Anna Karenina ( 2012)

92942_galDe todos os filmes que assisti este ano, Anna Karenina foi o mais impressionante em termos visuais– fiquei realmente encantado! Essa nova tradução da obra de Tolstoi,  não é um musical, mas poderia ter sido. E, isto se deve a presunção de Joe Wright, principalmente de colocar uma peça-dentro-de-um-filme. O uso do palco elaborado define muito bem o mundo, a nossa vida, o tempo e o lugar, onde tudo é nada mais do que ilusão e uma construção de que “o mundo é um palco “,  ou uma projeção do que acreditamos.

Na primeira parte do filme, os cenários sobem e descem, a câmera em traveling vai de um canto a outro, seguindo os atores, que tem seus passos e gestos lindamente coreografados!. E depois, temos a cena do baile, que é de encher os olhos pela sensualidade, e harmonia. Enquanto, Anna e Vronsky dançam como se estivessem possuindo um ao outro, temos os outros atores congelados. Magistralmente emoldurado pela tocante trilha sonora escrita por Dario Marianelli, que se não ganhar o Oscar este ano, ficarei profundamente revoltado!-, e o lindo trabalho de edição, direção de arte, figurinos e fotografia!

Infelizmente, a segunda parte do filme é fraca, porque Anna Karenina exige não apenas um belo rosto, mas uma boa atriz, coisa que Keira Knightley não é. Reconheço que neste filme ela está linda, principalmente nas cenas onde não fala (lindos closeups) e nem mostra sua boca “escancarada; cheia de dentes, esperando a morte chegar…” Não entendo como essa atriz super limitada consegue protagonizar tantos filmes. Ela faz uma Anna Karenina que é a própria paranóia em pessoa, longe da personagem que li no livro de Tolstoi: uma mulher que se torna cruel, vingativa, e auto-destrutiva– e que apenas consegue ver a sua existencia, de acordo com seu objetivo único – manter a sua relação de amor com Vronsky.

Além do fator Keira, que não pode carregar o filme, o Vronsky de Aaron Taylor-Johnson é bastante extravagante, e um completo idiota.  Um menino bonito, mas um ser não confiável, e enfeitado demais para ser crível — me poupe os close-ups de seus olhos azuis! E, tudo é tão óbvio em relação a natureza desse personagem, que é duro de compreender a louca decisão de Anna de deixar seu marido e filho, jogando tudo ao vento por tal amor!. Antes mesma da sua primeira noite de amor com Vronsky, já queria ve-la se jogando debaixo do trem!.

Matthew Macfadyen faz o irmão adúltero de Anna, que parece que saiu do filme de Mike Leigh, Topsy-Turvy (1999). Jude Law faz o marido sofrido da protagonista, e se sai ileso, mas é o desempenho sutil de Domhnall Gleeson, que quase rouba o filme , fazendo o idealista Levin. Não conhecia esse ator, e me encantei!

Sim é verdade, a beleza cansa!. E, por mais que gostei do filme, Anna Karenina necessita de paixão, pois seus 130 minutos de  duração, pareceram intermináveis para mim!

Nota 7/10

Anúncios

4 comentários em “Anna Karenina ( 2012)

  1. Cara! Quando li que a Keira Knightley faria esse papel me perguntei do porque escolherem ela. Não tinha nada a ver com Anna Karenina.

    Pelo visto, se confirma. Ou nós dois ficamos no pé dessa atriz 🙂
    Mas vou ver assim mesmo. Até porque esse Diretor ganhou minha simpatia com “O Solista”. E adoro Jude Law.

    Curtir

  2. N pego no pe dela Nao…..o problema eh q essa menina eh uma atriz mediocre mesmo…..Ja teve nas maos grandes papeis – a propria Anna Karenina eh um papel incrivel, mas Keira pensa que fazer caretas eh o suficiente para ser dramatica….!!! Ela eh irritante, embora neste filme esteja linda…..quando nao abre a boca! E as cenas de amor …..a mulher eh tao magrela…e sem sal….que nem sensual consegue ser! UM erro !!!

    Ah, ainda nao vi o O SOLISTA mas iria assisti-lo em breve1

    Feliz 2013!

    Curtir

  3. O filme é belissimo, uma mistura de amor, paixao e sedução. as cenas do baile entao lindissimas, amo a atriz principal que tao bem interpretou o filme Orgulho e preconceito. Nota 10.

    Curtir

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s