Lincoln (2012)

Lincoln 2012 movie poster reviewEu fui ao cinema com uma mistura de expectativa e apreensão – antecipação, porque “Lincoln” tinha sido tão amplamente elogiado por críticos. Alem disso, tinha ouvido falar que este era um filme menos sentimentalista de Spielberg!.

Li o interessante roteiro de Tony Kushner, antes de ver o filme. Gostei bastante do que li, mas vamos ao filme em si, o qual faz um trabalho razoável para lidar com o mundo da política partidária num momento em que os EUA foi a primeira nação na história moderna a chamar-se democrática. Mas os negros desempenharam um papel passivo na espera de um salvador branco para libertá-los como se mostra no filme? Lincoln era abolicionista? Pensava que o movimento abolicionista fora essencial na criação das condições que levaram à formação do partido republicano, e a resistência à escravidão, mas-

Estou curioso para saber como este filme vai se sair fora dos Estados Unidos, porque eu sinto que ele pertence de um forma muito íntima a história norte americana. E, provavelmente, “Lincoln” será visto por muitas décadas por ter cara de um filme padrão para escolas e currículos universitários- numa forma para atrair estudantes!.

Talvez, estava cansado quando vi  “Lincoln” e devo assim vê-lo novamente. Mas neste momento, digo que o filme é chato, e me sinto triste em dizer isso. Bem, a segunda parte do filme foi um pouco melhor. E, reconheço que o seu aspecto técnico (os cenários, trajes, e fotografia, são fantásticos), assim como o elenco é perfeito: Daniel Day-Lewis é um Lincoln incrível! Ele oferece um desempenho multidimensional e, de grande convicção e dignidade, auxiliado por direção que evita o clichê. Sally Field e Tommy Lee Jones estão maravilhosos. Mas então por que o filme não me tocou?! Porque faltou alma!!.

Devo deixar bem claro, “Lincoln”é não um filme ruim, mas entre os filmes de Spielberg, este é um dos poucos que não tocou a minha alma!. E, não culpo Spielberg e nem os atores  envolvidos, pois Lincoln é um filme digno de ser visto, embora tenha gostado mais de outros filmes nesta temporada pre-Oscar!.

Nota: 7/10

Anúncios

5 comentários em “Lincoln (2012)

    • Eu também estou com alguns textos para digitalizar. Rascunho no papel. Depois é arrumar ânimo para digitar. Já que cato-milho 🙂

      Sobre esse filme + Oscar…
      Será que Spielberg não leva o seu com esse?
      Mesmo que ele mereça um pelo conjunto da obra – “a bicicleta voadora do ET”, “Tubarão”… que fazem parte da nossa memória cinéfila -, um por um filme, ele também merece.

      Curtir

  1. Fico feliz que nao sou o unico com falta de animo para escrever! LOL

    Bem, sobre esse filme + Oscar….acho que ele vai acabar levando o premio de melhor filme do ano…..tem tudo para isso, e Spielberg eh o provavel vencedor como melhor diretor ! Pessoalmente, nao estarei na torcida!!! Nao eh digno desses 2 premios, no meu humilde ponto de vista! Mas OSCAR eh OSCAR, e LINCOLN pode nao ser tudo isso, mas cumpre o que se espera de uma producao epica!!! Tbem tem o fato de ser um filme sobre o mais amado dos presidentes deste pais _ um mito!!! Como Spielberg fez um filme bem feijao com arroz, nao vejo a Academia ignorando SPIELBERG desta vez!

    Nem mesmo estou torcendo por Daniel D. Lewis! Sou fah # 1 dele, mas prefiro J. Phoenix por THE MASTER! A atuacao de Phoenix eh de outra dimensao….mesmo achando que Lewis seja incrivelmente perfeito!. Se o OSCAR fosse justo, seria do Phoenix!

    DO filme em si, John Williams eh o unico que nem merece ser indicado ao OSCAR! Escutando a trilha que ele escreveu…..achei linda, mas no contexto do filme, achei tediosa….e nem mesmo ajada nos momentos mais “emocionantes” do filme! Mas a academia eh louca por ele, e se ele tivesse feito a trilha de mais outro filme de Spielberg, seria duplamente indicado!

    Creio que LINCOLN serah o lider entre os indicados e merece ser lembrado nas categorias: Filme, direcao, ator, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, roteiro adapt., fotografia, edicao, som, maquiagem, figurino, direcao de arte, e claro a trilha sonora!. Soh as indicacoes poderiam ser vistas como uma vitoria! Nao daria nenhum premio ao filme, pois tem coisas melhores em outros filmes! Nao desmerecendo a incrivel atuacao de D. D. Lewis!

    Curtir

  2. As indicações de “Lincoln” no Oscar 2013:
    – Filme
    – Diretor -> Steven Spielberg
    – Ator -> Daniel Day-Lewis
    – Ator coadjuvante -> Tommy Lee Jones
    – Atriz coadjuvante -> Sally Field
    – Roteiro Adaptado
    – Fotografia
    – Edição
    – Trilha Sonora Original
    – Mixagem de Som
    – Figurino
    – Design de Produção

    Curtir

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s