Pelo Direito de optar por Filme Legendado ou Dublado!

Pode parecer surreal, mas já tivemos um Congressista pleiteando exibirem no Brasil somente Filmes Dublados, numa de se ter orgulho pela nossa Língua. Mas no fundo seguindo a máxima comum a muitos políticos: é o de nivelar por baixo. Parecia algo já enterrado. Mas eis que alguns fatores trazem novamente essa ideia. Um deles nos leva a Tv paga que já estão adotando como padrão exibir a programação dublada. Um outro fator está em limitarem as exibições de Filmes Legendados nos Cinemas. Não apenas em reduzir as Salas onde serão exibidos, como os horários também.

Alguns Filmes tidos como Cults para nós que gostamos de assistí-los na língua original em relação a esse tema está tranquilo. O lance é com os tidos mais populares. Com esses já há algum tempo que estão exibindo cada vez mais versões dubladas. Talvez seguindo a tendência de outros países onde a maioria dos expectadores não gostam de ler legendas. Assim é nos Estados Unidos e na França. Nada contra aos Dubladores Brasileiros. Eu até ressalto em meus textos que em Animações as escolhas das vozes aqui no Brasil superam as escolhidas no país de origem do filme. Parecendo até em algumas vezes que lá pesaram mais o nome do artista do que a voz.

A grande questão estaria em ter também a versão original. Com as Animações já estão exibindo somente versões dubladas. Como se adultos não fossem fãs também desse Gênero de Filmes. Sem serem Animações, além de não pesarem o fato de que o ator “vivenciou” a cena até sendo guiado pelo Diretor, também há o fato de que na Dublagem perde-se muito dos Efeitos Secundários, mas também relevantes a toda a trama. Principalmente com os Suspenses e os Sci-Fi. Só para citar um exemplo, com o “A Bruxa de Blair” que eu assisti a versão dublada pela tv mais parecia uma brincadeira num piquenique colegial. Toda a tensão contida na versão original em mostrar o que o medo pode fazer, se perdeu. E confesso que me fez cochilar.

Bem protesto feito! E se fizerem alguma pesquisa pela net para saber a preferência por Filmes Legendados ou Dublados já fica aqui o meu voto: Filmes na Versão Original, com Legendas. Ou que pelo menos exibam em mesmo número que os Dublados.

E você, prefere Legendado ou Dublado?

P.s: Em Maio de 2015. Atualmente grande parte dos canais a cabo já exibem filmes na língua original e com legendas, Mas alguns ainda sem adicionar legendas.

Anúncios

20 comentários em “Pelo Direito de optar por Filme Legendado ou Dublado!

  1. Lella, quando se conhece a língua original do filme, não é estranho perceber os erros nas legendas e até adaptações grosseiras de expressões, imagina filme somente dublado no Brasil, a terra do jeitinho, da improvisação, do arremedo?
    Não sabia desta “ideia”, mas sem dúvida é nivelar por baixo nossa capacidade de apreciar a arte que vem de fora.
    Sou contra, assim como sou contra a lei de um deputado comunista de meu estado que proíbe o uso de palavras estrangeiras desacompanhadas da tradução.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Legendado, sempre!!
    Afinal a facilitação das coisas que envolvem a atenção e aprendizado, leva a burrice, algo bastante disseminado em nosso Brasil.
    Ao que parece fomenta-se a ignorancia.
    Deveria se incentivar o entendimento de outros idiomas e a leitura (um conjunto que se trabalha nos filmes legendados) e principalmente o cerebro ser estimulado, afinal fala-se tanto hj em dia de doenças neurologicas, mas acabam reduzindo os exercicios mais faceis de serem praticados por todos.

    Curtido por 1 pessoa

    • Disse tudo! Resumiu bem 🙂

      E eles esquecem de que atualmente para a carreira profissional é item essencial dominar pelo menos duas línguas estrangeiras. Que deveriam já estarem no currículo do Ensino Fundamental em todo o Brasil.

