À Procura de Eric (2009). Em vez de um Divã, Fumou um Baseado

É! Já iniciei com um baita spoiler nesse subtítulo que coloquei. Sorry! Confesso que não resisti. Até por querer que muitos mais vejam ‘À Procura de Eric‘. Um filme que para muitos passaria batido. Cheguei a cogitar em avisar que o meu texto seria proibido para menores de 18 anos. Mas a censura dada ao filme é de 14 anos. Então…

Nunca fiz, nem faria uma apologia as Drogas. Como também não vejo graça em se drogar. Mesmo para o exemplo do personagem desse filme. Falo dele já. O lance é que sendo um filme o grande propósito é nos entreter. Assim como eu amei e recomendei ‘O Barato de Grace‘, também o faço com esse. Dois que buscaram uma saída em algo politicamente incorreto, mas que não deixa de ser uma diversão garantida.

Creio que o pessoal da área Psico se forem cuca fresca também irão gostar. Deixo claro que sou à favor de uma Terapia com um Profissional. E aos menores de idade: não entrem nesse mundo das drogas. Poderá ser um caminho sem volta. Mesmo sendo maconha, melhor não entrarem nessa.

Em ‘À Procura de Eric‘ temos no próprio um surto. Que só com o desenrolar do filme que descobriremos o que foi a fagulha que desencadeou o surto. É! Ele já vinha acumulando cargas… que represadas um dia vem à tona. O de se comparar com alguém muito querido do seu passado, foi o motivador. E ai é que está: o ego não aguentou. Nesse lance pinta até algo machista: de que para ele, ela não poderia estar tão bem, e ele um caco. Homens!

Se o Ego está no chão… um ‘nobre’ alter ego fora a solução.

Após o surto seus amigos carteiros tentam ajudá-lo. ora animando-o com piadas, ora com lições de livros do tipo auto-ajuda. E sempre presentes. Essa parte o filme também valoriza a amizade. Mas sem querer invadir a privacidade dele, eles não poderiam ajudar na raiz do problema.

Eric foi perdendo o controle da sua vida, da sua casa… Nela, só não reinava um caos total porque o quarto dele era uma ilha de limpeza em meio a tanta sujeira. Seus dois enteados não queriam nenhum tipo de responsabilidade. Pior! Um deles se vende por muito pouco ao líder da gangue local.

Então numa de aliviar a tensão Eric pega escondido no quarto do filho um baseado. É quando surge seu ídolo maior: o jogado de futebol Eric Cantona. Esse fora um grande artilheiro do seu clube favorito: Manchester United’s. Cantona tinha como alcunha: ‘The King’.

Bem, como citei lá no início para um tête-à-tête comigo mesma eu não iria mesmo me drogar. Mas para quem curte a ervinha… pode ser um caminho. Eric no passado já dera indícios que não aguentava pressões… Talvez por isso escolhera uma profissão metódica, que exigia muito mais força física que uso do raciocínio. Sem desmerecer aqui a Profissão de Carteiro, ok?

A conversa entre os dois Eric é de rir muito. Usam e abusam da psicologia-das-frases-feitas. Até que uma encaixa na busca pela solução. Ai é a vez do Eric, carteiro, tentar por ajuda dos amigos. Todos torcedores fanáticos e companheiros de copos. É quando Eric toma de vez o controle de sua vida, de sua casa… e com um ego remoçado.

Tal como em ‘O Barato de Grace’… esqueçam o politicamente correto¹, pois o filme é ótimo! Não deixem de ver!

Por: Valéria Miguez (LELLA).

À Procura de Eric (Looking for Eric). 2009. Reino Unido. Direção: Ken Loach. +Cast. Gênero: Comédia, Drama, Fantasia, Esporte. Duração: 116 minutos.

(¹) – Quando fica dando voltas, sem condições de encontrar uma solução, melhor pedir ajuda de um Profissional.

Topo.

Anúncios

Um comentário em “À Procura de Eric (2009). Em vez de um Divã, Fumou um Baseado

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s