Surpresa em Dobro (Old Dogs). 2009

Adoro Comédias. De nem me preocupar muito com o teor da estória antes de assistir. É que por vezes a vontade é mesmo de rir muito e só. Nessas horas que venham os clichês, o pastelão… o que eu quero é que o filme me faça até gargalhar. Assim, às vezes em vez de rever uma já Clássica eu dou uma chance para os filmes mais recentes. Bem, em alguns filmes eu até acerto: diversão garantida. Já noutros decepção total. Agora, tem também os que pelo menos uma cena ficará memorável por um tempo. Mesmo ela não tendo mostrado algo novo. Mas que pela cara do ator a cena até torna-se uma novidade. Falo dela mais abaixo.

O que me motivou mesmo a assistir ‘Surpresa em Dobro‘ foi a dupla: John Travolta (Charlie) e Robin Williams (Dan). No mínimo algo inusitado. Pelo menos não lembro se já atuaram juntos em outro filme. Vê se haveria química… Bem, durante o filme não pensei se um com outro ator sairia melhor. O que seria indicativo que a dupla deu certo. Mas não fizeram nada além de uma mediana atuação. Bem, pode ser que em outro filme ambos batam um bolão como Nicholson e Freeman em ‘Antes de Partir‘. Depois, outro lance me fez até ir conferir o ano em que nasceram. É que no filme os personagens são amigos de infância. Fazem dois quase sessentões, um dos grande motes desse filme. Para mim o Robin Williams era bem mais velho, mas a diferença entre ambos são de três anos. Não há preconceito de minha parte, mas é que o semblante do Travolta aparenta ser bem mais novo.

Seus personagens optaram por não terem filhos. Charlie é bem mulherengo. Ou, já foi. Ambos estão sentido o peso da idade. Das dores que surgem… Preferindo uma gama de comprimidos diários à prática esportiva. Até caminham pelo parque, mas quase perdendo o fôlego. Dan mora num Condomínio onde é proibido a entrada de crianças. Eu já tinha visto de animais. Charlie mora num apartamento moderno e luxuoso. Gosta de objetos caros. Vive com seu velho cão. Dan é por demais metódico, onde filhos só iriam estressá-lo. Diferente de Charlie, é bem tímido.

Lugar comum ou não, o fato de uma longa amizade entre personalidades opostas é digno de nota. Ambos se complementam. E não deixa de ser algo raro. Ainda mais nos dias de hoje onde a vida atribulada acaba afastando as pessoas.

Além de velhos e grandes amigos, os dois são sócios. Perto de fecharem um grande negócio com um grupo japonês – que viria como um prêmio aos trinta anos de carreira -, têm suas vidas em xeque. Tudo por conta de terem que tomar conta de duas crianças por duas semanas. Elas são filhos de Dan, que ele toma conhecimento assim, de repente. Frutos de uma bebedeira. A mãe, Vicki (Kelly Preston), por conta de uma causa ecológica terá que passar esse tempo na prisão. Quem ficaria com as crianças seria sua amiga Jenna (Rita Wilson). Mas o desastrado do Dan a hospitalizou.

Assim, Zach (Conner Rayburn) e Emily (Ella Bleu Travolta), além de tentarem se aproximar do pai farão com que Dan e Charlie reavaliem seus reais valores na vida. É! Crianças não deixam de trazerem uma mudança na vida de alguém. Que naquela altura da vida elas trariam era uma revolução para ambos. São até confundidos como avós das crianças.

Há filmes onde os coadjuvantes acabam roubando a cena. Quando não salvam todo o filme. Nesse até teve coadjuvantes com tradição nessas aparições. A Rita Wilson que eu já citei, mais tem também a Ann-Margret, Matt Dillon, Bernie Mac… Eles até que poderiam terem roubado a cena. Mas com certeza esse filme é do Seth Green. Sua atuação sobressaiu-se aos demais. E a tal cena que eu citei no início vem embalada por essa música, mas cantada por ele, o personagem de Seth – muito boa a cena:

Ralph (Seth Green) é o estagiário da firma de Dan e Charlie. Quando vejo estagiários nos filmes me pego a pensar se eles são uma “evolução” dos escravos. Os chefes abusam deles como poderão ver também em ‘À Procura da Felicidade‘ e ‘O Diabo Veste Prada‘, só para citar dois exemplos. Em ‘Surpresa em Dobro‘ Ralph está muito afim de comprovar a sua competência. E terá seu dia de libertação ao chegar no Japão… onde lembrei de uma cena em ‘Encontros e Desencontros’.

