A Rede Social (The Social Network. 2010)

E pensar que tudo começou com o rompimento de um namoro. Mais! Por conta do orgulho ferido de um aspirante a macho. É! Se uma ideia leva a outra… Ele não apenas se conteve em xingá-la de vaca em seu blog. Quis mostrar que todas as mulheres valem apenas pela aparência física. Hackeou fotos de jovens e belas estudantes, e fez umas enquetes, colocando duas por vez, para que dissessem quem seria a mais bela. Com o volume de acessos Mark (Jesse Eisenberg) viu que tinha um filão em suas mãos, mas faltando saber como faria uso disso.

Gênio em Programação pega a ideia de um grupo de também estudantes de Harvard. E é aqui que eu entro para falar do Facebook. Antes mesmo de ver o filme comecei um esboço para um artigo: “Minhas impressões sobre esse site de Relacionamentos”. Eu só passei a participar um pouco mais dele para não perder contato com amigos que conheci no Orkut, mas que migraram para o Facebook. De conclusão ficou que é como quando trocamos os móveis de lugar da nossa casa. Quando não se tem dinheiro para ir morar em outro lugar, nem muito menos grana para trocar de móveis. Com isso, o simples remanejamento dos móveis, já massageia nosso ego: parecendo estar num ambiente novo.

O Orkut sim que foi uma mudança de fato. Para mim o que esses jovens fizeram foi em pegar um grande filão, mas desse outro. Que para quem está no Orkut desde 2004 sabe bem qual é, ou quais são eles. Uma parcela muito grande só usava o Orkut para ler e deixar recados. Como também para xeretar os outros perfis. Então veio o Facebook e fez a alegria desse povo que até tinha Programas de passar Spams para passarem recados em massa. No Facebook, não mais precisavam deles, bastando publicarem em seus próprios perfis que o mesmo seria visto nos demais perfis. Eu ainda prefiro o bom e velho Orkut para debater, trocar impressões sobre os mais variados assuntos. Até tem onde fazer isso no Facebook, em Grupos. Mas não tem a elegância do designer das Comunidades do Orkut. No Facebook ainda é tudo muito desorganizado.

Voltando ao filme, ‘A Rede Social‘… Se tudo começou por conta dos brios feridos de um macho… Muitos reunidos, são penas voando para todos os lugares. Há os que irão pleitiar serem dono da ideia original. Há aquele que se sentirá traído: onde achava que haveria amizade, havia o ser-o-dono-do-cheque que iniciou o projeto. Há também aquele que segue a máxima: quem já foi rei, nunca perde a magestade. Enfim, os criadores de uma nova mídia social.

O filme é muito bom! Que eu até veria outras vezes. É a História sendo feita. Valendo até para incentivar a nova geração a estudarem mais, principalmente se não nasceram gênios. Válido também por mostrar os “nerds” em ação: ganhando muito dinheiro com uso da inteligência. Como os Tigres Asiáticos que tornam os inventos dos outros mais rentáveis. Se copiando ou não, não deixam de merecer os louros.

Por: Valéria Miguez (LELLA).

A Rede Social (The Social Network). 2010. EUA.Direção: David Fincher. Elenco: Jesse Eisenberg (Mark Zuckerberg), Andrew Garfield (Eduardo Saverin), Brenda Song (Christy Lee), Justin Timberlake (Sean Parker), Rooney Mara (Erica), Joseph Mazzello (Dustin Moskovitz), Malese Jow (Alice), Shelby Young (K.C.), Caleb Landry Jones (Fraternity Guy), Cherilyn Wilson (Coke Girl). Duração: 120 minutos. Gênero: Biografia, Drama, História. Conta a história de Mark Zuckerberg, fundador do site Facebook, baseada no livro do jornalista Ben Mezrich, The Acidental Billionaires.

Anúncios

7 comentários em “A Rede Social (The Social Network. 2010)

  1. GOSTEI DO SEUS PONTOS SOBRE “ORKUT” E “FACEBOOK”
    QUANTO ESTAVA NO BRASIL ( ERA VICIADO PELO ORKUT)….E TBEM POSSO FALAR QUE DETESTAVA A FALTA DE PRIVACIDADE….

    QUANDO MUDEI PARA ESTADOS UNIDOS, TODOS FALAVAM DO FACEBOOK( NAO ERA MEMBRO, AINDA) MAS RECORDO QUE DESDE INICIO, O MEU CHEFE ME PERGUNTOU: ” VC TEM FACEBOOK”?
    DISSE, “NAO”, E ELE DISPAROU, “PEDIMOS PARA NOSSOS EMPREGOS NAO MENCIONAREM NADA NAS SUAS CONTRAS DE FACEBOOK, SE ELES TIVERAM UM BOM DIA NO TRABALHO OU NAO! QUEREMOS PRIVACIDADE!
    NAO COMO TER PRIVACIDADE EM REDE SOCIAL NA NET!

    SOBRE O FILME. GOSTEI MUITO DO SEU PONTO DE VISTA SOBRE O FILME. PARTICULARMENTE, EH UM FILME BEM NARRADO, MAS NAO GOSTEI DOS PERSONAGENS ( COMO LHE DISSE ANTES), E ACHO O FILME MAIS FRIO DE TODOS PARA VAO PARA O OSCAR..E ACHO QUE “THE SOCIAL NETWORK” GANHA!

    ROGERIO

    Curtir

  2. Acho que o THE FIGHTER eh mais esse tipo ” American Dream” ….. “WHITE TRASH”+ FAMILY + Underdog + LUTA + determinacao = sucesso

    Nao ganha, pois, EH batido ….ja temos o “ROCKY” e “MILLION DOLLAR BABY.” Os Britanicos nem sequer deram chance ao filme de entrar entre os 5 melhores (no, BAFTA)….preferiram TRUE GRIT….que mesmo com as qualidades q tem, nao me agradou tanto!

    Como acho dificil o BLACK SWAN ganhar……torco pelo “THE KING’S Speech……pois INCEPTION nao tem chances tbem!

    Curtir

  3. Esse filme é o mais do mesmo.

    Típico filme chatinho que ganha o espectador por sua chatice escancarada: rede social.

    Enfim, não gostei e acho que Cisne Negro deveria ter vencido o Globo de Ouro, é muito mais filme e muito mais instigante do que a vidinha nerd do criador verborreico do facebook.

    Saudações Vampirescas.

    Curtir

  4. Pingback: Pagaria por suas Postagens no Facebook? «

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s