E o OSCAR 2011 Vai Para?

Por: Karenina Rostov e Valéria Miguez (LELLA).
Ao longo da história, vários assuntos já receberam suas respectivas listas de melhores e piores. Com A Sétima Arte não poderia ser diferente, e foi a partir daí que surgiu a mais conhecida de todas as listas de premiação: o Oscar.

O Oscar foi criado em 1927 pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, e desde então se tornou uma referência mundial para todas as demais listas que passaram a definir seus prêmios máximos. A primeira edição oficial de entrega da estatueta aconteceu no ano de 1929.

Cínéfilos do mundo inteiro aguardam ansiosamente por essa data que costuma ser no mês de fevereiro, e todos os meios de comunicação voltam-se nesse momento especial e único para não perder nenhum registro de seus astros e estrelas, e para confirmar suas apostas em todas as categorias de premiação.

Também há aqueles que criticam essa premiação. Uma das críticas seria por ser comercial demais. A esses eu costumo dizer que olhem além do prêmio, para o fato que muitos dos filmes nem chegariam às Salas de Cinemas em pequenas cidades, mas que com a indicação eles ultrapassam as fronteiras das grandes cidades. A simples menção de fazer parte da lista dará muito mais chances a mais cinéfilos de sentir todo o encantamento diante da Telona.

Além de não nos esquecermos do que houve com o filme “Guerra ao Terror”. Ele foi primeiramente lançado em Dvd, onde a divulgação é muito menor, fazendo com que muitos terminem nem sabendo da existência do filme. Por vezes, só numa pesquisa pela Filmografia de um Ator/Atriz, ou de um Diretor… Então veio a indicação. Eles recolheram os Dvds e o filme foi levado às Salas de Cinema. E como todos viram, Filme e Direção – Kathryn Bigelow -, foram premiados. Esse fato torna-se então um exemplo clássico da importância de receber uma indicação para a entrega do OSCAR.

Um outro fator que também recebeu críticas – porque também não pensaram que haveria um aumento das Salas de Cinemas -, foi que passaram de 5 (cinco) para 10 (dez) os que concorreriam na final ao prêmio de Melhor Filme. Fato esse que merece os nossos aplausos.

As premiações são para: Filme, Direção, Ator, Atriz, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante, Roteiro Original, Roteiro Adaptado, Maquiagem, Fotografia, Efeitos Especiais, Som, Edição de Som, Figurino, Edição, Direção de Arte, Animação, Filme Estrangeiro, Canção Original, Trilha Sonora, Documentário, Curta-Metragem, Documentário Curta-Metragem, Curta-Metragem Animado.

Neste ano de 2011 será a 83° edição da maior premiação, onde diretores, atores e todos que fazem parte deste mundo do cinema aguardam por uma indicação e claro, também pela premiação. E de nós, fica sempre uma torcida aquele que nos encantou mais. De minha parte, eu criaria mais uma premiação: aqueles que levaram um público maior ao Cinema.

O “Cinema é a minha praia!” não poderia ficar fora dessa festa. E com uma grande Equipe, entre Autores e Colaboradores, trouxemos vários dos que estão nessa final. Como também por sermos múltiplos há mais de uma crítica para um único filme. A seguir, com a listagem final ficarão os links que os levarão a elas, nossas Críticas, com o nome do autor.

A lista dos indicados ao Oscar 2011.

Anúncios

8 comentários em “E o OSCAR 2011 Vai Para?

  1. ASSISTI A TODOS OS INDICADOS A MELHOR FILME, E FICO TRISTE POR “THE GHOST WRITER” E “SHUTTER ISLAND” NAO ESTAREM NA LISTA. NAO ENTENDO A INDICACAO DE “TRUE GRIT”- MUITO CHATO!!!-, THE KIDS ARE ALL RIGHT- NAO ME ENVOLVEU!- E TOY STORY 3- PODERIA TER FICADO APENAS COM MELHOR ANIMACAO!
    ACHO QUE “THE KING’S SPEECH” FICA COM O PREMIO, MAS QUEM DEVERIA GANHAR: “BLACK SWAN

    OLHA, BRIDGES MAIS UMA VEZ, E ACHO QUE ELE MERECE O PREMIO MAIS DO QUE COLIN FIRTH. BRIDGES EH A MELHOR COISA EM “TRUE GRIT”, E ELE ESTA EXTRAORDINARIO, E SE NAO TIVESSE GANHO O OSCAR NO ANO PASSADO POR AQUELE FILME HORRIVEL QUE FOI  “CRAZY HEART” E TER ROUBADO O OSCAR DE COLIN FIRTH POR “A SINGLE MAN”, ESTE ANO O OSCAR SERIA DELE.
    NAO ME SURPRENDI COM A INDICACAO DE BARDEM( ELE ESTA INCRIVEL NESSE FILME), MAS O RYAN GOSLING POR BLUE VALENTINE FICAR DE FORA, FOI UMA INJUSTICA, E ESQUECER O DI CAPRIO POR “SHUTTER ISLAND” FOI MUITO INJUSTO!
    MELHOR ATUACAO DO ANO: RYAN GOSLING
    Actor in a Supporting Role

