E se Vivêssemos Todos Juntos? (Et si on vivait tous ensemble? 2011)

por Mario Braga

O filme francês “E SE VIVÊSSEMOS TODOS JUNTOS ?” (“Et si on vivait tous emsemble?”) conta à história de cinco amigos de meia idade que resolvem morar junto como a solução de suas vidas. E aí está a premissa desse filme. Tocar num assunto que a indústria cinematográfica americana (a velhice) não gosta de investir, já que o grande filão das bilheterias é o público jovem.

Mas o diretor francês Stéphane Robelin decidiu ser corajoso e sem nenhum tipo de pretensão falar sobre essa questão e fazer esse coro ecoar. Seja através de um militante político Jean Colin (Guy Bedos), que nem a polícia dá a mínima e que só resolve utilizar autoridade quando percebe que são idosos que estão no volante de um carro.

Falar sobre o envelhecimento não é só uma realidade européia, mas que se aproxima também da nossa realidade brasileira. Uma vez que os números de pessoas mais velhas no Brasil tendem a triplicar até 2050. A fórmula que Robelin decidiu falar do assunto foi o humor, que está sempre presente.

A solução desse grupo de pessoas de meia idade é justamente morarem juntos ajudando-se mutuamente para não ter que terminar num asilo, como quer o filho de Claude (Claude Rich).

O filme também aborda um assunto que é tabu, para quem já passou dos sessenta ou beira o setenta (Sexo). Achar que as pessoas por ter uma certa idade não fazem, não se interessam, ou mesmo não falam sobre a sexualidade é bem abordado pelo diretor, assim como achar que uma pessoa idosa tem uma péssima memória (se bem que o filme retrata isto), como é o caso de Albert (Pierre Richard).

Há no filme o sentido do coletivo, retratar a morte através de Jeanne (Jane Fonda), infidelidade, amizade, compaixão, companheirismo são sentimentos que imperam.  E saber que melhor forma de desapego é saber perdoar.

Os momentos finais são surpreendentes e não há como perceber o toque mágico do diretor para finalizar a película. Puro sinal de lucidez.

Anúncios

2 comentários em “E se Vivêssemos Todos Juntos? (Et si on vivait tous ensemble? 2011)

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s