Bem Amadas (Les Bien-Aimés. 2011)

Se o filme de Christophe Honoré optasse por um roteiro mais enxuto, certamente teria uma recepção bem melhor de crítica e público. Também a indisfarçável alusão ao trabalho de Jacques (Pele de Asno) Demy prejudica a obra com o excesso de números musicais.

A personagem de Madeleine, vivida em sua fase final pela sempre deslumbrante Catherine Deneuve, é desvendada em cerca de quatro décadas desde 1964 passeando por momentos reais importantes como reformas políticas na Europa, o surgimento de uma doença assustadora e o ataque terrorista no início do século ajudando a tecer as estórias e dramas paralelos da estória.

Madeleine vira prostituta quase por acaso quando desfila em Paris com seus sapatos roubados da lojinha em que trabalhava e acaba atraindo clientes, dentre eles o sedutor médico tcheco Jaromil (Radivoje Bukvic e Milos Forman) que se tornaria o grande amor de sua vida e pai de sua filha Véra (Clara Couste e Chiara Mastroianni).

Se a Primavera de Praga serve como pano de fundo adequado ao conflito romântico inicial que separa o casal perfeito, o mesmo não acontece com os acontecimentos da Aids e da destruição das torres gêmeas que aparecem um tanto forçados dentro do roteiro irregular especialmente ao incluir o bissexual Henderson (Paul Schneider).

Na conclusão, o filme torna a ganhar a vitalidade inicial, quando resume com emoção que amor e liberdade podem ser incompatíveis ao desfilar as dores de Madeleine e Clément (Louis Garrel).

No entanto, Honoré perdeu a chance de dirigir uma cena antológica de uma sugerida e patética dança solitária ao som da sorumbática canção “Missing” (Everything but the girl) logo após a derrubada do WTC. Também deixou de realizar um filme memorável com a ajuda de uma fotografia mais criativa, um script decupado e centrado e principalmente uma montagem eficiente sem pena de cortar os exageros. Pecados que um elenco impecável não conseguiu salvar.

Bem Amadas (Les bien-aimés. 2011). França.
Direção e Roteiro: Christophe Honoré.
Gênero: Drama, Musical, Romance.
Duração: 139 minutos.
Elenco: Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve, Ludivine Sagnier, Louis Garrel, Milos Forman, Paul Schneider, Radivoje Bukvic.
Classificação: 16 anos.

Anúncios

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s