BURLESQUE (2010). E o Lobo Mau sem querer mostrou o pulo do gato

Eu Amo Musicais! Dai assisto sem levar o menor preconceito. Acho mesmo que só deveriam assistir Musicais quem gosta desse Gênero de Filme. Ou quem gostaria de aprender a gostar. Um Musical traz a estória contada e cantada. Que me encantam!

Burlesque seria o Vaudeville numa roupagem Pop Rock. Até seria por ai que eu iria escrever. Por ser o que me veio a mente enquanto eu assistia o filme. Força de um hábito mais recente: já ir pensando no texto antes mesmo do término do  filme. Acontece que o filme trouxe uma novidade para mim. Que amei saber. Por ser talvez uma das soluções no mundo real e atual fazendo frente a especulação imobiliária desenfreada. Por conta disso mudei o subtítulo, trazendo o: E o Lobo Mau sem querer mostrou o pulo do gato. Detalharei mais para o final. E deixando aviso que terá spoilers.spoiler.

Burlesque vem a ser o nome de uma Casa de Show. Onde se dançam dublando Cantoras. Ou sejam, embalados por uma voz num playback, o público assiste belas dançarinas. Me peguei a pensar se esse tipo de entretenimento está em declínio. Aqui no Brasil, está. Até um tempo atrás virou mercado para Turistas, mas creio que muitas dessas Casas de Show viraram Bingos. É de se lamentar por ser lugares a menos para os Profissionais de Dança se apresentarem. Muitos têm formação no Balé Clássico, mas preferindo seguir por Dança mais Contemporâneas.

Talvez até para mostrar esse quadro real, a do filme está a beira da falência. Os donos, Tess (Cher) e Vince (Peter Gallagher), agora estão lutando em campos opostos. Com a separação matrimonial, cada um ficou com direito a metade desse bem. Que inclui o imóvel num ponto bem valorizado. Vince quer vender. Tess, não. Ela ainda não se deu por vencida. Linda a cena onde canta mostrando isso – You Haven’t Seen The Last Of Me :

Para lá, é onde a mocinha vai querer trabalhar. Ela é Ali (Christina Aguilera). Uma jovem como tantas que decide encontrar o seu lugar ao sol numa cidade grande. Por gostar de cantar e dançar escolhe Los Angeles como seu destino. Na busca por empregos, pinta em seu caminho The Burlesque Lounge. A princípio, abocanha uma não existente vaga de garçonete. Sua disposição encanta Jack (Cam Gigandet), músico e barman. Com o tempo devido, Ali mostra a Tess que também pode atuar no palco.

Além de Jack, Ali também ganha a confiança de Sean (Stanley Tucci), o coreógrafo e faz-tudo de Tess. Mas é deixada de lado pelas outras dançarinas. E ganha uma inimiga: Nikki (Kristen Bell). Pelo seu constante estado de embriaguez, Tess coloca Ali em seu lugar. Nikki não deixa barato. Mas ao puxar-o-tapete de Ali, termina por dar de bandeja a oportunidade que Ali esperava desde o primeiro dia. Ali faz um número cantando ao vivo. Encantando a todos. Inclusive, Tess.

Se antes as esperanças de Tess não tinham a menor chance de salvar sua casa de show, com Ali no palco elas se renovam. Para desespero de Vince. O único que não tinha pressa, era quem queria comprar o patrimônio. Ele é Marcus (Eric Dane). Um jovem com tino comercial. Que também comprava o que lhe dava prazer. Seu lema seria: ganhar muito dinheiro para aproveitá-lo muito bem.

Para muitos do Burlesque, Marcus era o Lobo Mau dessa estória. Mas para Ali, ele era um gentil cavalheiro que a divertia. Até porque Jack era noivo. A bem da verdade, nesse conto de fadas, a jovem já era bem grandinha, e porque não, escolada pela vida. Órfã desde a infância, teve que seguir em frente sozinha. A vida é uma escola! E Ali retira a lição convivendo com Marcus. De algo que ele fez, virá a solução para os problemas de Tess: sair da falência e comprar a parte do ex-marido.

Marcus, para continuar com a linda vista de LA em seu luxuoso apartamento, compra o Direito pelo Espaço Aéreo de um prédio cujo o proprietário estava falindo. Pagou uma fortuna. O cara saiu do atoleiro. Marcus então não teria um arranha-céu a cortar a sua visão. Numa rápida pesquisa, vi que existe também no Brasil – http://www.precisao.eng.br/fmnresp/aquisicaoaereo.htm . Muito bom saber! Como também em divulgar. Eu sei que precisa dispor de muita grana, mas que poderá beneficiar “os vizinhos sem grana” em não perder também um belo panorama da janela dos seus apartamentos.

No mais, o filme é muito bom! Cher continua com uma presença de palco incrível. Stanley Tucci, um camaleão entre o mulherio, sempre ótimo. Christina Aguilera tem futuro como atriz. Os demais atores também atuaram bem. Gostei também das músicas. Mais uma palhinha – Show Me How You Burlesque:

Por: Valéria Miguez (LELLA).

BURLESQUE. 2010. EUA. Direção e Roteiro: Steven Antin. Elenco: Christina Aguilera (Ali Rose), Cher (Tess), Cam Gigandet (Jack), Stanley Tucci (Sean), Kristen Bell, (Nikki), Peter Gallagher (Vince Scali), Eric Dane (Marcus Gerber). Gênero: Drama, Musical, Romance. Duração: 119 minutos.

Anúncios

6 comentários em “BURLESQUE (2010). E o Lobo Mau sem querer mostrou o pulo do gato

  1. Adoro musicais….e, ate esse, que eh ruim, eu tive que ver…..

    Sim, a Cher eh maravilhosa, nao entendi o porque que a cancao da D. Warren nao foi indicada ao Oscar…Preconceito???

    Christina eh uma grande, grande cantora….ateh pode virar uma melhor atriz, no futuro!

    O q mais gostei desse filme foi o trabalho de edicao…..muito bem editado…., mas o filme eh obvio….e os dialogos sao muito ruins…..

    Nota: 3

    Curtir

  2. Fui duro nao! Dei 3 porque esse filme tem um estoria batida, eh muito bonito, mas faltou criatividade! Ah, as cancoes sao boas, mas faltou uma conexao com o contexto! Nao tenho vontade de rever-lo!!!

    Curtir

    • Só em ficar sabendo desse Direito pelo Espaço Aéreo, já valeu o filme.

      Em relação com as músicas, numa Casa de Show funciona como módulos independentes. No caso desse filme, seguiu assim até ganhar voz própria. Até porque o centro do filme era o Burlesque. E que estava falindo.

      Curtir

  3. Hi! Youre so cool! I dont suppose Ive read anything like this before. So nice to find somebody with some original thoughts on this subject. realy thank you for starting this up. this website is something that is needed on the web, someone with a little originality. useful job for bringing something new to the internet!

    Curtir

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s