O Rei Leão – Edição Especial 3D

Por: Rafael Lopes.
O sol nascendo no horizonte africano; o rasante de Zazu; Rafiki erguendo Simba; Mufasa imponente e a Pedra do Rei mais linda do que nunca. O ciclo sem fim tocando e a plateia arrepiada acompanha atentamente a O Rei Leão no cinema mais uma vez. É obvio que esse lance de conversão de filme para o formato 3D é a coisa mais assumidamente oportunista possível, para lucrar em cima de algum material. Mas nesse caso é perdoável. Veja por exemplo, filmes como Fúria de Titãs ou O Último Mestre do Ar, duas grandes porcarias convertidas para o formato para garantir seu lucro; por outro lado, para sanar a falta de ideias, a Disney andou apostando no relançamento de seus mais notáveis filmes. Dessa leva já saiu os dois primeiros Toy Story, A Bela e a Fera (esse lançado apenas lá nos Estados Unidos) e agora a saga do Rei leão.

Mas voltando ao nosso filme em questão, continua exuberante, arrepiante, impressionante. Não envelheceu nada, muito pelo contrário, continua maravilhoso e sempre com aquele gostinho que os filmes marcantes de outrora ainda causam. Por mais que saibamos cada detalhe, cada acontecimento, cada reviravolta, ainda iremos xingar o inescrupuloso Scar, iremos rir das hienas sem noção, iremos torcer por um fim menos triste na cena da debandada dos gnus, que leva ao maia angustiante momento do filme, iremos cantar Hakuna Matata e terminar a projeção com aquele mesmo sorriso de quando crianças. A mágica causada por O Rei Leão continua intacta, perfeita, como vinho.

A dublagem original é o atestado de fidelidade da distribuidora para com seus fieis fãs, as mudanças mais perceptíveis estão mesmo no filme. As cores são mais vivas, os olhares mais verdadeiros, e tudo num desenho em duas dimensões que ganha uma charmosa sensação de profundidade graças à tecnologia da terceira dimensão. O som também foi muito bem melhorado, só pra deixar a assistida a O Rei Leão ainda mais marcante. As cenas onde é mais perceptível a inclusão de elementos gerados por computador (O Rei Leão é um dos filmes pioneiros no uso dessa tecnologia) são outro acerto a considerar, todos os reparos feitos tornam essas passagens ainda mais belas. O destaque, claro, fica para a sequencia da debandada da manada de gnus.

Assim como aconteceu com o relançamento de filmes como E.T. o Extraterrestre ou O Exorcista, que passaram por um minucioso processo para remasterizar todo o material original – adequando-o assim aos olhos do presente – o melhor desse relançamento de O Rei Leão é que podemos conferir o filme original, sem alteração nem cenas excluídas incluídas (não que seja demérito, mas é que não faria diferença alguma) nem nenhum pitaco no material original, a não ser todo o processo de melhora do filme e conversão para o formato 3D, o que passa a ser quase um remédio para curar o câncer da falta de criatividade, que andou resultando em refilmagens que deturpam o material original sem dó.

Esses filmes relançados citados são a prova de que isso dá mais certo, uma vez que trazendo esses filmes consagrados pelo tempo de volta às telas é mais vantajoso para todo mundo, principalmente ao público que ganha de presente a sensação única de acompanhar filmes que marcaram dentro do devido lugar: o cinema.

A emoção que o cinema ainda exerce é algo fora do comum, e isso em minha opinião deve ser o fator crucial a ser levado em consideração quando se pensa numa refilmagem. Relancem os clássicos, é melhor para todo mundo. Sai mais barato e o público agradece. No caso de O Rei Leão, quem puder ter a oportunidade de apreciar essa obra prima nas telonas, vá. A emoção, o sorriso, o choro, todas as emoções liberadas continuam as mesmas, e bem como encantou o público em 1994, vai continuar encantando em 2011.

Nota: 10,0

The Lion King – Edição Especial 3D
EUA
(2011)
Diretor: Roger Allers, Rob Minkoff .
Atores (vozes): Matthew Broderick, Rowan Atkinson, Niketa Calame, Jim Cummings, Jeremy Irons .
Duração: 88 minutos.

Por Rafael Lopes.

Anúncios

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s