A Era da Inocência (L’Âge des Ténèbres. 2007)

a-era-da-inocencia_2007Denys Arcand deixou de lado o peso de escrever tratados sobre o comportamento humanos (seus excelentes ‘Invasões Bárbaras’ e ‘O Declínio do Império Americano1) e resolveu focar na vida medíocre de um funcionário público usando de ironia e sarcasmo.

A província canadense do Quebec vive dias terríveis, com uma epidemia que obriga ao uso de máscaras e o governo da província instalado provisoriamente em um estádio. Mesmo assim, a vida de Jean-Marc Leblanc (Marc Labrèche) é um tédio. Ou melhor, seria, não fossem as fantasias que lhe permitem sobreviver. O Canadá atual é visto por meio de justas entre pretendentes à mão da rainha de Saboya, programas de auditório cheio de lenhadores e as filas de gente que acha que o governo pode ajudar a resolver seus problemas.

Não esperem um filme do nível dos outros dois. Mas se preparaem para rir muito, especialmente olhando para os detalhes, como a senhora do metrô que explica (em voz alta, no celular) por que vai alterar seus hábitos sexuais.

Agora que já falei do filme, vamos ao assunto básico: o título no Brasil. Ténèbres, em francês, significa trevas. Ou seja, o filme se chama A era das trevas. O filme mostra Québec em trevas, Jean-Marc em trevas, sua mão mais ainda, a família em trevas. Aí vem o gênio batizador de filmes e bota ‘A Era da Inocência‘. Não pensem que estou puto. Pelo contrário, eu sei que este batizador é recém-contratado. Fosse mais antigo ele teria em seu curriculum os títulos em português abaixo: ‘Le déclin de l’empire américain’ viraria ‘O declínio do império otomano’ e ‘Les invasions barbares’ viraria ‘As invasões dos sem-terra’.

Por Roberto Vonnegut.

A Era da Inocência (L’Âge des Ténèbres. 2007). Canadá. Direção e Roteiro: Denys Arcand. Elenco: Marc Labrèche, Diane Kruger, Rufus Wainwright, Macha Grenon, Emma de Caunes. Gênero: Comédia. Drama. Fantasia. Duração: 104 minutos.

Anúncios

4 comentários em “A Era da Inocência (L’Âge des Ténèbres. 2007)

Seu comentário é importante para nós! Participe! Ele nos inspiram, também!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s