“Drive” ( 2011)

Imagem

O triunfo do filme de Nicolas Winding Refn, se chama Ryan Gosling, que mais uma vez se transforma. O cara não erra uma, por exemplo, este ano Gosling igualmente brilha na comedia “Crazy, Love, Stupid”, e  “The Ides of March”, mas é  por “Drive” que ele deveria ser destinado ao Oscar em fevereiro proximo.

Imagem

Refn inspira uma sensação profunda de saudade, amor, choque e pavor, que faz desse filme uma obra interessantissima. “Drive” é centrado nas consequências das escolhas feitas por criminosos e o estado profundamente meditativo da vida que pode vir a ser um reflexo dos crimes que cometemos ao longo dos anos. Achei o filme uma jóia, principalmente o personagem “Driver” (Gosling), um mecânico de automóveis, dublê de Hollywood e piloto de automóveis em potencial de ações que ocasionalmente faz bicos como motorista de fuga criminal. Gosling cria um personagem que é calmo sob pressão, metódico, concentrado , confiável e, claro, um grande motorista. Ele evoca o espírito de cowboy-solitário de Clint Eastwood, e a intensidade de Steve McQueen. Suas escolhas o assombram e, finalmente, o colocam em uma posição onde ele deve buscar a redenção diante do mal que corrompeu o único bem em sua vida.

Num mundo cheio de dor e miséria, o “motorista” de fala mansa que, encontra um grande vázio na vida da sua vizinha, Irene (Carey Mulligan), a quem ele abriga um amor a distância. Quando ele consegue insinuar-se, é instantaneamente encantado com o afeto de Irene, mas logo sofre com a presença de Standard (Oscar Isaac) marido da sua amada, que sai da prisão!. O mais interessante é que em vez de lutar  por sua felicidade, “Driver” tenta ajudar Standard a dar um futuro melhor para Irene e ao filho do casal. Em uma fuga criminal, onde Standard está envolvido, termina em tragédia, deixando “Driver” numa situação onde suas intenções pesa diante da consequência de sua escolha.

Imagem

Dirigido numa estética neo- noir, numa mistura inebriante de tom de cores, ângulos interessantes e ideais naturalistas- brilhante trabalho do diretor Refn e o seu fotografo Newton Thomas Sigel-, “Drive” ainda tem outros grandes triunfos, principalemente na trilha sonora de Cliff Martinez, a qual tem um valor indispensável para a narrativa do filme. O elenco é muito bom, com destaque para Gosling e um irreconhecivel Albert Books, que interpreta o vilão.

Nota 8.5

Anúncios

8 comentários em ““Drive” ( 2011)

  1. Ryan Gosling vem mesmo numa ascenção rumo ao topo dos grandes atores. Merecedor de Prêmios.

    Como alguns filmes chegam com atraso no Brasil… “Drive” chegará em janeiro e “The Ides of March” aporta esse final de semana com o título “Tudo Pelo Poder”.

    Ainda dentro desses atrasos, um do ano passado, que chegou nesse ano, ele esteve ótimo. Esse:
    https://cinemaeaminhapraia.com.br/2011/10/26/entre-segredos-e-mentiras-all-good-things-2010/

    E sim, Gosling esteve ótimo em “Crazy, Love, Stupid”. Para mim foi o ponto alto. Como escrevi aqui https://cinemaeaminhapraia.com.br/2011/10/13/porque-eu-nao-gostei-de-amor-a-toda-prova-crazy-stupid-love-2011/

    Curtir

  2. Estava agora lendo a revista TIME desta semana e o editor JOEL STEIN, escreveu um texto ” CRAZY, STUPID, COOL” agraciando o Gosling como o THE COOLEST person of the year!.

    Diz que embora ele esteve em 4 filmes este ano, Gosling nao se expos demais, porque ele em BLUE VALENTINE eh um homem desperado, em DRIVE, ele eh assustador, em THE IDES OF MARCH, ele eh pegajoso, e em STUPID, CRAZY, LOVE, eh sexy!

    Grande ator!

    Curtir

  3. Grande filme! Infelizmente não agrada a todos, pois muitos esperam algo mais ativo no estilo “Fast and furious”. A luz do filme é fantástica e a atuação de Gosling espetacular. Assisti a “The ides of march” antes de “Drive” e achava difícil ele se superar, mas fui agraciado com esta surpresa! Belo filme, músicas sensacionalmente casadas com os temas propostos. Cenas fortes, sinistras, amorosas, demais! Nota 8.5

    Curtir

  4. Alex,

    Aqui ( EUA) uma louca abriu um processo contra o filme DRIVE porque o mesmo nao tem acao…..coisa absurda!
    Realmente esse nao eh um tipo de filme para do mundo….porem,gostei muito…..boa trilha sonora, fotografia…..o elenco….especialmente o Gosling….e a direcao…..Esta entre os 10 melhores filmes do ano para mim!!! Amei!
    Valeu!

    Curtir

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s