Mas confesso que o que me encantou mesmo nesse filme foi o cenário. Nossa! Paisagens deslumbrantes, assim como o urbanismo de Nova Iorque e Tóquio idem. Além da ótima trilha sonora. O filme até me fez sorrir. Mas melhor deixar o filme chegar na tv. Esse parece mais que o Travolta participou para apresentar a sua filha – Ella Bleu Travolta -, a nós, e aos demais diretores de filmes. Aliás, ela também é filha da Kelly Preston fora das telas.

Por: Valéria Miguez (LELLA).

Surpresa em Dobro (Old Dogs). 2009. EUA. Direção: Walt Becker. +Elenco. Gênero: Comédia. Duração: 88 minutos.

Anúncios

7 comentários em “Surpresa em Dobro (Old Dogs). 2009

  1. Trilha Sonora de ‘Surpresa em Dobro’:

    01- Opening scene/montage – You’ve Been A Friend To Me – Bryan Adams
    02- Miami – In Rhythm – Alex Torres and His Latin Orchestra
    03- Meets Vicki – Quema Tu Amor – Clippers
    04- Miami – Papi Papa – The Latin Brothers
    05- Miami – Kasongo Boogaloo – Ricardo Lemvo
    06- (unknown scene) – Happy Together – Garry Bonner and Alan Gordon (originally performed by The Turtles)
    07- (unknown scene) – Here Mambos The Bride – Glenn Rueger
    08- Rooftop terrace – Come Fly with Me – Tivolis Big Band
    09- (unknown scene) – Mambo No 5 – Damaso Perez Prado
    10- Tanning – You, Me and Dupree – Theodore Shapiro
    11- (unknown scene) – Cool Chelsea Breeze – Ali Dee and The Deekompressors
    12- Lunch with Vicki – Mare Nostrum – Dynamedion
    13- Slams hand in the trunk of the car – Big Girls Don’t Cry – Franki Valli and the Four Seasons
    14- “I’ll take the kids” – All Right Now – Free
    15- Car passes on the road – Funk in Blue – J. T. Na
    16- Kids talking to mom on the phone – Make You Crazy – Brett Dennen
    17- Stretching at camp – Chariots of Fire – Vangelis
    18- Ultimate frisbee – Hate To Say I Told You So – The Hives
    19- Pills – Police On My Back – The Clash
    20- Back at home – Grazie, Prego, Scusi – Dean Martin
    21- Kids concert – So Ruff, So Tuff – Zapp & Roger
    22- Dancing man puppet – Land of 1,000 Dances – Wilson Pickett
    23- Mets game – Summer Of ’69 – Bryan Adams
    24- Getting ready for Japan – Jing Jing – Shoukichi Kina
    25- Phone with Vicki – You And Me – Lifehouse
    26- Karaoke – Time To Go – DJ Roc
    27- Pick up Vicki – This Love Will Last – Chris Isaak
    28- Arrive in Japan – Twiggy Twiggy – Pizzicato Five
    29- Dog dies – As I’m Leaving – David Gray
    30- Gorilla at the zoo – All Out Of Love – Clive Davis and Graham Russell (originally performed by Air Supply)
    32- One year later – LDN – Lily Allen
    33- End credits – Let My Love Open The Door – Pete Townshend

    Curtir

  2. Adoro Air Supply! Fazia tempo que não escutava as músicas deles! Não tinha ouvido falar nessa comédia e gostei do texto.

    Obrigada pelas dicas! Só vi ‘Um Herói do Nosso Tempo’. Não lembro de já li o seu post sobre esse filme. Vou procurar amanhã com mais tempo.

    Vou assistir ‘Não se preocupe, estou bem’.

    Boa semana! =)

    Curtir

  3. Pingback: RetrOvisOrio.com

  4. Gente, adorei o filme, que digam que é fraquinho para duas “feras” da telinha.
    As pessoas estão exigentes demais, querem o melhor dos melhores e por vezes este melhor em exagero acaba estragando o filme ou apresentando um final que imaginamos um “a seguir cenas do próximo capítulo”.
    Um filme light, muito gostoso..quando o filme termina vc fica pensando “ah, que pena que acabou!”.
    Adorei, ri muito com ele, basta ter sensibilidade e prestar atenção nos detalhes destas feras.
    O Travolta especialmente suas “caras e bocas” são expetaculares.
    AMEI

    Curtir

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s