Baarìa – A Porta do Vento (2009)

Assisti ontem (06/10/2010) este filme de Giuseppe Tornatore, muito criticado na Itália porque produzido pela Medusa, empresa de Berlusconi,  e também criticado no Brasil por pessoas superficiais, no meu entender, mas principalmente porque mal intencionadas. Leia aqui uma matéria que vale a pena, porque tem também a resposta de Tornatore às críticas.

Lamentável que éramos somente 10 pessoas na sala de exibição, mas convenhamos, o ingresso é muito caro! O filme é para quem lê, para quem conhece a história italiana, porque em pouco mais de duas horas e meia passam na tela 40 anos da história italiana versada no Sul e especialmente em uma pequena cidade, período de muitos eventos e experiências diversas. Tem muita informação neste drama classificado como comédia e assistirei novamente, com certeza.

Se não gosta de história, de política, de gente simples do interior e de italianos, não perca seu tempo.

O filme retrata quatro décadas de história na pequena cidade siciliana que se chama Bagheria, mas em dialeto siciliano é chamada de Baarìa, e foi nesta cidade que nasceu Giuseppe Tornatore!

O filme é claro, retrata um contexto histórico, que não é exemplo para ninguém, ao contrário, é uma aula sobre  o drama das escolhas de cada um e o fracasso de ideais. E para bom entendedor, meia palavra basta. Ali, na história da Itália, se entende o porquê do comunismo, e é possível enxergar como funciona/funcionou.

Por não conhecermos a história européia, muito menos a do Brasil, é que aqui as criaturas votam em massa nos comunistas brasileiros, que hoje estão abraçados na máfia brasileira.

Na Itália o comunismo era uma reação contra a máfia, aqui o comunismo está de braços dados com a máfia política e predatória, e todos fingem que ela não existe, que não está comprando votos, pagando jornalistas, magistrados e convencendo a opinião pública que aqui é o paraíso na terra.

Por: Isa Calhetas.

Baarìa – A Porta do Vento (Baarìa. 2009). Itália / França. Direção e Roteiro: Giuseppe Tornatore. Elenco. Gênero: Comédia, Drama, História. Guerra. Duração: 150 minutos.

Anúncios

4 comentários em “Baarìa – A Porta do Vento (2009)

  1. Bem-vinda, Isa!

    E, vc chega em grande estilo!!!! Vi esse filme, no inicio do ano, e gostei muito a sua leitura!

    Tbem gostei do filme, embora achei-o um pouco longo-porem, lindo! O que mais me tocou foi a emocionate, trilha sonora daquele que considero o melhor, ( meu favorito compositor), Ennio Morricone!

    Curtir

  2. Lella, Rogério, muito obrigada pelas boas-vindas. Estou muito feliz de estar aqui, entre amantes do Cinema e com as minhas impressões sobre BAARÌA, editadas com esmero em teu blog. Recebo como um lindo presente de Natal, daqueles valiosos, sem valor no mercado.
    Grazie mille!!!!
    Auguri!!!

    Curtir

    • Oi Isa!

      Pedindo desculpas pela demora nesse retorno!
      Estou fazendo uma maratona para tentar atualizar os dois blogs. Por hora, com mais de 10 textos para editar, escolher fotos, publicar. E o lance que essa dupla capricorniana aqui 🙂 não consegue publicar sem um cuidado especial.

      Que bom que gostou do seu texto por aqui!

      Eu ressaltei aquele parágrafo, porque vejo muito em fóruns no Orkut que não fazem uma ligação com a História, com a Geo-Política que o filme nos traz. Quer seja de algo de um passado longínquo, ou de algo mais recente.

      E que venham outros textos seus 🙂
      Nós que agradecemos por tê-la aqui!
      Beijos,

      Curtir

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s