PIRANHA 3D (2010)

O remake de Alexandre Aja é tudo o que o filme “PIRANHA” de Joe Dante tentou ser e não conseguiu.

Embora sem o charme característico e nostálgico das películas das décadas de 70/80, a nova realização brinca com clássicos e cults daquela época sem temer o exagero e o explícito. A começar pelo cartaz que remete imediatamente à pintura de Roger Kastel que realizou o famoso desenho de “TUBARÃO”. A citação ao filme de Spielberg não para aí e (pasmem!) o ator Richard Dreyfuss aparece na sequência inicial na pele de uma cópia do personagem que o consagrou. Matt canta a mesma canção (“Show me the way to go home”) entoada pelo trio de caçadores da fera naquele filme antes de ser devorado no rio. É como se o diretor quisesse dizer: O tempo de “JAWS” já passou. Abram caminho para o monstro do século XXI!

Christopher Lloyd revive o cientista louco de “DE VOLTA PARA O FUTURO” envolvido em cenas inacreditáveis com suas descobertas a respeito de um cardume de peixes carnívoros pré-históricos libertados de cavernas subterrâneas por um tremor até um lago onde acontece uma festa de adolescentes com os hormônios à flor da pele.

Nem “FOME DE VIVER” escapa ao escracho com “Flower Duet” de Lakme de Leo Delibes como música de fundo para um balé erótico submarino entre duas mulheres completamente nuas. Impossível também não lembrar os serial-killers como Jason (“SEXTA-FEIRA 13”) ou Michael Myers (‘HALLOWEEN”) quando surgem as mortes horripilantes e sucessivas punidas com os exageros da luxúria.

O efeito 3D ainda que convertido, funciona bem em várias sequências valorizando a carnificina e o sexo sem poupar carne dilacerada e peitos turbinados.

Quem for ao cinema sem esperar sutilezas e atuações de primeira linha ou um roteiro próximo ao verossímil e encarar o filme como uma brincadeira despretensiosa que homenageia de verdade os longas-metragens citados e seus clichês, vai se divertir bastante. Afinal, cinema ainda deveria ser a maior diversão.

Carlos Henry

Piranha 3D (Piranha 3D). 2010. EUA. Direção: Alexandre Aja. Elenco: Jessica Szohr, Elisabeth Shue, Ving Rhames, Christopher Lloyd, Adam Scott, Richard Dreyfuss. Gênero: Comédia, Terror, Thriller. Duração: 89 minutos.

Anúncios

Um comentário em “PIRANHA 3D (2010)

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s