pena cara, do dinheiro.
    Xa disse pro filho chama ali no link quando terminarem.
    grato.

    Curtir

  4. Pingback: RELATOS SELVAGENS (2014). Rindo da Própria Desgraça! | Cinema é a minha praia!

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s