      Curtir

  3. Bom, pra quem ainda não sabe, começou este mês no Brasil o Netflix (http://movies.netflix.com/WiHome), onde você paga uma assinatura e assiste a quantos filmes desejar, online.
    Como promoção de lançamento, você tem direito a 1 mês grátis, para testar o sistema e se habituar.
    Qual foi minha surpresa quando, depois de fazer todo o esquema de ligar o notebook na TV, acionar o home e colocar o filme pra rodar (“O Aviador”)…dublado!!!
    Procurei as opções de legenda e não achei. Troquei para mais 3 filmes e…todos dublados!
    Fui perguntar o mestre sabe-tudo (Google) e descobri que é uma limitação inicial do Netflix, só possuir filmes dublados…estão de brincadeira, né!?
    Isso só confirma a teoria da Lella, a qual apoio fielmente: filmes legendados, sempre!
    Abraços a todos e desculpem o sumiço…a vida está corrida, mas volto em breve!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Eu também acho errada essa ideia de só exibirem filmes dublados, no cinema e na tv por assinatura. Eu até entendo que há várias pessoas(a maioria, talvez) que não entendem inglês e não gostam de ler (O povo brasileiro, assim como metade do mundo, tem preguiça de ler) e concordo que essas deviam ter a opção de ver os filmes dublados, tanto na tv quanto no cinema. Mas eu acho uma idiotice obrigar todos a ver filmes dublados. Eu até entendo inglês, mas também gosto de ver filmes franceses, alemães, japoneses, chineses, e de outros países que eu não entendo nada do idoma, e mesmo nesses eu prefiro ver no idioma original com legendas. Quando o filme é dublado, por melhor que seja a dublagem, (concordo que a brasileira é uma das melhores do mundo) não se compara à versão original. Perde-se grande parte da emoção do ator, e até alguns efeitos sonoros secundários, como já foi comentado, além da adaptação de algumas expressões idiomáticas que torna algumas cenas totalmente sem graça e, às vezes, incompreensíveis.(Tudo bem que o uso de legendas não resolve esse problema, mas pelo menos quem entende o idioma original vai poder entender). Se a ideia é popularizar o cinema, eu acho que seria bem melhor baixar o preço dos ingressos. E tenho certeza que essa mudança aumentaria muito mais a audiência nos cinemas do que botar só filmes dublados. Afinal, uma pessoa sem estudo, analfabeta, pode até querer ver um filme dublado, mas como vai conseguir ver um filme bom quando o preço da entrada na maioria do cinema as impede? E tão errado quanto obrigar alguém que não entende inglês e não gosta de ler a ver um filme legendado é nos fazer pagar uma fortuna em TV por assinatura e cinemas e não nos darem a opção de ver filmes no idioma original. Em resumo, se diminuírem o preço do ingresso dos cinemas e derem a todos opções(filmes dublados e legendados), eu acho que a audiência aumentará muito mais do que exibir somente filmes dublados.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Sou ex dono de locadora de filmes, acredito que a maioria das pessoas que gostam de filmes acaba por optar pelos originais legendados, existe no Brasil um crescimento de consumidores que não gostam de ler ou não conseguem acompanhar as legendas (algumas são horríveis), mas como na época que comprava cópias de filmes a proporção era bem pequena e nem todos os filmes eram adquiridos dublados até que chegou o DVD, mas por políticas comerciais cegas alguns filmes não davam a opção do locador assistir legendado ou dublado.
    Creio que os distribuidores de cinemas deveriam repensar em oferecer os filmes nas duas versões. E se possível adotar headphone nas poltronas, para que o consumidor na hora de comprar o ingresso optar em sentar onde há a possibilidade de colocar headphone em suas orelhas e assistir ao filme da forma de sua preferência.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Filme legendado, SEMPRE! Animações eu queria muito poder ter a opção de ver a legendada, mas consigo entender. Agora filme? Se nego fala que não entende o idioma original, leia a legenda. Ou então cria vergonha na cara e vai aprender inglês! É isso.

    Curtir

  7. E quando assisti O Hobbit legendado, parecia que eu estava vendo um daqueles filmes infantis e bobos da Disney (nada contra filmes da Disney, amo Piratas do Caribe). Pra mim versão original sempre!

    Curtir

  8. Tem anos que eu não vou ao cinema piratebay está ae pra isso , me recuso terminantemente em pagar cinema pra assistir filme ara analfabetos isso sem contar que eles literalmente cagam e andam pelos direitos constitucionais dos surdos e mudos …

    Curtir

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s