“O Lado Bom da Vida” (Silver Linings Playbook. 2012)

93893_galCom diálogos realistas, e um pouco bizarros (como na vida real), “O Lado Bom da Vidanão minimiza a doença mental nem a glorifica. Em vez disso, mostra como uma boa terapia,  medicação e um amor solidário podem ser benéficos na vida de pessoas que enfrentam qualquer disturbio mental.

David O. Russell retorna ao seio de uma família desestruturada, depois de “The Fighter“ (2010). Ele dirige o filme quase como se o filho, Pat (Bradley Cooper) esteja por trás da câmera, ditando o ritmo visual através do seu comportamento maníaco-depressivo. 93892_galRobert De Niro faz o pai obsessivo-compulsivo, que tem uma operação de apostas desportivas. A mãe de Jackie Weaver é a adorável pacificadora da família.

Nunca tinha visto Cooper atuando, e o achei surpreendente, dando vida a um cara com disturbio-bipolar, que tem na palavra “Excelsior” o seu mantra de vida, lutando para permanecer equilibrado, e fazer a coisa certa!. De Niro chegou a me emocionar em algumas cenas. Jennifer Lawrence que é uma boa atriz, não faz nada assim de tão especial, e agora totalmente entendo o seu discurso no Globo de Ouro: “Harvey, thank you for killing whoever you had to kill to get me up here today.” Um agradecimento mais do que justo a Harvey Weinstein, que é  bastante famoso por suas campanhas pesadas para conseguir indicações e vitorias no Oscar para seus filmes!.

O Lado Bom da Vida” pode ser engraçado às vezes, e frequentemente comovente. Mas, no geral, achei- o romanticamente previsível, embora seja superior a muitos filmes trashy na TV. Embora com pequenas peculiaridades à parte, o enredo não é nada novo e não me deixou ser contagiado pelo “excelsior” do personagem de Cooper, e,  me surpreendi com as 8 indicações ao Oscar, inclusive nas categorias nobres. O.k, os atores mereceram ser lembrados,  porém, mesmo deixando uma bela mensagem, “O Lado Bom da Vida” é apenas um filme interessante, e que não vai lhe fazer pensar muito!

Nota : 7/10

Anúncios

19 comentários em ““O Lado Bom da Vida” (Silver Linings Playbook. 2012)

  1. Hehehe… Um lobby explícito pela Jennifer Lawrence do que ocorre nos bastidores nessas premiações. Dos filmes concorrentes eu só vi o da Meryl Streep. Mesmo assim fiquei surpresa por ela ter levado o Globo de Ouro.

    Agora, você não viu nem o “The Hangover”? Ou acha esse pipocão demais para uma análise mais séria da atuação do Bradley Cooper? 🙂

    Quero ver esse filme!

    Curtir

  2. Sim! Eh uma expressao idiomatica:

    Silver lining significa algo como “uma esperança positiva no meio de uma dificuldade. Playbook eh uma lista de estrategias ou planos que vc pode fazer na vida!. Nem sei como traduzir titulo em portugues …ahahhahah

    Isso….a mafia eh grande essas premiacoes! No geral, achei a Jennifer Lawrence bastante corajosa em dizer em tom de brincadeira o que disse! Ela mereceu ser indicacada ao Oscar, porem nao vejo a sua interpretacao como algo assim….tao, tao, tao especial como os criticos dizem…..

    Olha, nao vi o THE HANGOVER e nem acho que irei ver…e como disse antes, nunca vi nenhuma atuacao do Bradley Cooper antes! Achei- o maravilhoso neste filme – uma muito boa interpretacao!. Sabia que ele tinha sido considerado o homem mais sexy do mundo…..porem, nunca o achei nem tao sexy e nem tao bonito assim…porem eh um bom ator….me surpreendeu!

    Curtir

    • No momento não lembrei de alguma expressão similar por aqui. De qualquer forma, grata por traduzir!

      Em relação ao “The Hangover”, e até a continuação, é daqueles filmes que mal terminou a sessão já se esqueceu de parte da trama. Mas nem liga porque se divertiu muito vendo 🙂 Além do que basta ter Todd Phillips na direção eu assisto!

      Não acho o Cooper um cara sexy, mas tenho gostado das atuações dele.

      Curtir

  3. Nem consigo pensar numa expressao similar em Portugues para Silver Linings Playbook!

    Nao gosto de ver filmes como THE HANGOVER…..mas valeu pelo alerta LOL

    Sim, Cooper nao eh sexy…nao eh feio e nem eh bonito….algo comum por aqui….LOL

    Curtir

  4. Achei o filme excelente em todas as suas nuances. Trata-se de uma comédia romântica que foge dos padrões tradicionais do gênero. Ousado e divertido. Retratando de forma comovente e positiva, a vida daqueles que sofrem de transtornos mentais.

    Curtir

  5. Sim, as atuacoes sao boas, mas ousadas?? Nao sei nao! Roteiro ousado, como? Se o mesmo traca a mesma mesmice das comedias romanticas…..embora os dialogos realistas…..a exploracao de problemas mentais e tratado de uma forma superficial…..nao tem nada de ousado no filme…mas eh comovente!

    Ah, Suzana, nao consegui encontrar o link de sua resenha do filme…..nao abre….vc pode me mandar novamente….please!

    Curtir

  6. O filme me deixou muito satisfeito, eu imagino que o livro é tão bom. A história eu achei muito bom, bem executar um script, engraçado e inteligente. Abotoaduras entre Jennifer Lawrence e Bradley Cooper me espanta, posso dizer que é um dos melhores filmes dramáticos Cooper. Atuações ótimas até mesmo dos coadjuvantes Robert De Niro e Jacki Weaver estão ótimos. Uma ótima historia, madura, diferente de todas essas comedias dramáticas/românticas. Vale muito apena acompanhar.

    Curtir

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s