    SAM ROCKWELL DEVERIA TER SIDO LEMBRADO POR “CONVICTION”
    MELHOR ATUACAO: BALA

    MELHOR ATRIZ
    SURPRESA, M. WILLIAMS SEM O RYAN GOSLING NAO TERIA “BLUE VALENTINE.” A ATUACAO EXISTE POR CAUSA DA QUIMICA ENTRE OS DOIS, E ELA SER LEMBRADA E ELE NAO……FOI MUITO INJUSTO!
    AQUI LAMENTO A AUSENCIA DA HILLARY SWANK POR “CONVICTION”- O FILME NAO EH TUDO ISSO, MAS A AUTENCIDADE QUE ELA DA AO PERSONAGEM SERIA MAIS DIGNO DO QUE TER A BENING NESTA LISTA!
    A MELHOR ATUACAO: NATALIE
    SE ACONTECESSE UMA SURPRESA, ADORARIA VER O PREMIO NAS MAOS DA JENNIFER LAWRENCE!
    Actress in a Supporting Role

    NEM B. HERSHEY E NEM M. KUNIS POR BLACK SWAN? O QUE STEINFELD ESTA FAZENDO AQUI COMO COADJUVANTE? ELA EH A PROTAGONISTA…..QUE PALHACADA EH ESSA?
    ME PARECE QUE MELISSA LEO VAI PERDER O OSCAR PARA A HAILEE- O QUE ACHO UMA INJUSTICA!
    MELHOR ATUACAO: LEO POR “THE FIGHTER”
    QUEM DEVERIA TIRAR O OSCAR DE LEO SERIA A AUSTRALIANA “ JACKI WEAVER! ESSA FILME “ ANIMAL KINGDOM” EH EXTRAORDINARIO! AMEI!!!
    Animated Feature Film

    TOY STORY GANHA, MAS “HOW TO TRAIN YOUR DRAGON” ME ENCANTOU MAIS!
    Art Direction

    ALICE IN WONDERLAND EH O MELHOR TRABALHO ENTRE OS INDICADOS AQUI!
    Cinematography
    A FOTOGRAFIA EXTRAODINARIA DO FILME “I AM LOVE” MERECIA TER SIDO LEMBRADA…..MAS ACHARAM QUE O TRABALHO DE JEFF CRONENWETH, EH MELHOR!
    MINHA TORCIDA VAI PARA O LIBATIQUE ( BLACK SWAN) MAS DEAKINS MERECE GANHAR O OSCAR HA ANOS!

    Costume Design

    SURPRESA TER O TRABALHO DE CANNAROZZI RECONHECIDO POR “ I AM LOVE”
    Directing

    SCORSESE FORA. POLANSKI FORA. E, OS COENS INDICADOS? E, O BOYLE, 127 HOURS DE FORA? ATE O NOLAN POR INCEPTION MERECIA ESTA NESTA LISTA!
    QUEM GANHA: DAVID FINCER
    QUEM MERECE: DARREN ARONOFSKY

    Documentary (Feature) 

    FIQUEI SURPRESO COM A AUSENCIA DO DOCUMENTARIO: “WAITING FOR A SUPERMAN.” NAO VI O “WASTE LAND” AINDA, MAS GOSTEI MUITO DO “EXIT THROUGH THE GIFT SHOP!
    Film Editing
    BLACK SWAN ARRASA, E 127 HOURS TBEM TEM UM TRABALHO DE EDICAO MUITO BOM, MAS ACHO QUE NAO GANHAM.
    Foreign Language Film

