As Aventuras de Pi ( Life of Pi. 2012)

93853_gal“As Aventuras de Pi” começa de uma forma bastaste interessante ao explorar a infância da personagem principal, em torno da fé, de uma filosofia de vida focada em elementos do hinduísmo, cristianismo e islamismo. Essencialmente, Pi quer “conhecer” Deus, em diferentes religiões para criar sua própria iteração.

Quando o filme explora as dificuldades de Pi atravessando o Pacífico em um barco salva-vidas, lidando com uma zebra, uma hiena, um orangotango e o devorador tigre, Richard Park, eu fiquei me perguntando para onde essa história iria me levar, simplesmente depois do inicio bastante cativante.

Não li o livro de Yann Martel, mas creio que as aventuras de Pi no Pacífico, são apenas dramatizadas no livro-, e Ang Lee tinha que mostrar em vez de apenas dizer. Então, temos as cenas modernas no Canada, as quais não prejudicam o fluxo da narrativa, mas também não ajudam em nada! Ao me deparar com o Pi de meia idade ( um Irrfan Khan com cara de carneiro morto a paulada), narrando a sua história para um escritor canadense (Rafe Spall), tive a certeza que ele sobreviveu ao seu calvário – e, se matou ou não o tigre, não me bateu nenhuma curiosidade!

Sobre a relação de Pi com Richard Parker,  o que gostei mesmo foi o fato que o tigre não se humanizar: Ele continua a ser um predador, e só se torna “amigo” na mente do jovem Pi (linda interpretação do desconhecido, Suraj Sharma). Os efeitos especiais são nada menos que incríveis– em nenhum momento, pensei que o tigre era apenas um animal feito pelo CGI. A beleza plastica desse filme vai além de palavras – lindo trabalho de fotografia de Claudio Miranda e, Mychael Danna escreveu uma trilha sonora sublime!!93852_gal

“As Aventuras de Pi” é um filme difícil, porque mesmo ilustrando uma aventura incomum, a mesma não é emocionante, e também quase nada acontece em termos de ação. O final é fraco (não desastroso, mas decepcionante ), principalmente porque o conteúdo é pouco para tanta beleza.

Nota 5/ 10

Anúncios

4 comentários em “As Aventuras de Pi ( Life of Pi. 2012)

  1. Caramba! Nota 5! Assim me desencoraja mais 🙂

    Estava deixando passar por ter lido que esse é um filme para se ver em 3D. E isso me irrita um pouco. Reconheço que é um pré-conceito meu. Mas para usarem essa tecnologia que venha como um coadjuvante de peso. Por acaso nesse, eu até dei um crédito pela aventura dele em alto mar.

    De qualquer forma, ainda o deixarei para ver depois.

    Curtir

  2. achei o filme chatissimo (Pi)..assim como o Lincoln
    agora o Django e Les Mis..sao fantasticos.e melhor o Silver Linings Playbook (O lado bom da vida..) sensacional……fora de serie…………fujam do filme Amour..depre total…………é isso ai…
    ahhh recomendo o filme : O filho do outro.(Le Fils de l’autre)……lindissimo..adoravel

    Curtir

  3. Lella,

    Nao sou fa do 3D, e acho que vc pode ver esse filme sem esse uso, pois nao vi nada assim tao incrivel para o uso do 3D!

    Dei 5 porque mesmo que seja um filme lindo….espertacular em termos tecnicos, o achei dificil…..em termos de sua narrativa e sua falta de emocao….nao me prendeu……em 30 minutes de filme…me senti perdido….desconnectado….num calvario mais profundo do que a de PI_ queria o meu dinheiro de volta ! LOL

    Curtir

  4. Marcinha,

    Sim, PI eh chatissimo….LIncoln seria melhor se fosse um peca de teatro- nao eh um filme ruim….mas nao eh bom!
    Amei Django……divertissimo…..e mesmo vendo duas vezes no cinema….ainda me deixou com vontade de ver novamente! 🙂
    Les Miserables….eh o filme mais chato……chatissimo…..e chatissimo que vi esse ano…..Jesus….que filme pessimo…
    Amour eh um filme duro….triste…..e que maltrata, mas gostei bastante!

    Curtir

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s