    SOU FA DO Alejandro González Iñárritu, MAS ACHEI “BIUTIFUL” UM FILME MUITO DEPRE, E SEM ESPERANCA. TBEM, ACHO QUE O FILME EH MAIS ESPANHOL DO QUE MEXICANO, E NEM MERECIA TER SIDO INDICADO AO PREMIO.
    RECENTEMENTE, VI O MELODRAMA “ IN A BETTER WORLD” – EH UM FILME BEM AO ESTILO DE Susanne Bier. ELA SABE COMO FAZER UM FILME COM CARA DE NOVELA DAS 9, E MESMO ASSIM SER RESPEITADA. O SEU Brothers (2004)- QUE TEM MOMENTOS INTERESSANTES, MAS NAO EH ESSE FILME TODO, ATE GANHOU UMA VERSAO EM HOLLYWOOD, After the Wedding (2006), EH OUTRO FILME QUE EH BONITINHO, MAS QUE AGRADOU GREGOS E TROIANOS, E AGORA In a Better World (2010), QUE JA LEVOU O GLOBO DE OURO!
    O FILME EH SOBRE DUAS FAMILIAS NA DINARMACA. A PRIMEIRA FAMILIA, TEM UM PAI QUE EH MEDICO E TRABALHO NUM CAMPO DE REFUGIADO NA AFRICA. ELE ENFRENTA PROBLEMAS COM A ESPOSA. ELES TEM DOIS FILHOS( UM DELES EH VITIMA DE BULLYING NA ESCOLA), E ELE EH DEFENDIDO POR UM COLEGA, QUE PERDEU A MAE( VITIMA DE UM CANCER). O FILME EH ENTRE O CONFLITO DE UMA FAMILIA, E O DRAMA DA FAMILIA DO AMIGO DA ESCOLA QUE PERDEU A MAE. EH UM FILME BEM BONITO, E BEM FEITO, MAS CERTAMENTE, NAO EH O TIPO DE FILME QUE MERECE UM OSCAR.
    COM A AUSENCIA DO FRANCES ” OF GOD AND MEN” – ADOREI ESSE FILME!-, ACHO QUE ACADEMIA DEVERIA OUSAR E ME SURPREENDER COMO ELE FIZERAM NO ANO PASSADO AO DAR O OSCAR PARA A ARGENTIVA. O FILME GREGO “ DOGTOOTH” EH UM DOS FILMES MAIS TRISTES E MESMO ASSIM ENGRACADOS DO ANO. O DIRETOR Yorgos Lanthimos NARRA A SUA ESTORIA NUMA ESTILO BEM “LARS VON TRIER”. A SUA CAMERA CRIA UMA CONEXAO ENTRE OS PERSONAGENS COM A PLATEIA . EH DIFICIL DE VER A REACAO DOS PERSONAGENS UM COM O OUTRO. UM PERSONAGEM FALA, EH DIFICIL VERMOS O IMPACTO NO ROSTO DO OUTRO PERSONAGEM. O FILME EH SOBRE UMA FAMILIA INCOMUM, QUE ABANDONA AS NORMAS QUE SAO REGIDAS PELA SOCIEDADE. O PAI PROTEJE A TODOS, E TENTA MANTER A FAMILIA JUNTA, MANTENDO SEUS TRES FILHOS LONGE DA INFLUENCIA DO MUNDO DE FORA. OS PAIS CRIAM JOGOS CRUEIS, E ENSINAM “LOUCURAS” PARA OS FILHOS. O FILME TENS CENAS DURAS, E BEM CRUAS DE SEXO – E INCESTO TBEM! DO MESMO MODO, AS SITUACOES DEPREMENTES ENTRE OS PERSONAGEM GUARDAM UM HUMOR INTELIGENTE QUE NOS LEVA A REFLETIR, E MESMO ASSIM, LANTHIMOS NOS DA UM POUCO DE ESPERANCA. VALE A PENA SER VISTO , E REVISTO. E MERECE O OSCAR DE MELHOR FILME ESTRANGEIRO!

    Music (Original Score)
    DESPLAT MERECIA TER SIDO LEMBRADO POR “THE GHOST WRITER” E NAO POR “KING’S SPEECH”
    ADORO A TRILHA DE POWELL_ E ACREDITO QUE ELE VAI LEVAR O PREMIO, MAS SE NAO, PREFIRO O TRABALHO SUTIL DE 127HOURS!
    Music (Original Song) 

    GENTE, SEI QUE BURLESQUE EH UMA RUIN, MAS TEM CANCOES MAIS INTERESSANTES DO QUE TOY STORY, E TANGLED. NESTA LISTA, “IF I RISE” EH A MELHOR CANCAO!

    Sound Editing

    INCEPTION LEVA AQUI!
    Sound Mixing

    INCEPTION LEVA TBEM!
    Visual Effects

    ALICE MERECE!

    Writing (Adapted Screenplay) 

    THE SOCIAL NETWORK EH DIGNO DESSE PREMIO, MAS GOSTARIA QUE O PREMIO FICASSE COM O 127 HOURS

    THE KING’S SPEECH LEVA, MAS ADORARIA QUE O MIKE LEIGH FICASSE COM O PREMIO. O SEU “ANOTHER YEAR” EH UM FILME MUITO BOM!
    O ROTEIRO DE BLACK SWAN NAO FOI INDICADO AO OSCAR!

    VAMOS VER NO QUE VAI DAR ESTEA ANO . O CLIMA PROMETE TENDO A SIMPATIA DE JAMES FRANCO, E DA ANNE Hathaway.

    Curtir

  2. Sim, Lella,

    Eu vi quase tudo, mas por causa da vida tao “cheia” de coisas para fazer, …. tenho pouco tempo para escrever tudo sobre os filmes que tanto gostei como ANIMAL KINGDOM, BLUE VALENTINE, e esse DOGTOOTH ( esse eh um daqueles filmes que te deixam meio ‘baleado’). Querida, nao tenho orkut, mas vou tentar entrar…..

    Bom Oscar para ti!

    Curtir

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s